eSocial contempla monitoramento da saúde do trabalhador

Previstos em normativas específicas, exames ocupacionais objetivam a prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. Dados dos exames dos trabalhadores celetistas serão informados no eSocial e, para isso, Unidade de Recursos Humanos se prepara para atender futura exigência do sistema.

29 de outubro de 2020 1:09 pm Saúde e Segurança do Trabalho

Dados dos exames ocupacionais dos profissionais celetistas deverão ser informados. | Foto: National Cancer Institute / Unsplash

Previstos na Norma Regulamentadora n.º 7, da Secretaria de Inspeção do Trabalho, os exames ocupacionais objetivam a prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores. O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um importante documento da Medicina do Trabalho que atesta se o funcionário está apto ou não para exercer as suas funções profissionais para o cargo indicado.

O leiaute de monitoramento da saúde do trabalhador no eSocial (S-2200) é responsável por especificar todas as informações pertinentes ao monitoramento da saúde do servidor, durante seu vínculo laboral com a organização. Os exames aos quais podem ser submetidos — admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional — deverão ser, obrigatoriamente, informados no sistema nos casos dos empregados contratados pelo regime CLT.

No Centro Paula Souza

Novos processos para o agendamento e controle dos exames ocupacionais realizados, a fim de atender às situações pertinentes do leiaute S-2200, estão em análise e aguardam disponibilidade para desenvolvimento no Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SigURH). Futuramente, isso possibilitará que Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) realizem os agendamentos na Aclimed, empresa contratada e responsável por efetuar os exames, sob controle do Núcleo da Promoção de Saúde Ocupacional (NPSO), do Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB) da URH.

Compartilhe


Veja também