Projeto
Desenvolvimento de Pessoas

Gente cuidando de gente.

O primeiro valor institucional do Centro Paula Souza (CPS) é a valorização e o desenvolvimento humano. Isso diz muito: aqui, as pessoas estão em primeiro lugar e no centro das tomadas de decisão de toda a instituição.

Temos uma força de trabalho diversa e plural, composta por mais de 20 mil professores e servidores administrativos espalhados por todo o Estado de São Paulo, movendo e promovendo o nosso desenvolvimento econômico, social e tecnológico.

Nesta página, você encontra tudo sobre as ações e iniciativas da Unidade de Recursos Humanos (URH) do CPS para o desenvolvimento humano de cada funcionário.

Ilustração: Storyset/Freepik

As ações de desenvolvimento humano promovidas pela URH, por meio do Projeto Desenvolvimento de Pessoas, envolvem diversos programas de capacitação, acolhimento e, principalmente, desenvolvimento de competências socioemocionais dos servidores administrativos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

O objetivo dessas ações é promover o desenvolvimento comportamental e trazer momentos de reflexão e construção de novas formas de agir frente às situações adversas no ambiente de trabalho.

Os treinamentos técnicos oferecidos pela Unidade de Recursos Humanos (URH) são promovidos pelo Projeto Desenvolvimento de Pessoas e perpassam pelos seis departamentos da área: Administração de Pessoal e Contagem de Tempo, Gestão Estratégica e Funcional, Folha de Pagamento, Normas e Legislações, Seleção e Saúde Ocupacional e Benefícios.

O objetivo é buscar a excelência no desenvolvimento das atividades relacionadas ao trabalho de RH desempenhadas pelas áreas administrativas das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

Os treinamentos são oferecidos nos formatos síncrono e assíncrono, presencial ou remotamente, por meio de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação institucionais. Para 2023, uma nova ferramenta de aprendizagem e capacitação entrará no ar: a URH está preparando uma série de cursos autoinstrucionais, pelos quais os servidores terão a oportunidade de escolher quando, onde e como desenvolver as atividades de treinamento.

Considerando o papel crucial da URH para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos servidores, desenvolvemos estudos relacionados à visão biopsicossocial do trabalho. Bio porque estamos atentos às questões físicas, psico às emoções e social ao convívio e trabalho.

Com isso, a URH, por meio do Projeto de Desenvolvimento de Pessoas, estruturou no ano de 2023 o URH+ dentro da área do servidor no Sistema Integrado de Gestão (SIG), um espaço dedicado a parcerias com empresas dispostas a conceder descontos em produtos e serviços exclusivos aos servidores da instituição. As indicações são feitas de maneira colaborativa: o próprio servidor sinaliza os serviços e produtos que atendam aos seus interesses.

Outras ações estão sendo estruturadas para ampliação do atendimento integral ao servidor do CPS, como o projeto piloto de ioga, atualmente desenvolvido na Administração Central.

De olho nas mudanças no mundo do trabalho e consciente de seu papel, a URH vem desenvolvendo um inédito mapeamento de competências de todo o CPS. Com vasto embasamento legal e científico, o mapeamento está sendo construído democrática e colaborativamente.

O objetivo é proporcionar uma gestão estratégica relacionada à força de trabalho de seus servidores, procurando compreender as habilidades e competências necessárias para os empregos públicos existentes na instituição, tornando os programas de desenvolvimento mais eficientes.

Desde 2021 já foram realizadas mais de 30 reuniões com servidores, gestores e lideranças de outros órgãos públicos e da iniciativa privada. O resultado delas está em andamento: o Dicionário de Competências do Centro Paula Souza, que será disponibilizado em breve pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG) da URH.

Uma nova fase pretende mapear todos os empregos públicos do CPS, suas atividades e áreas de atuação nas mais diversas particularidades das Unidades de Ensino da instituição, além da Administração Central. Feito isso, planos de desenvolvimento individual serão capazes de promover o desenvolvimento das competências necessárias para a vida profissional do servidor.

