CPS recepciona gestores de recursos humanos do Detran-SP

No encontro, gestores e servidores das autarquias trocaram experiências sobre a consolidação do eSocial, parcerias e desenvolvimento de pessoas

2 de abril de 2024 8:47 am Desenvolvimento de Pessoas

Encontro aconteceu no prédio do Centro de Capacitações do CPS, na Capital paulista | Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (27), representantes da Gerência de Recursos Humanos, da Diretoria de Administração, do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) foram recebidos pela equipe gestora da Unidade de Recursos Humanos (URH) na sede da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS), na Capital paulista.

Um dos objetivos da visita técnica foi conhecer as estratégias adotadas pela URH a fim de operacionalizar a migração de dados para o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), do Governo Federal. O conteúdo sobre o assunto foi apresentado pelo servidor Marcos Buch, do Departamento de Gestão de Folha de Pagamento (DGFP), que atuou como responsável na coordenação das demandas do eSocial, que teve a oportunidade de pontuar os desafios encontrados no âmbito da instituição para o atendimento ao sistema, bem como também elencar as decisões tomadas para a otimização de processos e o êxito no desenvolvimento dos sistemas institucionais.

Além do eSocial, outro ponto de interesse foram as ações do projeto de Desenvolvimento de Pessoas, implementado pela URH desde 2019. “É com muita alegria que recebemos os servidores de outras autarquias para conhecerem o que o CPS tem feito para capacitar os trabalhadores, melhorar a experiência dos servidores, promover a qualidade de vida no trabalho e desenvolver um modelo de gestão de pessoas por competências”, disse a professora Karen Teixeira, que coordena o projeto. “Pudemos apresentar como temos atuado para firmar parcerias que resultem em impacto positivo na experiência do trabalhador com a instituição, como descontos e ingressos para espetáculos, por exemplo”, completou.

Os visitantes puderam assistir aos diretores da URH apresentarem os departamentos existentes na estrutura administrativa da coordenadoria e o ganho institucional trazido pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG) e pelo projeto de Desenvolvimento de Pessoas. Além do coordenador de recursos humanos, Vicente Mellone Junior, pelo CPS participaram do encontro os diretores Célio Silva Júnior, Cláudia Quinto, Emerson Alves e Ogali Fukushima, além de outros 14 servidores. Já pelo Detran-SP, estiveram presentes a gerente de recursos humanos, Osanita Rodrigues, e os gestores Diego Oliveira, Renata Acosta, Daniel Nunes, Diego Vogt, Fernando Souza e Raquel Segundo.

Ações futuras

De olho nas possíveis colaborações entre as duas autarquias, durante a reunião ficou sinalizada a realização de uma futura capacitação com carga horária de 16 horas a ser oferecida pela URH aos servidores de recursos humanos do Detran-SP. Maiores detalhes serão definidos e divulgados em breve.