Novos módulos do SIG facilitarão as rotinas de trabalho

23 de novembro de 2021

Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) contempla diversos recursos para unidades de ensino e servidores | Foto: Divulgação

O Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) desempenha um papel importante para todo o Centro Paula Souza (CPS), com funcionalidades que atendem diversas outras coordenadorias, como a Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec), a Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu), a Unidade de Formação Inicial e Continuada (Ufiec) e a Unidade de Gestão Administrativa e Financeira (Ugaf).

Atualmente, 27 novos módulos do SIG estão em fase de desenvolvimento para atender as necessidades da URH e as exigências do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), buscando facilitar as rotinas administrativas das unidades de ensino do CPS. Com isso, em breve, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) contarão com novas soluções integradas para os processos de admissão de novos servidores, cadastramento de dependentes, concessão de adicionais de insalubridade e periculosidade e implantação do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), por exemplo.

As demandas estão agrupadas por macroprocesso: admissão; benefícios; contagem de tempo de serviço; folha de pagamento; frequência; saúde e segurança do trabalho; e vida funcional. Ao todo, quase 120 subprocessos foram mapeados e estão em análise, em desenvolvimento ou prestes a serem implementados. Todos eles, em algum momento, serão realizados pelo sistema.

Trabalho

Ilaércio Fioramonte Filho, servidor do Departamento de Gestão de Folha de Pagamento (DGFP) que gerencia o SIG, conta que a expectativa para 2022 é de muitas entregas. “A equipe de desenvolvedores tem trabalhado bastante em conjunto com os departamentos da URH para conseguir atender e implantar os novos módulos”, disse. “O entrosamento mútuo destas equipes tem sido fundamental na evolução destes trabalhos”, completou.

Para conseguir satisfazer as necessidades das unidades de ensino, a URH mantém um processo contínuo de escuta dos apontamentos feitos pelas diretorias de serviço da área administrativa e trabalha para automatizar processos e facilitar a vida do servidor que opera cada ação.

Até o final de novembro deste ano, as Etecs e Fatecs contarão com um novo módulo no SIG para o lançamento e controle dos horários dos servidores administrativos, com base na nova Portaria Ceeteps-GDS nº 3092/2021. Novas orientações serão transmitidas oportunamente.

Desdobramentos

Os novos módulos resultam em manuais operacionais atualizados e totalmente virtuais. Além disso, para cada processo, as áreas da URH disponibilizam treinamentos técnicos específicos para os servidores. As gravações ficam disponíveis na Videoteca.

SIG

Implantado em 2013, com o objetivo de atender, inicialmente, às necessidades de processamento da folha de pagamento do Centro Paula Souza (CPS), o SIG é, hoje, uma das principais ferramentas informatizadas da instituição para o gerenciamento de rotinas administrativas.

Com uma interface amigável e de fácil operação, o sistema é responsável não só por padronizar grande parte dos processos de RH desempenhados pelas unidades de ensino do CPS e pelos servidores administrativos e docentes, como também por contemplar funcionalidades que atendam outras coordenadorias da instituição.