Manual interno | Atualização Cadastral


[vc_row][vc_column][vc_message message_box_style=”solid-icon” message_box_color=”black”]Atualização cadastral: sistema indisponível em atendimento à decisão liminar constante da ACPCiv 1001064-30.2020.5.02.007.[/vc_message][vc_message message_box_style=”outline” message_box_color=”grey” icon_fontawesome=”fas fa-history”]Conteúdo atualizado em 04/09/2020[/vc_message][vc_tta_accordion active_section=”0″ title=”Diretoria de Serviço – Área administrativa (Unidades de Ensino) e Núcleo de Pessoal da Sede (Administração Central)”][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”far fa-file-alt” add_icon=”true” title=”Conceito e Descrição” tab_id=”1593439568378-463399e4-cdef”][vc_message message_box_style=”solid-icon” message_box_color=”warning” icon_fontawesome=”fas fa-exclamation-triangle”]O passo-a-passo para o preenchimento da Atualização Cadastral pelos professores e servidores administrativos deve ser consultado no Manual de Atualização Cadastral para Servidores.[/vc_message][vc_column_text]A partir de 2020, todos os servidores (administrativos e docentes) do Centro Paula Souza (CPS) devem atualizar suas informações cadastrais, de modo virtual.

O objetivo é manter uma base de dados atualizada e de fácil acesso, capaz de atender aos objetivos estratégicos da Unidade de Recursos Humanos (URH).[/vc_column_text][vc_message message_box_style=”solid-icon” message_box_color=”vista_blue” icon_fontawesome=”fas fa-database”]Este processo é fruto de um amplo estudo das necessidades do Centro Paula Souza para a construção de um modelo ideal de cadastro para atendimento, principalmente, às necessidades do leiaute S-2200 do eSocial.[/vc_message][vc_column_text]Para isso, o servidor deve:

  • acessar o ambiente de Atualização Cadastral, no Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SigURH);
  • informar seus dados cadastrais;
  • anexar a documentação necessária.

 

Os dados são enviados para análise e validação da Diretoria de Serviços Administrativos.

Em caso de necessidade de correção, o trâmite (devolutiva e envio de documentos) é efetuado no mesmo ambiente.[/vc_column_text][vc_message message_box_style=”solid-icon”]Importante! A Atualização Cadastral junto ao Centro Paula Souza não substitui o Recadastramento Anual, procedimento completamente independente, que continua sendo obrigatório (Decreto n.º 52.691/2008) no mês de aniversário de cada servidor.[/vc_message][vc_column_text]Palavras-chave: Atualização cadastral, Cadastro, Cadastramento, Alteração cadastral, Recadastramento[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-gavel” add_icon=”true” title=”Legislação” tab_id=”1593439579561-4d22feef-c414″][vc_column_text]

Federal

Decreto nº 8.373/2014Institui o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial e dá outras providências.

Lei n.º 13.874/2019 Institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica.

Lei n.º 13.932/2019 Alterações do FGTS[/vc_column_text][vc_toggle title=”Saiba mais sobre o eSocial”]A Unidade de Recursos Humanos mantém uma série de conteúdos informativos sobre o eSocial: confira.

eSocial é um projeto que foi instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014 com iniciativa do Governo Federal que está sendo realizado em conjunto pela Receita Federal do Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, INSS e Caixa Econômica Federal visando um controle mais especifico do Estado, tendo os órgãos uma necessidade de empenho continuo para que esse ambiente em forma de “teia” se comunique obrigatoriamente nos prazos pré-estabelecidos por cada evento torna-se mais fácil e efetiva a fiscalização e, consequentemente, a aplicação de multas diante de irregularidades e não cumprimento de prazos. Por esse motivo, é fundamental respeitar as exigências constantes em seus respectivos leiautes e evitar inconformidades nas entregas.

A transmissão ocorrerá de forma eletrônica para as informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e substituirá futuramente as seguintes declarações:

  • GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT;
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
  • LRE – Livro de Registro de Empregados;
  • CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • CD – Comunicação de Dispensa;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  • DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • QHT – Quadro de Horário de Trabalho;
  • MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais;
  • Folha de pagamento;
  • GRF – Guia de Recolhimento do FGTS; e
  • GPS – Guia da Previdência Social.

A implantação do eSocial viabilizará a garantia dos direitos previdenciários e trabalhistas além de racionalizar o cumprimento das obrigações mensais dos empregadores.

