Exames de monitoração pontual começam a ser agendados pelo SIG

Ambiente virtual do Sistema Integrado de Gestão entra no ar a partir desta terça-feira (22) e já pode ser utilizado pelas unidades do Centro Paula Souza

22 de novembro de 2022 8:25 am Saúde e Segurança do Trabalho

Passo-a-passo completo está disponível na página da URH | Ilustração: thanasantipan/Canva

A partir de hoje (22), as diretorias de serviço da área administrativa das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) contam com um novo módulo no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) para o agendamento de exames de monitoração pontual.

De acordo com as orientações do Núcleo de Promoção de Saúde Ocupacional (NPSO), do Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB) da URH, o exame de monitoração pontual deve ser solicitado pelas unidades de ensino sempre em que o servidor apresentar atestados consecutivos, com período inferior a 15 dias; demonstrar problemas no retorno ao trabalho, com afastamento inferior a 30 dias ou ter exame de retorno com apto e reincidência do problema; ter necessidade de readaptação administrativa ou reabilitação profissional; apresentar alteração do estado físico ou mental que comprometa o exercício de suas atividades sem apresentação de atestado médico; e quando for realizado o exame de retorno, porém o servidor não tem condições de trabalhar.

Assim como os demais exames médicos ocupacionais do CPS, após o agendamento do exame de monitoração pontual, o servidor deverá ser encaminhado para realizar o procedimento junto à empresa terceirizada que presta serviços de saúde e segurança do trabalho e retornar com o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) para a unidade de ensino.

Passo-a-passo

A dinâmica de agendamento do exame pelo SIG é muito próxima aos dos demais exames médicos ocupacionais disponíveis no sistema. Para auxiliar as unidades de ensino, um tutorial com o passo-a-passo de como realizar os procedimentos está disponível na página de manuais da URH: urh.cps.sp.gov.br/exame-monitoracao-pontual.