URH promove primeira fase de treinamentos em Atualização Cadastral e disponibiliza novo manual

Por meio do Projeto Pessoas, responsável por ações de treinamento e desenvolvimento, a Unidade de Recursos Humanos (URH) realizou nesta terça-feira, 18, a primeira série de capacitações sobre o novo processo de Atualização Cadastral, que […]

18 de agosto de 2020 4:30 pm Vida Funcional

Capacitação para Diretores de Serviço da área administrativa e servidores do Núcleo de Pessoal da Sede contou com mais de 325 espectadores simultaneamente no Microsoft Teams. Na foto, servidores e coordenadores de projeto da URH responsáveis pela ação. | Foto: Divulgação

Por meio do Projeto Pessoas, responsável por ações de treinamento e desenvolvimento, a Unidade de Recursos Humanos (URH) realizou nesta terça-feira, 18, a primeira série de capacitações sobre o novo processo de Atualização Cadastral, que se inicia no próximo dia 8 de setembro. Nesta etapa, foram orientados os Coordenadores dos Núcleos Regionais Administrativos (NRAs) da URH/UP, os Diretores de Serviço da área administrativa das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e os servidores do Núcleo de Pessoal da Sede (NPS) da URH.

Para Riquiane Silva Galinna, gestora do Projeto, a ação é só o início de uma série de treinamentos para os servidores do Centro Paula Souza (CPS). “Mesmo à distância, novas capacitações estão programadas para este ano e a expectativa, neste momento, é desenvolver nossos servidores para os diversos procedimentos administrativos”, disse. “Além das informações sobre o processo de Atualização Cadastral, apresentadas pela servidora Patricia dos Santos Cunha Barbosa, do Núcleo de Movimentação de Pessoal, o gestor do Sistema Integrado de Gestão da URH (SigURH), Ilaércio Fioramonte Filho, apresentou as funcionalidades e o manual desenvolvido pela equipe do Projeto Comunicação”, completou.

Os professores que coordenam o projeto, Edson Costa e Karen dos Reis Fernandes Teixeira, salientam que a proposta do Projeto Pessoas é promover o desenvolvimento de cada servidor administrativo da instituição. “É importante dizer que o objetivo estratégico das nossas ações é aproximar a Unidade de Recursos Humanos aos servidores e colaborar para tornar os ambientes de trabalho mais humanos e acolhedores, como sempre salienta nosso Coordenador Técnico, Sr. Vicente Mellone Junior”, lembraram.

Novo manual

Os servidores treinados nesta fase já têm à disposição um novo manual de orientações sobre a operação do SigURH. O intuito é possibilitar um passo-a-passo dos ambientes virtuais destinados ao acompanhamento, conferência e validação das atualizações cadastrais dos servidores, além de trazer a gravação do treinamento realizado, um compilado da legislação vigente e perguntas frequentes.

O novo manual é uma das peças produzidas pela equipe do Projeto Comunicação, coordenado pelo professor Fagner Gustavo Fortunato de Lima e gerido pelo servidor Ismael Theodoro de Carvalho Junior. A equipe que cuida dos manuais, liderada pela servidora Aline Felicio da Silva, é composta ainda pelos servidores Cristina Aparecida da Silva, Ivan Almeida da Silva e Tatiana Almeida Santos.

Segunda fase

A segunda etapa dos treinamentos sobre Atualização Cadastral será mais abrangente. As capacitações serão oferecidas a todos os quase 20 mil professores e servidores administrativos do Centro Paula Souza. Os servidores poderão se inscrever de 19 a 28 de agosto e os treinamentos acontecerão entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. O objetivo será capacitar a operação técnica do ambiente virtual do SigURH. O sistema estará aberto para início do procedimento em 8 de setembro.

Gerenciamento de processos

A ação de treinamento é fruto do gerenciamento de processos em andamento na Unidade de Recursos Humanos, que estão sendo trabalhados pelos quatro projetos existentes: Processos, Sistemas, Comunicação e Pessoas.

Os Projetos Processos e Sistemas realizam o mapeamento e análise dos processos internos da área e propõem novas soluções sistematizadas, que resultam em novos manuais de procedimentos e treinamentos de operação para servidores que são realizados pelos Projetos Comunicação e Pessoas.