O projeto de inclusão do eSocial no Centro Paula Souza tem como objetivo efetuar a integração de um grande registro de eventos de informações: trabalhistas, tributárias e previdenciários, unificando assim as informações dos empregadores, trazendo mais confiabilidade nas informações que anteriormente eram passadas, otimizando recursos de custo, retrabalho e tempo.


Saneamento de todos os dados dos servidores ativos no CPS

Tendo em vista que o eSocial requer informações além das que são fornecidas atualmente, estão sendo realizados, dentro do Sistema Integrado de Gestão – SigUrh, ambientes que atendam a essas demandas.

A criação desses novos ambientes possibilita que, além do fornecimento das novas informações, seja possível efetuar a atualização dos dados funcionais e pessoais (juntamente com a inserção dos documentos comprobatórios) dos servidores ativos.

As informações registradas no SigURH servirão de base para alterações no LACA (Prodesp) e eSocial. Deste modo, caberá às unidades de ensino mantê-las atualizadas.[/vc_toggle][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-stream” add_icon=”true” title=”Fluxo resumido do processo” tab_id=”1597098392217-3922eca1-dc78″][vc_single_image image=”2570″ img_size=”700×400″][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”far fa-question-circle” add_icon=”true” title=”Dúvidas frequentes dos(as) servidores(as) – Como orientá-los(as)?” tab_id=”1593441095712-5fd268cd-cdb7″][vc_message message_box_style=”solid-icon”]As informações necessárias para o preenchimento e as dúvidas frequentes do processo de Atualização Cadastral pelos servidores estão disponíveis no Manual de Atualização Cadastral para Servidores.[/vc_message][vc_toggle title=”Lista de documentos”]

  • Certidão de Nascimento (se for solteiro), Certidão de Casamento (se for casado), Certidão de Casamento com averbações (se for separado/divorciado), Certidão de Casamento com averbação de óbito (se for viúvo).
  • Certificado de Reservista, Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Alistamento Militar (CAM), ou Certificado de Isenção (CI).
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF (documento próprio da Receita Federal digitalizado frente e verso no mesmo arquivo, ou comprovante de situação cadastral, que pode ser obtido na página da Receita Federal).
  • Cédula de Identidade – RG (frente e verso no mesmo arquivo).
  • Registro Nacional de Estrangeiro – RNE, para servidores não brasileiros (frente e verso no mesmo arquivo).
  • Extrato do PIS/PASEP ou Extrato do FGTS, não sendo necessário que apareça no documento as movimentações financeiras.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (página que contém o número e série, e página da qualificação civil – em um único arquivo).
  • Título de Eleitor (frente e verso), ou captura de tela do documento digital e-Título, ou Certidão de Quitação Eleitoral.
  • Registro de órgão de classe dentro da validade, se houver (frente e verso em um mesmo arquivo).
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH dentro da validade, se houver (frente e verso em um mesmo arquivo).
  • Link para o Currículo Lattes (se houver) ou Curriculum Vitae atualizado.
  • Comprovante de residência em nome do servidor, com nome e endereço completos, incluindo CEP, cidade e bairro. Exemplos:
    – conta de energia elétrica, água, gás e telefone (original, cópia simples ou segunda via emitida pela internet);
    – carnê do IPTU/ITR/condomínio;
    – correspondências recebidas de instituições financeiras públicas e privadas ou de órgãos públicos;
    – qualquer correspondência enviada pelos Correios;
    – contrato de locação de imóvel em vigência;
    – boletos emitidos pela internet (se contiverem endereço completo e comprovação da postagem pelos Correios).
  • Comprovante de conta bancária do Banco do Brasil, podendo ser digitalização do próprio cartão ou qualquer correspondência bancária.
  • Certificado de conclusão ou diploma relativo à formação acadêmica.
  • Em caso de dependentes para Salário-Família ou Imposto de Renda:
    – Certidão de Nascimento de filho(a).
    – Carteira da Vacinação de filho(a).
    – Comprovante de situação de invalidez, quando indicado.
    – Declaração de matrícula em curso de nível superior.

[/vc_toggle][vc_toggle title=”Como digitalizar um documento usando o Microsoft OneDrive?”]Instale o aplicativo do Microsoft OneDrive em seu dispositivo móvel (Android ou iOS) e efetue o login com sua conta institucional. Se tiver dúvidas, consulte a Cartilha do Teletrabalho.

