URH reformula curso e capacita novos cipeiros do Centro Paula Souza

Em 14 dias, 889 docentes e administrativos integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidente e de Assédio concluíram treinamento sobre a NR-5 oferecido pela Unidade de Recursos Humanos

Capacitação aconteceu virtualmente, em formato assíncrono pelo ambiente virtual de aprendizagem da URH | Foto: Divulgação

Mais de 95,7% dos membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidente e de Assédio (Cipas) das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) participaram, entre os dias 9 e 22 de outubro, do curso on-line sobre a norma regulamentadora (NR-5) que trata dos parâmetros da comissão, disponibilizado pela Unidade de Recursos Humanos (URH).

Durante o treinamento, 889 professores e servidores administrativos integrantes das Cipas das unidades de ensino e da sede da autarquia tiveram acesso aos conteúdos compilados e produzidos pelo Núcleo de Promoção da Saúde Ocupacional (NPSO), do Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB) da URH.

Além do estudo do ambiente, das condições de trabalho e dos riscos originados do processo produtivo, os cursistas aprenderam sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho, a metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, os princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos, dentre outros assuntos previstos na própria norma.

Para o professor Cesar Santos, que coordenou o projeto de reformulação do curso na plataforma de aprendizagem virtual da URH, o sucesso da capacitação se deve à ação conjunta e integrada. “De um lado, o NPSO esteve à frente da curadoria do conteúdo, e, de outro, a equipe de professores do projeto de Desenvolvimento de Pessoas atuou para disponibilizar a formação de modo didático e amigável aos cursistas, apoiando a área técnica, e agindo, inclusive, na comunicação direta com os servidores que fazem parte das Cipas”, contou.

Caiu no gosto

Em um dos fóruns disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, os participantes puderam deixar suas percepções sobre o novo curso sobre a NR-5 oferecido pela URH. Além de uma nova plataforma moodle, o treinamento foi totalmente remodelado para a edição de 2023, incluindo as recentes mudanças nas atribuições das Cipas, abrangendo aspectos ligados ao assédio e outras formas de violência no trabalho.

“No balanço que fizemos, os relatos são, em geral, muito positivos. Os servidores têm agradecido muito pela atenção ao longo de todo o treinamento à distância, além de reconhecerem melhorias significativas no leiaute do ambiente de aprendizagem e no desenho instrucional do curso”, acrescentou Cesar Santos.