Diversas áreas da Administração Central do CPS oferecem oportunidades para que os professores contratados por prazo indeterminado das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais possam desenvolver projetos nas mais diferentes áreas de atuação e conhecimento.

À medida em que essas oportunidades são compartilhadas com a URH, os editais são disponibilizados para consulta pública de todos os servidores da instituição e encaminhados diretamente para os e-mails institucionais de cada um dos docentes, para que possam tomar conhecimento e se inscrever, depois da ciência do diretor da unidade de ensino.

Além disso, muitas vezes, todo o processo de escolha dos professores coordenadores de projetos é realizada pelo Projeto Desenvolvimento de Pessoas: confecção de editais, comunicação, formulários de inscrição, apuração dos resultados e entrevista.

Desde 2019, por meio do Projeto Desenvolvimento de Pessoas, a URH vem reposicionando a forma de se comunicar e buscando aprimorar a experiência dos servidores das áreas administrativas das unidades de ensino do CPS.

Com isso, o site que foi relançado em no segundo semestre de 2019 vem passando por reformulações com o apoio da Assessoria de Comunicação (AssCom), se modernizando e acompanhando as tendências de comunicação visual e virtual. Além disso, a produção de notícias e a veiculação de informações relevantes da área ganham um novo formato: informes e newsletters passaram a ser encaminhadas às Diretorias de Serviço das Etecs e Fatecs e para todos os servidores.

Os manuais também estão em constante revisão e reformulação: a missão é transformar todo o conteúdo engessado dos PDFs em guias dinâmicos e intuitivos para que os processos administrativos se tornem o mais simples possível para as unidades. Guias rápidos, cartazes, cartilhas e banners relativos à gestão de pessoas são produzidos no âmbito do projeto.

Quem faz o Desenvolvimento de Pessoas

Formada em Gestão de Recursos Humanos, especialista em Neuropsicopedagogia e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. É Mestre em Ciências Humanas, Sociedade, Cultura e Linguagens. Professora do eixo tecnológico de Gestão e Negócios do Centro Paula Souza (CPS), com experiência no ensino médio, técnico e superior. Possui experiência de mais de 10 anos na área de RH, atuando na Unidade de Recursos Humanos (URH) do CPS desde 2019. Domina as competências de gestão e planejamento estratégico de RH, desenvolvimento humano, qualidade de vida, consultoria interna de RH e gestão por competências.

Karen dos Reis Fernandes Teixeira

karen.teixeira@cps.sp.gov.br
☎️ 11 3324-3410

Formada em Gestão de Recursos Humanos, especialista em Neuropsicopedagogia e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. É Mestre em Ciências Humanas, Sociedade, Cultura e Linguagens. Professora do eixo tecnológico de Gestão e Negócios do Centro Paula Souza (CPS), com experiência no ensino médio, técnico e superior. Possui experiência de mais de 10 anos na área de RH, atuando na Unidade de Recursos Humanos (URH) do CPS desde 2019. Domina as competências de gestão e planejamento estratégico de RH, desenvolvimento humano, qualidade de vida, consultoria interna de RH e gestão por competências.

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (CPS), Fagner é professor do eixo tecnológico de Gestão e Negócios nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) desde 2017. É formado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Catanduva e especialista em Gestão de Pessoas e RH e em Educação Profissional e Tecnológica. Também atua no Grupo Técnico de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas, na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Está na URH desde 2019.

Fagner Gustavo Fortunato de Lima

fagner.lima@cps.sp.gov.br

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (CPS), Fagner é professor do eixo tecnológico de Gestão e Negócios nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) desde 2017. É formado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Catanduva e especialista em Gestão de Pessoas e RH e em Educação Profissional e Tecnológica. Também atua no Grupo Técnico de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas, na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Está na URH desde 2019.

Mestre em Educação com pesquisa selo CAPES – MEC, graduado e pós-graduado nas áreas de Matemática, Física e Pedagogia. Especialista em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI- MG. Entre os anos de 2012 à 2017 atuou na Universidade Federal de São Del Rei – UFSJ – MG, em Atividades de Suporte Pedagógico na Graduação e Pós-graduação do EaD pela Universidade Aberta do Brasil – UAB. Possui diversos Aperfeiçoamentos na área da Educação, é profissional da Educação do CPS desde 2010. Coordenador de Projeto da URH-CPS, Designer instrucional, administrador e criador de conteúdos educacionais em ambientes virtuais de aprendizagem no projeto de Desenvolvimento de Pessoas da URH.