Digitalizando um documento
  1. Abra o aplicativo do Microsoft OneDrive e efetue login com seu e-mail institucional.
  2. Clique no ícone e, a seguir, em “Criar uma Pasta”.
  3. Dê um nome para a pasta criada e clique em “Criar”.
  4. Dentro da pasta criada, clique em .
  5. Fotografe o documento desejado e, na tela seguinte, realize os ajustes. Caso seja necessário digitalizar o verso em um mesmo documento, clique em (“Adicionar”) e repita o processo. Clique em “Concluído”.
  6. Dê um nome ao arquivo e salve-o na pasta criada.

Se tiver dúvidas, consulte os vídeos explicativos disponibilizados pela Microsoft:

Acessando os arquivos a partir de um computador
  1. Acesse seu e-mail institucional.
  2. Clique em , no canto superior esquerdo.
  3. Selecione OneDrive.
  4. Abra a pasta onde os arquivos digitalizados foram salvos.
  5. Ao abrir um documento, será possível baixá-lo em seu computador.

[/vc_toggle][vc_toggle title=”Dúvidas sobre o processo de Atualização Cadastral”]

  1. O que é Atualização Cadastral?
    A Atualização Cadastral é um procedimento realizado pela Unidade de Recursos Humanos para manter uma base de dados continuamente atualizada, moderna, integrada, confiável e eficiente, que possa ser facilmente acessada.
  2. Atualização Cadastral é a mesma coisa que o Recadastramento Anual realizado no mês de aniversário
    Não. O Recadastramento Anual é procedimento instituído pelo governo por meio do Decreto n.º 52.691/2008. A Atualização Cadastral é instituída pela Unidade de Recursos Humanos do CEETEPS.
  3. A Atualização Cadastral vai substituir o Recadastramento Anual?
    Não. São procedimentos diferentes e ambos obrigatórios.
  4. Quem precisa efetuar a atualização cadastral?
    Todos os servidores (administrativos e docentes) do Centro Paula Souza pertencentes ao quadro da instituição.
  5. Não realizei a atualização cadastral dentro do prazo estipulado, o que fazer?
    É muito importante para a Instituição que você efetue a atualização dentro do prazo estipulado. Neste caso, procure imediatamente o Diretor de Serviço da área administrativa de sua unidade sede.
  6. Como realizar a atualização cadastral?
    Conforme orientações contidas neste manual, a Atualização Cadastral deve ser realizada no Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos – SigURH, disponível em https://sigurh.cps.sp.gov.br/
  7. Não tenho acesso à internet. Como posso realizar minha atualização cadastral?
    Para realizar a atualização é imprescindível ter o acesso à internet. Caso esse acesso não seja possível, favor procurar a Diretoria de Serviço – Área Administrativa de sua unidade sede.
  8. Qual o prazo e em quais horários consigo realizar a atualização cadastral?
    A Atualização Cadastral estará disponível entre as 0h do dia 08/09/2020 e às 23h59 do dia 25/09/2020.
  9. Sou aposentado. Devo realizar minha atualização cadastral também?
    Não. Nesta etapa somente servidores (administrativos e docentes) do Centro Paula Souza pertencentes ao quadro da instituição preencherão a atualização.
  10. De quanto em quanto tempo é preciso realizar a atualização cadastral?
    Após a realização da Atualização Cadastral, você deve sempre manter os seus dados atualizados. Quando houver alteração, a informação deverá ser lançada de imediato no Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos – SigURH.
  11. Minha dúvida não foi esclarecida pelo Manual do Servidor e pela seção de Perguntas Frequentes. Como proceder?
    Caso tenha outras dúvidas, procure a Diretoria de Serviço – Área Administrativa de sua unidade.

[/vc_toggle][vc_toggle title=”Dúvidas sobre o sistema”]

