Gestores têm papel fundamental para resolução de conflitos no trabalho

O conflito no ambiente organizacional é inevitável. Isso porque as pessoas são diferentes e possuem percepções únicas, o que pode, ocasionalmente, gerar desentendimentos. Quando estabelecido, é importante que seja solucionado de maneira eficaz e rápida, […]

7 de julho de 2021 12:03 pm Desenvolvimento de Pessoas

Foto: Markus Spiske/Unsplash

O conflito no ambiente organizacional é inevitável. Isso porque as pessoas são diferentes e possuem percepções únicas, o que pode, ocasionalmente, gerar desentendimentos. Quando estabelecido, é importante que seja solucionado de maneira eficaz e rápida, para não trazer maiores prejuízos à organização e aos envolvidos.

Uma das formas de solucionar esses conflitos é por meio da mediação interna. Essa mediação pode ser aplicada tanto pelo pessoal interno, quanto por um prestador de serviços externo. É um método eficaz que possibilita aos integrantes encararem os conflitos de maneira natural, com uma visão em soluções que transformam esse ambiente em pacífico e equilibrado.

Para todo conflito gerado no ambiente de trabalho é importante a presença de um mediador, especificamente o gestor, que tem a função de facilitar o diálogo entre as partes, conduzindo essa mediação sem precisar julgar o certo e o errado, mas, sim, realizando uma análise imparcial, ouvindo ambos os lados e restabelecendo os canais de comunicação entre as partes envolvidas.

Princípios

Para que um mediador obtenha êxito nesse processo é preciso que alguns princípios sejam respeitados, como o da independência, que traz autonomia aos envolvidos; o da imparcialidade, que garante o não favorecimento a nenhum dos lados; o da aptidão, que torna o mediador capacitado para atuar em quaisquer situações; o da diligência, que faz com que o mediador respeite os rumos que o procedimento tomar, e, por último, o princípio da validação, que faz com que o mediador respeite as partes, independentemente da situação do conflito.

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