DGSDAD recebe treinamento sobre comunicação no trabalho

Os servidores do Departamento de Gestão de Seleção de Docentes e Auxiliares de Docente (DGSDAD) tiveram na manhã de hoje (11) um treinamento sobre comunicação assertiva e trabalho em equipe. O encontro aconteceu presencialmente no […]

11 de maio de 2022 11:56 am Desenvolvimento de Pessoas

Os servidores do Departamento de Gestão de Seleção de Docentes e Auxiliares de Docente (DGSDAD) tiveram na manhã de hoje (11) um treinamento sobre comunicação assertiva e trabalho em equipe. O encontro aconteceu presencialmente no Centro de Capacitações do Centro Paula Souza (CPS), no bairro da Santa Ifigênia, na capital.

A ação foi promovida pelas coordenadoras de projeto de treinamento e desenvolvimento da Unidade de Recursos Humanos (URH), Ariana Silva e Karen Teixeira.

Comunicação no trabalho

Dentre os pontos abordados, Ariana destacou que é fundamental compreender as diferentes realidades e os limites de cada pessoa. ”É preciso ter sensibilidade para não sobrecarregar as demais pessoas com um volume de informações maior que elas são capazes de processar”, explicou.

Os servidores foram apresentados ao processo de comunicação e seus possíveis ruídos, que podem gerar desentendimentos e retrabalho, além do uso da linguagem e dos canais comunicacionais institucionais.

Comunicação não-violenta

A professora Karen Teixeira apresentou os quatro pilares da comunicação não-violenta (CNV): observação, sentimento, necessidades e pedido. ”A CNV é um modo de se expressar que busca aprimorar os relacionamentos interpessoais, nos ligando às nossas necessidades e às dos outros, com a finalidade de falar sem machucar e ouvir sem se ofender”, apresentou.

Ao final, um exercício sobre observação e julgamento foi proposto aos servidores, que analisaram situações corriqueiras.

Compartilhe


Veja também