  1. O que é o Sistema Integrado de Gestão – URH (SigURH)?
    É o sistema da Unidade de Recursos Humanos do Centro Paula Souza, destinado ao envio de informações e documentos no âmbito do CPS, podendo ser acessado por qualquer servidor ativo para realização de rotinas administrativas ou de caráter pessoal/funcional, de acordo com o seu perfil.
  2. Como faço para acessar o Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SigURH)?
    Abra o navegador no seu computador ou no celular e utilize o endereço http://sigurh.cps.sp.gov.br. Efetue o login e acesse a área do servidor e verifique as funções disponíveis.
  3. Quais navegadores e sistemas operacionais são suportados pelo SigURH?
    O Sistema Integrado de Gestão URH pode ser acessado e utilizado através de qualquer navegador e sistema operacional disponível.
  4. É possível acessar ao SigURH pelo celular?
    Sim. O Sistema está disponível para qualquer navegador instalado no seu celular
  5. Nunca acessei ou não lembro de já ter acessado o SigURH, como faço?
    O primeiro acesso ao SigURH deve ser efetuado através do login (CPF com 11 dígitos, sem ponto e sem traço) e senha (CPF com 11 dígitos, sem ponto e sem traço).
  6. Esqueci a minha do SigURH, e agora?
    Utilize o recurso “Esqueci minha senha” e o sistema enviará nova senha para o endereço de e-mail já cadastrado. Caso tenha mais de um e-mail, você deverá escolher um deles. Caso esteja incorreto, entre em contato com o Diretor de Serviço da área administrativa de sua Unidade para regularizar.
  7. Tentei várias vezes recuperar a senha, porém não tive sucesso. O que eu faço?
    Primeiramente, verifique se o endereço de e-mail cadastrado no SigURH está correto. Em seguida, verifique se o e-mail enviado não está na caixa de spam. Caso ainda não tenha recebido, entre em contato com o Diretor de Serviço da área administrativa de sua Unidade sede.
  8. Possuo mais de uma matrícula. Ao acessar, por qual delas devo efetuar o login para efetuar a Atualização Cadastral?
    Você poderá efetuar o login em qualquer uma das matriculas. A atualização cadastral efetuada numa matricula será replicada para a outra matricula ativa.

[/vc_toggle][vc_toggle title=”Dúvidas respondidas nos treinamentos”]

  1. Documentação

    1. O funcionário estatutário precisa apresentar a carteira de trabalho?
      Não, a exigência para inserir os dados da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS será somente para os empregados regidos pela CLT.
    2. A atualização cadastral não será mais no mês de aniversário do servidor?
      A Atualização Cadastral junto ao Centro Paula Souza não substitui o Recadastramento Anual, procedimento completamente independente, que continua sendo obrigatório (Decreto n.º 52.691/2008) no mês de aniversário de cada servidor.
    3. A certidão de casamento com a averbação do meu divorcio saiu recentemente e não consegui trocar o nome nos meus documentos. O que eu devo fazer?
      Deverá inserir a Certidão de Casamento com a averbação, e caso tenha não conseguido alterar o seu nome nos documentos até o prazo final para a atualização, anexar os documentos que possua, devendo nesse caso informar o(s) Diretor(es) de Serviço Administrativo de sua sede(s),
    4. Onde posso localizar a numeração do PIS/PASEP?
      Esta numeração pode ser obtida por meio do extrato do FGTS, caso não a tenha na CTPS ou outro documento comprobatório.
    5. Quem tem mais de uma CTPS, qual delas deve anexar no sistema?
      Deve-se priorizar a CTPS mais atualizada, considerando que nela haja o registro do Centro Paula Souza.
    6. É necessário digitalizar os documentos coloridos?
      Podem ser coloridos ou preto e branco, desde que estejam legíveis.
    7. Como devo enviar documentos que estejam em duas páginas ou frente e verso?
      Os documentos devem estar digitalizados em um único arquivo, em formato PDF ou imagem (PNG, JPEG). Caso queira digitalizar e inseri-los em um documento Word, por exemplo, também é possível. O arquivo deve ter até 2 MB.
    8. Quanto ao RG, certidão de casamento e certidão de nascimento, tenho que subir documentos atuais no sistema?
      Para fins de atualização cadastral poderá ser utilizado o documento que você tenha disponível, desde que esteja em boas condições.
    9. O RG precisará ser digital? Novo modelo?
      Deverá ser anexado ao sistema a cópia do RG físico, pois o aplicativo do RG digital não permite print da tela por medidas de segurança.
    10. Documento de União Estável não serve para comprovar meu estado civil?
      Não. No sistema deverá ser selecionada a opção que condiz ao estado civil anterior a sua união estável e documento comprovando esse mesmo estado civil deverá ser anexado.
    11. Qual a idade máxima para apresentar a reservista?
      A partir dos 45 anos não é necessário apresentar o Certificado de Reservista.
    12. Em meu RG consta dados como CPF, PIS/PASEP, posso subir no sistema o RG no lugar desses documentos?
      Não poderá ocorrer substituições, deverá ser anexado o próprio documento correspondente.
    13. Em relação ao CPF, qual documento devo anexar no sistema?
      Documento próprio da Receita Federal digitalizado frente e verso no mesmo arquivo ou comprovante de situação cadastral, que pode ser obtido na página da Receita federal do Brasil na Internet.
    14. Em relação a formação, qual documento devo enviar?
      O sistema automaticamente irá identificar o nível de escolaridade mínimo exigido para o seu emprego/função, indicando quais titulações deverão ser obrigatoriamente incluídas.
    15. Se possui vários cursos, sendo graduação/mestrado/doutorado/MBA, posso enviar todas as certificações?
      Sim, para realizar a inclusão de mais certificados, repita o mesmo procedimento.
    16. É obrigatório preencher os dados da CNH?
      O documento não é obrigatório para Atualização Cadastral, exceto para o cargo de Auxiliar de Apoio (motorista)
    17. CNH Digital será aceita? Como baixar uma cópia?
      Sim, poderá ser anexada ao sistema. Para ter acesso ao documento eletrônico é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play (Android) e App Store (iOS). A cópia da CNH poderá ser exportada no formato PDF através do link: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/carteiradigital/tutoriais/html/demo_15.html