Carlos César dos Santos

carlos.cesar@cps.sp.gov.br

Mestre em Educação com pesquisa selo CAPES – MEC, graduado e pós-graduado nas áreas de Matemática, Física e Pedagogia. Especialista em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI- MG. Entre os anos de 2012 à 2017 atuou na Universidade Federal de São Del Rei – UFSJ – MG, em Atividades de Suporte Pedagógico na Graduação e Pós-graduação do EaD pela Universidade Aberta do Brasil – UAB. Possui diversos Aperfeiçoamentos na área da Educação, é profissional da Educação do CPS desde 2010. Coordenador de Projeto da URH-CPS, Designer instrucional, administrador e criador de conteúdos educacionais em ambientes virtuais de aprendizagem no projeto de Desenvolvimento de Pessoas da URH.

Formada pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) Jundiaí em Informática para Gestão de Negócios, com especialização em Gestão de Marketing Digital. Desde 2013 como docente no CPS, no eixo de Tecnologia da Informação, atuou na Coordenação de Cursos de Informática para Internet e Desenvolvimento de Sistemas, entre 2021 e 2022. Está colaborando com a área de Desenvolvimento de Pessoas da URH desde o início de 2023.

Kelly Cristina Sabará

kelly.sabara@cps.sp.gov.br

Formada pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) Jundiaí em Informática para Gestão de Negócios, com especialização em Gestão de Marketing Digital. Desde 2013 como docente no CPS, no eixo de Tecnologia da Informação, atuou na Coordenação de Cursos de Informática para Internet e Desenvolvimento de Sistemas, entre 2021 e 2022. Está colaborando com a área de Desenvolvimento de Pessoas da URH desde o início de 2023.

Rodolfo é professor de educação física, formado pela Universidade Paulista (Unip). Pós-graduado em Ioga pela FMU. É instrutor de esportes radicais e acroyoga. Atua como professor coordenador de ioga no CPS. Ator, preparador corporal, produtor cultural e fundador do grupo Pandora de teatro. Vencedor de quatro aditais Aldir Blanc, foi vencedor de dois editais do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) e de quatro edições do fomento ao teatro. Ator e produtor no curta metragem “Ricardo III poder e pandemia”.

Rodolfo Luiz Vetore

rodolfo.vetore@cps.sp.gov.br

Rodolfo é professor de educação física, formado pela Universidade Paulista (Unip). Pós-graduado em Ioga pela FMU. É instrutor de esportes radicais e acroyoga. Atua como professor coordenador de ioga no CPS. Ator, preparador corporal, produtor cultural e fundador do grupo Pandora de teatro. Vencedor de quatro aditais Aldir Blanc, foi vencedor de dois editais do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) e de quatro edições do fomento ao teatro. Ator e produtor no curta metragem “Ricardo III poder e pandemia”.

Formada em Administração de Empresas, especialista em Gestão da Logística Integrada e Formação a Educação à Distância. Atua como docente no Centro Paula Souza desde 2011 na área de Gestão e Negócios. Já desenvolveu projetos em Coordenação de Curso, Diretoria de Serviços Administrativos de Unidade de Ensino e, neste momento, desenvolve projeto na URH com criação de conteúdo e ministra treinamentos de servidores.

Vanessa de Almeida Silva

vanessa.silva@cps.sp.gov.br

Formada em Administração de Empresas, especialista em Gestão da Logística Integrada e Formação a Educação à Distância. Atua como docente no Centro Paula Souza desde 2011 na área de Gestão e Negócios. Já desenvolveu projetos em Coordenação de Curso, Diretoria de Serviços Administrativos de Unidade de Ensino e, neste momento, desenvolve projeto na URH com criação de conteúdo e ministra treinamentos de servidores.