Novos módulos do SIG facilitarão as rotinas de trabalho

O Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) desempenha um papel importante para todo o Centro Paula Souza (CPS), com funcionalidades que atendem diversas outras coordenadorias, como a Unidade de Ensino […]

23 de novembro de 2021 8:24 am Vida Funcional

Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) contempla diversos recursos para unidades de ensino e servidores | Foto: Divulgação

O Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) desempenha um papel importante para todo o Centro Paula Souza (CPS), com funcionalidades que atendem diversas outras coordenadorias, como a Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec), a Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu), a Unidade de Formação Inicial e Continuada (Ufiec) e a Unidade de Gestão Administrativa e Financeira (Ugaf).

Atualmente, 27 novos módulos do SIG estão em fase de desenvolvimento para atender as necessidades da URH e as exigências do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), buscando facilitar as rotinas administrativas das unidades de ensino do CPS. Com isso, em breve, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) contarão com novas soluções integradas para os processos de admissão de novos servidores, cadastramento de dependentes, concessão de adicionais de insalubridade e periculosidade e implantação do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), por exemplo.

As demandas estão agrupadas por macroprocesso: admissão; benefícios; contagem de tempo de serviço; folha de pagamento; frequência; saúde e segurança do trabalho; e vida funcional. Ao todo, quase 120 subprocessos foram mapeados e estão em análise, em desenvolvimento ou prestes a serem implementados. Todos eles, em algum momento, serão realizados pelo sistema.

Trabalho

Ilaércio Fioramonte Filho, servidor do Departamento de Gestão de Folha de Pagamento (DGFP) que gerencia o SIG, conta que a expectativa para 2022 é de muitas entregas. “A equipe de desenvolvedores tem trabalhado bastante em conjunto com os departamentos da URH para conseguir atender e implantar os novos módulos”, disse. “O entrosamento mútuo destas equipes tem sido fundamental na evolução destes trabalhos”, completou.

Para conseguir satisfazer as necessidades das unidades de ensino, a URH mantém um processo contínuo de escuta dos apontamentos feitos pelas diretorias de serviço da área administrativa e trabalha para automatizar processos e facilitar a vida do servidor que opera cada ação.

Até o final de novembro deste ano, as Etecs e Fatecs contarão com um novo módulo no SIG para o lançamento e controle dos horários dos servidores administrativos, com base na nova Portaria Ceeteps-GDS nº 3092/2021. Novas orientações serão transmitidas oportunamente.

Desdobramentos

Os novos módulos resultam em manuais operacionais atualizados e totalmente virtuais. Além disso, para cada processo, as áreas da URH disponibilizam treinamentos técnicos específicos para os servidores. As gravações ficam disponíveis na Videoteca.

SIG

Implantado em 2013, com o objetivo de atender, inicialmente, às necessidades de processamento da folha de pagamento do Centro Paula Souza (CPS), o SIG é, hoje, uma das principais ferramentas informatizadas da instituição para o gerenciamento de rotinas administrativas.

Com uma interface amigável e de fácil operação, o sistema é responsável não só por padronizar grande parte dos processos de RH desempenhados pelas unidades de ensino do CPS e pelos servidores administrativos e docentes, como também por contemplar funcionalidades que atendam outras coordenadorias da instituição.