    Dependentes

    1. Eu não coloco minhas filhas como dependentes na minha declaração de Imposto de Renda. Na atualização de meu cadastro, eu preciso colocá-las como minhas dependentes? 
      Sim, as filhas devem ser cadastradas, porém não opte para fins de Imposto de Renda.
    2. Quem possui união estável pode colocar o companheiro(a) como dependente para fins de Imposto de Renda?
      Sim, pode colocar o companheiro(a) para fins de Imposto de Renda.
    3. Até qual idade do dependente é necessário enviar a cópia da sua carteira de vacinação?
      A carteira de vacinação é necessária até os 6 anos, dos 7 anos aos 14 anos é necessário o comprovante de matrícula do ano vigente.
    4. O RG substitui a certidão de nascimento do dependente para fins de salário-família?
      Não, a certidão de nascimento não pode ser substituída pelo RG, porque a certidão de nascimento é exigida pelo INSS para o pagamento do benefício.
    5. Em caso de guarda compartilhada, como deverá ser feito o lançamento dos dependentes?
      Para fins de Salário-Família, o lançamento pode ser realizado por ambas as partes que possuam a guarda do dependente. Porém, para fins de Imposto de Renda, apenas um.

    Sistema

    1. Se eu não tiver condições de preencher o formulário e anexar todos os documentos de uma só vez, eu posso fazer este preenchimento do formulário aos poucos e sem perder os dados que eu já tiver digitado e anexado?
      O sistema irá salvar automaticamente todas as informações inseridas pelo servidor. Mesmo que não tenha finalizado, ao retornar para o Sistema, todas as informações e documentos inseridos anteriormente estarão gravadas.
    2. O sistema vai importar dados meus já existentes no CPS?
      Sim. O sistema irá trazer todas as informações do servidor na base de dados para conferência, validação, complementação ou alteração.

    Outras dúvidas

    1. O CPS já possui meus dados cadastrais e cópia dos meus documentos, qual necessidade de enviar tudo isto agora pelo sistema?
      O novo ambiente de atualização cadastral foi desenvolvido principalmente para estabelecer um canal digital entre o servidor e URH do CPS. Através deste módulo iremos criar um prontuário digital que irá possibilitar uma base de dados cadastrais moderna e atualizada, bem como uma base de documentos do servidor em formato digital.
    2. Quem será responsável pela validação das informações inseridas pelos servidores da Administração Central?
      O Núcleo de Pessoal da Sede (NPS) da Unidade de Recursos Humanos (URH) será responsável por validar os dados dos servidores administrativos da Administração Central. Para quem trabalha na Administração Central, mas tem sede em outro local, as informações serão validadas pela respectiva Diretoria de Serviço da área administrativa.
    3. Possuo mais de uma matrícula, preciso atualizar os dados para cada uma delas?
      Não. Basta realizar a atualização para uma das matrículas, que as informações serão replicadas para as demais matrículas ativas.

