Sistema Integrado de Gestão da URH tem papel importante para todo o Centro Paula Souza

Implantado em 2013, com o objetivo de atender, inicialmente, às necessidades de processamento da folha de pagamento do Centro Paula Souza (CPS), o Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SIG-URH) é, hoje, […]

8 de julho de 2020 11:25 am Folha de Pagamento

Imagem ilustrativa | Freestock/Unsplash

Implantado em 2013, com o objetivo de atender, inicialmente, às necessidades de processamento da folha de pagamento do Centro Paula Souza (CPS), o Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SIG-URH) é, hoje, uma das principais ferramentas informatizadas da instituição para o gerenciamento de rotinas administrativas.

Com uma interface amigável e de fácil operação, o SIG-URH é responsável não só por padronizar grande parte dos processos de RH desempenhados pelas 296 Unidades de Ensino, como também por contemplar funcionalidades que atendam outras Coordenadorias do CPS, como a Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec), a Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu), a Unidade de Formação Inicial e Continuada (Ufiec) e a Unidade de Gestão Administrativa e Financeira (Ugaf).

Segundo Ilaércio Fioramonte Filho, responsável pelo Projeto SIG-URH, uma das premissas do Sistema Integrado de Gestão da URH é, justamente, prestar informações confiáveis e úteis de modo transparente e democrático para toda a instituição. O SIG-URH fornece relatórios gerenciais para diversas áreas do CPS, estando interligado com outros sistemas da instituição, e subsidia a atribuição de aulas nas Etecs e Fatecs, os projetos de Horas Atividades Específicas (HAEs) e os dados financeiros, dentre outros. As informações podem ser obtidas em tempo real pelas áreas envolvidas ou interessadas.

Para Vicente Mellone Junior, Coordenador Técnico da URH, e outros integrantes da equipe do projeto, o objetivo maior é consolidar, ainda mais, o SIG-URH como uma ferramenta estratégica de suporte à tomada de decisões do Centro Paula Souza.

Folha de pagamento

A Diretora do Departamento de Gestão de Folha da Pagamento (DGFP) da URH, Cláudia Cristina Proença Quinto, acredita ser difícil imaginar um cenário atual sem o funcionamento do SIG-URH. “Dificilmente entregaríamos a folha de pagamento e rescisões de contrato com a mesma qualidade”, disse. Isso porque cerca de 80% das informações relacionadas à folha de pagamento dos quase 20 mil servidores administrativos e docentes do CPS estão contidas no sistema, de forma dinâmica e transparente.

“Hoje, o Diretor de Serviço da área administrativa envia a folha de pagamento e rescisão de contrato de qualquer lugar, não necessitando de vinculação com programas específicos. Atualmente, é possível visualizar o histórico de licenças e afastamentos e a contribuição previdenciária do INSS, facilitando, assim, o acesso e a localização dos documentos enviados”, completou.

Satisfação dos usuários

De acordo com a última pesquisa realizada pela Unidade de Recursos Humanos com os diretores e diretores de serviço da área administrativa das Etecs e Fatecs, 98% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos, em termos gerais, com o SIG-URH. Para 97% dos respondentes, a interface tem se mostrado agradável ou muito agradável e a usabilidade dos recursos tem sido fácil ou muito fácil.

Para Mauro Pinheiro Garcia, atual Diretor da Etec Dr. Demétrio Azevedo Junior, em Itapeva, que atua no desenvolvimento do SIG-URH desde o início do projeto, o sucesso se dá pela integração alinhada entre a equipe motivada e engajada em desenvolver o sistema e o diálogo constante com as necessidades das Diretorias de Serviço da área administrativa das Unidades de Ensino.

Equipe do projeto

A equipe do projeto responsável por planejar as ações e desenvolver o Sistema Integrado de Gestão da URH é composta por servidores da Administração Central e docentes das Etecs e Fatecs:

ServidorCargoFunção no projeto
Vicente Mellone JuniorCoordenador Técnico da URHGestor do Projeto
Ilaércio Fioramonte FilhoAgente Técnico e AdministrativoResponsável pelo SIG-URH
Mauro Pinheiro GarciaDiretor de Etec e Professor de Ensino Médio e TécnicoDesenvolvedor Responsável
Claudia Cristina Proença QuintoDiretora do DGFPEquipe SIG-URH
Brunno Luís Archas dos SantosAssessor AdministrativoEquipe SIG-URH