Unidade de Recursos Humanos lança ambiente virtual de aprendizagem

Nova plataforma possibilitará ações de treinamento e desenvolvimento de servidores administrativos das Etecs, Fatecs e Administração Central do Centro Paula Souza.

4 de setembro de 2023 12:11 am Desenvolvimento de Pessoas, Treinamentos técnicos

Treinamento sobre benefícios legais do CPS no Moodle | Imagem: divulgação

Teve início hoje (4) a primeira capacitação técnica assíncrona da Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) para diretores de serviço da área administrativa das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. O treinamento abrange tópicos relacionados ao gerenciamento dos benefícios oferecidos pela instituição aos trabalhadores.

O Moodle foi a plataforma escolhida pela URH para oferecer um ambiente de aprendizagem flexível, onde os servidores poderão progredir de acordo com sua própria disponibilidade e ritmo de aprendizagem. O ambiente está disponível em avaurh.cps.sp.gov.br.

No geral, as capacitações autoinstrucionais são formatos eficazes e flexíveis para favorecer o treinamento e o desenvolvimento contínuo dos recursos humanos de uma organização. As aulas e atividades propostas permitem a avaliação do progresso dos trabalhadores, identificando áreas de melhoria e garantindo que os cursistas estejam absorvendo o conteúdo de maneira adequada. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) também oferece uma variedade de recursos, como vídeos, slides, documentos e fóruns de discussão, o que enriquece a experiência de aprendizagem.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Para o coordenador de projetos da URH, professor Carlos Cesar dos Santos, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da URH possibilitará aos servidores administrativos cursos de formação livre, personalizados e adequados às necessidades da instituição, visando a formação complementar de cunho educacional e profissional em um ambiente agradável e de fácil navegação que atenderá os diversos departamentos e servidores de todas as unidades de ensino.

Da mesma forma, a professora Kelly Sabará, que também atua no projeto, destaca que a identidade visual, tanto da plataforma quanto do curso inicial, foi pensada para, além de estar de acordo com as orientações da Assessoria de Comunicação (AssCom) do CPS, proporcionar também melhor legibilidade e facilitar o acompanhamento do conteúdo.

Ganhos pedagógicos

Os cursos autoinstrucionais oferecidos pela URH podem trazer diversos ganhos pedagógicos importantes para os servidores administrativos do CPS. É o que sinaliza o professor Fagner Lima, da URH. “Ao permitir que os servidores escolham quando e onde estudar, esses cursos promovem a habilidade de aprender de forma autônoma, o que desenvolve a capacidade de tomar uma iniciativa no próprio desenvolvimento profissional”, disse.

Os conteúdos no Moodle podem ser facilmente atualizados para refletir as mudanças nas políticas, tecnologias ou procedimentos administrativos, incentivando o aprendizado contínuo e a adaptação às novas demandas. Karen Teixeira, professora coordenadora de projetos de gestão de pessoas na URH, complementa: “A familiaridade com plataformas de e-learning é uma competência valiosa no mundo atual; participar de cursos autoinstrucionais também auxilia os servidores a desenvolverem suas habilidades tecnológicas”.

Compartilhe


Veja também