[/vc_toggle][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fab fa-youtube” add_icon=”true” title=”Treinamento em vídeo” tab_id=”1597779842055-58f7db85-c3b8″][vc_video link=”https://youtu.be/n6ltOVlorq4″][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”far fa-folder-open” add_icon=”true” title=”Materiais de apoio” tab_id=”1599246783408-e79771d7-a0f6″][vc_btn title=”Manual do Servidor | Atualização Cadastral” style=”outline” color=”primary” align=”center” i_icon_fontawesome=”fas fa-user-alt” button_block=”true” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Furh.cps.sp.gov.br%2Fmanuais%2Fatualizacao-cadastral%2F|||”][vc_btn title=”Cronograma” style=”outline” color=”warning” align=”center” i_icon_fontawesome=”far fa-calendar-alt” button_block=”true” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Furh.cps.sp.gov.br%2Fwp-content%2Fuploads%2Fsites%2F10%2F2020%2F09%2FCartaz-Atualizacao-Cadastral-Cronograma-Professores-e-servidores-administrativos-1.pdf|||”][vc_btn title=”Guia de Atualização Cadastral” style=”outline” color=”danger” align=”center” i_icon_fontawesome=”fas fa-book” button_block=”true” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Furh.cps.sp.gov.br%2Fwp-content%2Fuploads%2Fsites%2F10%2F2020%2F09%2FGuia-de-Atualizacao-Cadastral.pdf|||”][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”far fa-eye” add_icon=”true” title=”1.º Passo: Conferência das informações e documentação” tab_id=”1593439583784-5862abf9-0929″][vc_message message_box_style=”solid-icon”]Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o procedimento seja realizado a partir de um computador.[/vc_message][vc_column_text]

  1. Acesse o Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SigURH pelo link https://sigurh.cps.sp.gov.br/ com seu CPF e senha.
  2. Entre na Área do Diretor de Serviço.
  3. No menu “Cadastro”, clique em “Atualização Cadastral – Acompanhamento”.

[/vc_column_text][vc_message message_box_style=”solid-icon”]Será exibida uma lista completa de todos os servidores (administrativos e docentes) da sua unidade (OP). Nela, será possível consultar o andamento da atualização cadastral de cada um deles. As situações possíveis são:

  • Iniciada ou Pendente: quando o servidor já começou o preenchimento ou está em correção, mas ainda não finalizou o processo.
  • Aguardando validação: quando a Diretoria de Serviço precisa validar as informações do servidor.
  • Finalizada: quando as informações foram validadas pela Diretoria de Serviço.
  • Justificada: quando o não preenchimento da atualização cadastral foi justificada pela Diretoria de Serviço – Área Administrativa.

[/vc_message][vc_column_text]4. Selecione um servidor que esteja “Aguardando Validação” e clique em .

5. Realize a conferência dos dados informados pelo servidor com os documentos anexados.

[/vc_column_text][vc_message message_box_style=”solid-icon”]Quando o servidor inserir novas informações ou alterar seus dados, os itens serão apresentados na cor rosa.

Clicando em “Exibir apenas campos diferentes“, serão mostrados apenas os itens que requerem validação.

Para conferir as informações com os documentos anexados pelos servidores, clique em para exibi-los no navegador ou em para efetuar seu download.[/vc_message][vc_message message_box_style=”solid-icon” message_box_color=”warning” icon_fontawesome=”fas fa-exclamation-triangle”]Estado Civil: Quando houver alteração de nome em virtude de alteração de estado civil, será necessário que o Diretor de Serviço da área administrativa realize um Termo de Alteração de Contrato de Trabalho (celetista) ou uma Apostila de Alteração de Nome (autárquico).[/vc_message][vc_message message_box_style=”solid-icon” message_box_color=”warning” icon_fontawesome=”fas fa-exclamation-triangle”]Dependentes: Verificar no processo do servidor. Se for um dependente novo, deverão ser preenchidos o Requerimento de Salário Família (Anexo 20), a Declaração de Encargos de Família para fins de Imposto de Renda (Anexo 21) e o Ato de Concessão de Salário Família (Anexo 22) e a Unidade de Ensino deverá entrar em contato com o Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB).[/vc_message][vc_message message_box_style=”solid” message_box_color=”success” icon_fontawesome=”far fa-check-circle”]Após conferir todos os dados e documentos do servidor, será necessário validar ou solicitar correções. Veja o 2.º Passo abaixo.[/vc_message][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-tasks” add_icon=”true” title=”2.º Passo: Validação da atualização” tab_id=”1596737313214-8f2a295d-2854″][vc_column_text]Indique:

Validar: para atualizações cadastrais cujas informações e documentos estejam corretos.

Solicitar correção: para pedir ao servidor correções sobre as informações prestadas ou as documentações anexadas.

Não preenchimento justificado: para justificar o não preenchimento da atualização cadastral de servidores cujo contato foi inviabilizado, em caso de afastamento ou licença-saúde, por exemplo.

