skip to Main Content

Conheça o eSocial e saiba como o Centro Paula Souza está se preparando para as demandas do sistema

Conheça O ESocial E Saiba Como O Centro Paula Souza Está Se Preparando Para As Demandas Do Sistema

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, do Governo Federal, foi instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, e tem por objetivo simplificar as prestações das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e tributárias. A implementação do projeto irá ocorrer em 6 fases distintas, compostas por 49 eventos do eSocial.  

Art. 2º. O eSocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo ambiente nacional composto por:
I – escrituração digital, contendo informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas;
II – aplicação para preenchimento, geração, transmissão, recepção, validação e distribuição da escrituração; e
III – repositório nacional, contendo o armazenamento da escrituração.

DECRETO Nº 8.373, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014

As informações serão armazenadas em um Ambiente Nacional Virtual, a fim de possibilitar aos órgãos federais a utilização dessas informações para a apuração de tributos e das contribuições para o FGTS. É muito importante frisar que, com a implantação do eSocial, não se altera quaisquer legislações atualmente vigentes. 

Após totalmente implantado, o eSocial irá substituir diversas obrigações legais, como GFIP – Guia do FGTS e de Informações à Previdência Social, CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, GRF – Guia de Recolhimento do FGTS, por exemplo. Além destas, outras 10 obrigações legais serão substituídas. Será necessário, porém, aguardar a regulamentação do Governo Federal para as substituições. 

Vantagens

As vantagens trazidas pelo eSocial são muitas: 

  • Maior efetividade à fruição dos direitos fundamentais trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores; 
  • Informações centralizadas e processos mais ágeis; 
  • Otimização da gestão, deixando-a mais prática e integrada, dando ao gestor fácil acesso aos pontos importantes das questões trabalhistas e previdenciárias; 
  • Racionalização e simplificação do cumprimento de obrigações previstas na legislação pátria de cada matéria; 
  • Serão eliminadas as redundâncias nas informações efetivadas pelas pessoas físicas e jurídicas obrigadas. 

Para que os órgãos participantes possuam mais facilidade na implantação do eSocial, é de grande importância um sistema integrado de gestão de Recursos Humanos, com o objetivo de mover as informações armazenadas ao eSocial. Por esse motivo, trabalhos internos de melhorias estão sendo realizados para que o Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos – SigUrh alcance esse propósito. 

Periodicamente, o boletim informativo URH Informa, destinado aos servidores da Unidade de Recursos Humanos e para as Diretorias de Serviço Administrativo das Unidades de Ensino, reserva um de seus espaços exclusivamente à veiculação de informações e atualizações referentes a implantação do eSocial. Por isso, fique atento aos próximos informativos às notícias publicadas em nosso site. 

Back To Top

Notícias

Fatec organiza evento voltado ao mundo dos games
Etecs divulgam segunda lista de convocados do Vestibulinho
Fatec Cruzeiro abre mais de 500 vagas para cursos livres gratuitos
É dia de matrícula de convocados da 1ª lista do Vestibulinho
Fatec cria guia virtual com atrações de Presidente Prudente

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300
Horário de funcionamento: 08h - 18h

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados