Manuais e tutoriais

Nesta página, você encontra os manuais e tutoriais virtuais da Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS).

Manuais de Recursos Humanos

Os Manuais de Recursos Humanos são um conjunto de capítulos elaborados pelos departamentos, divisões e núcleos da URH para a orientação dos serviços administrativos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além dos profissionais da Administração Central e dos Núcleos Regionais de Administração (NRAs).

Todos os servidores administrativos ou docentes do CPS podem consultar os Manuais de Recursos Humanos a qualquer momento. Os arquivos e seus anexos ficam disponíveis em ambiente de armazenamento remoto, e podem ser acessados a qualquer momento. Os arquivos são atualizados constantemente, por isso é importante sempre acessar a pasta de manuais sempre que precisar.

Ilustração: Storyset/Freepik

Seja bem-vindo(a)!

Este manual foi elaborado tomando-se como premissa básica a sua facilidade de entendimento pelo usuário. Seu objetivo principal é o de orientação quantos aos procedimentos administrativos relativos à Unidade de Recursos Humanos.

Como resultado, espera-se conferir mais agilidade e transparência aos processos concernentes à URH, bem como a geração de processos com um menor número de erros (devoluções e retrabalho).

Considerando ainda, que o objetivo desta Unidade de Recursos Humanos é o de atualizar periodicamente as orientações ali dispostas, recomendamos que os usuários NÃO IMPRIMAM o Manual de Recursos Humanos, pois poderão incorrer no risco da realização de procedimentos desatualizados.

Agradecemos a colaboração.

Os links para os manuais de Seleção estão agora em outro lugar: na página do Macroprocesso de Seleção de Docentes e Auxiliares de Docente. Em breve, todos os demais manuais migrarão para páginas próprias de seus macroprocessos.

O manual e os anexos de Admissão estão agora em outro lugar: na página do Macroprocesso de Admissão. Em breve, todos os demais manuais migrarão para páginas próprias de seus macroprocessos.

O manual e os anexos de Vida Funcional estão agora em outro lugar: na página do Macroprocesso de Vida Funcional. Em breve, todos os demais manuais migrarão para páginas próprias de seus macroprocessos.

O manual e os anexos de Rescisão estão agora em outro lugar: na página do Macroprocesso de Rescisão. Em breve, todos os demais manuais migrarão para páginas próprias de seus macroprocessos.

O manual e os anexos de Contagem estão agora em outro lugar: na página do Macroprocesso de Contagem de Tempo de Serviço. Em breve, todos os demais manuais migrarão para páginas próprias de seus macroprocessos.

O manual e os anexos de Incorporações estão agora em outro lugar: na página do Macroprocesso de Contagem de Tempo de Serviço. Em breve, todos os demais manuais migrarão para páginas próprias de seus macroprocessos.

O Capítulo VI – Benefícios agora está em outro lugar: na página do Macroprocesso de Benefícios. Em breve, todos os manuais migrarão para páginas próprias de seus macroprocessos.

O manual do Pagamento está agora em outro lugar: na página do Macroprocesso de Pagamento. Em breve, todos os demais manuais migrarão para páginas próprias de seus macroprocessos.

O manual de Saúde Ocupacional está agora em outro lugar: na página do Macroprocesso de Saúde Ocupacional. Em breve, todos os demais manuais migrarão para páginas próprias de seus macroprocessos.


Ilustração: Storyset/Freepik

Tutoriais de procedimentos

Já os Tutoriais de Procedimentos são uma série de novos materiais de apoio à execução de tarefas específicas dentro de ambientes virtuais como o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da URH, por exemplo.

Diferentemente dos Manuais de Recursos Humanos, neles os servidores administrativos e docentes das unidades de ensino e Administração Central podem encontrar o passo-a-passo do sistema para a operação de diferentes processos remodelados da URH, além de legislações, infográficos, gravações de treinamentos e outros materiais de suporte e consulta.

À medida em que são elaborados, os tutoriais são disponibilizados abaixo, organizados por macroprocessos: admissão, benefícios, contagem de tempo, pagamento, frequência, saúde e segurança do trabalho e vida funcional.

Caso precise de algum anexo, manual ou tutorial específico que não esteja aqui, entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao.urh@cps.sp.gov.br.
Admissão

Os tutoriais de Admissão agora estão disponíveis na página do Macroprocesso de Admissão.

Pagamento

Os tutoriais de Pagamento agora estão disponíveis na página do Macroprocesso de Pagamento.

Sistemas

Os tutoriais de redefinição de senhas do SIG estão disponíveis na página do Macroprocesso de Vida Funcional.

Saúde e Segurança do Trabalho

Os tutoriais de Saúde Ocupacional estão disponíveis na página do Macroprocesso de Saúde Ocupacional.

Vida Funcional

Os tutoriais de Vida Funcional agora estão disponíveis na página do Macroprocesso de Vida Funcional.