[/vc_column_text][vc_message message_box_style=”solid” icon_fontawesome=”far fa-save”]Ao solicitar correção, descreva no campo “Comentários” quais documentos ou informações precisam ser corrigidas pelo servidor. Em caso de “Não preenchimento justificado“, selecione uma das opções apresentadas:

  • Dispensado;
  • Licença-Saúde;
  • Afastado com prejuízo dos vencimentos;
  • Prisão;
  • Abandono de emprego/função;
  • Outros (especifique a situação no campo “Comentários”).

Ao finalizar, clique em “Registrar“.[/vc_message][vc_message message_box_style=”solid-icon” message_box_color=”warning”]Em caso de correções, será necessário repetir o processo de conferência e validação.[/vc_message][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-paperclip” add_icon=”true” title=”Anexos” tab_id=”1597425730564-faa91d54-6044″][vc_column_text]

Alteração de nome do servidor

Anexo 7 – Apostila de Alteração de Nomepara servidores autárquicos

Anexo 8A – Termo de Alteração de Contrato de Trabalho para servidores celetistas


Novo dependente

Anexo 20 – Requerimento de Salário Família

Anexo 21 – Declaração de Encargos de Família para fins de Imposto de Renda

Anexo 22 – Ato de Concessão de Salário Família[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Dúvidas frequentes” tab_id=”1597085253010-d55192a8-38cd”][vc_toggle title=”Perguntas frequentes”]

  1. Além da conferência e validação, há alguma outra ação necessária da Diretoria de Serviços da área administrativa?
    As Diretorias de Serviço da área administrativa das Unidades de Ensino são responsáveis por orientar e dar suporte aos professores e servidores administrativos quanto ao preenchimento da Atualização Cadastral. Durante a conferência das informações, o(a) Diretor(a) de Serviço deverá se atentar aos casos de alteração de nome em virtude de alteração do estado civil e às inclusões de novos dependentes para realizar os procedimentos orientados no 1.º Passo deste manual.
  2. Quais os impactos de haver dados digitados erroneamente?
    Erros de preenchimento ou digitação no nome, filiação, CTPS e outros campos podem impactar nas informações da conta de FGTS do servidor, por exemplo. Com isso, o servidor poderá encontrar dificuldades para solicitar e sacar o FGTS, receber Seguro-Desemprego, obter o crédito do PIS/PASEP, efetuar a declaração e restituição do Imposto de Renda, ter o ressarcimento de despesas e, até mesmo, realizar o pedido de aposentadoria.
  3. Quem devo contactar em caso de dúvidas específicas sobre a Atualização Cadastral não abordadas no Manual ou não explicadas durante o treinamento?
    Dúvidas deverão ser encaminhadas ao Núcleo de Movimentação de Pessoal pelo e-mail nmp@cps.sp.gov.br. Colocar no assunto: “Atualização Cadastral”.
  4. O que é o leiaute S-2200?
    Este evento registra a admissão de empregado ou o ingresso de servidores estatutários, a partir da implantação do eSocial. Ele serve também para o cadastramento inicial de todos os vínculos ativos pela empresa/órgão público, no início da implantação, com seus dados cadastrais e contratuais atualizados.

[/vc_toggle][/vc_tta_section][/vc_tta_accordion][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tta_accordion active_section=”0″ title=”Núcleos Regionais Administrativos – Coordenadores de Projeto URH/UP”][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”far fa-file-alt” add_icon=”true” title=”Conceito e Descrição” tab_id=”1597085058640-34918f63-b9b5″][vc_message message_box_style=”solid-icon” message_box_color=”warning” icon_fontawesome=”fas fa-exclamation-triangle”]O passo-a-passo para o preenchimento da Atualização Cadastral pelos professores e servidores administrativos deve ser consultado no Manual de Atualização Cadastral para Servidores.[/vc_message][vc_column_text]A partir de 2020, todos os servidores (administrativos e docentes) do Centro Paula Souza (CPS) devem atualizar suas informações cadastrais, de modo virtual.

O objetivo é manter uma base de dados atualizada e de fácil acesso, capaz de atender aos objetivos estratégicos da Unidade de Recursos Humanos (URH).[/vc_column_text][vc_message message_box_style=”solid-icon” message_box_color=”vista_blue” icon_fontawesome=”fas fa-database”]Este processo é fruto de um amplo estudo das necessidades do Centro Paula Souza para a construção de um modelo ideal de cadastro para atendimento, principalmente, às necessidades do leiaute S-2200 do eSocial.[/vc_message][vc_column_text]Para isso, o servidor deve:

  • acessar o ambiente de Atualização Cadastral, no Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SigURH);
  • informar seus dados cadastrais;
  • anexar a documentação necessária.

 

Os dados são enviados para análise e validação da Diretoria de Serviços Administrativos.

Em caso de necessidade de correção, o trâmite (devolutiva e envio de documentos) é efetuado no mesmo ambiente.[/vc_column_text][vc_message message_box_style=”solid-icon”]Importante! A Atualização Cadastral junto ao Centro Paula Souza não substitui o Recadastramento Anual, procedimento completamente independente, que continua sendo obrigatório (Decreto n.º 52.691/2008) no mês de aniversário de cada servidor.[/vc_message][vc_column_text]Palavras-chave: Atualização cadastral, Cadastro, Cadastramento, Alteração cadastral, Recadastramento[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fab fa-youtube” add_icon=”true” title=”Treinamento em vídeo” tab_id=”1597775779153-758a916e-379b”][vc_video link=”https://youtu.be/f05n7ZFYYCU”][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”far fa-eye” add_icon=”true” title=”1.º Passo: Acompanhamento das atualizações cadastrais” tab_id=”1597085061023-9ee7d1d7-7866″][vc_message message_box_style=”solid-icon”]Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o procedimento seja realizado a partir de um computador.[/vc_message][vc_column_text]

  1. Acesse o Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SigURH) pelo link https://sigurh.cps.sp.gov.br/ com seu CPF e senha.
  2. Entre na Área da Supervisão:.
  3. No menu “Administrativo”, clique em “Atualização Cadastral – Acompanhamento”.

[/vc_column_text][vc_message message_box_style=”solid-icon”]Será exibida uma lista completa de todos os servidores (administrativos e docentes) da sua unidade (OP). Nela, será possível consultar o andamento da atualização cadastral de cada um deles. As situações possíveis são:

  • Iniciada ou Pendente: quando o servidor já começou o preenchimento ou está em correção, mas ainda não finalizou o processo.
  • Aguardando validação: quando a Diretoria de Serviço precisa validar as informações do servidor.
  • Finalizada: quando as informações foram validadas pela Diretoria de Serviço.
  • Justificada: quando o não preenchimento da atualização cadastral foi justificada pela Diretoria de Serviço – Área Administrativa.

[/vc_message][vc_column_text]4. Caso deseje visualizar uma Unidade de Ensino específica, selecione uma na opção “OP”. Em “Regional”, você poderá visualizar todas as Unidades de seu NRA.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”far fa-question-circle” add_icon=”true” title=”Dúvidas frequentes das Unidades de Ensino” tab_id=”1597087277741-30128446-173d”][vc_toggle title=”Perguntas frequentes”]

  1. Além da conferência e validação, há alguma outra ação necessária da Diretoria de Serviços da área administrativa?
    As Diretorias de Serviço da área administrativa das Unidades de Ensino são responsáveis por orientar e dar suporte aos professores e servidores administrativos quanto ao preenchimento da Atualização Cadastral. Durante a conferência das informações, o(a) Diretor(a) de Serviço deverá se atentar aos casos de alteração de nome em virtude de alteração do estado civil e às inclusões de novos dependentes para realizar os procedimentos orientados no 1.º Passo deste manual.
  2. Quais os impactos de haver dados digitados erroneamente?
    Erros de preenchimento ou digitação no nome, filiação, CTPS e outros campos podem impactar nas informações da conta de FGTS do servidor, por exemplo. Com isso, o servidor poderá encontrar dificuldades para solicitar e sacar o FGTS, receber Seguro-Desemprego, obter o crédito do PIS/PASEP, efetuar a declaração e restituição do Imposto de Renda, ter o ressarcimento de despesas e, até mesmo, realizar o pedido de aposentadoria.
  3. Quem devo contactar em caso de dúvidas específicas sobre a Atualização Cadastral não abordadas no Manual ou não explicadas durante o treinamento?
    Dúvidas deverão ser encaminhadas ao Núcleo de Movimentação de Pessoal pelo e-mail nmp@cps.sp.gov.br. Colocar no assunto: “Atualização Cadastral”.
  4. O que é o leiaute S-2200?
    Este evento registra a admissão de empregado ou o ingresso de servidores estatutários, a partir da implantação do eSocial. Ele serve também para o cadastramento inicial de todos os vínculos ativos pela empresa/órgão público, no início da implantação, com seus dados cadastrais e contratuais atualizados.

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