Bons líderes praticam a gestão humanizada de pessoas

Os valores e o propósito de cada organização devem extrapolar as barreiras internas e se expandir para a comunidade como um todo, justificando sua razão de existir. É papel dos gestores a disseminação destes valores […]

6 de outubro de 2020 10:36 am Desenvolvimento de Pessoas

Buscar o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais nas equipes também é papel dos gestores de pessoas. | Foto: Vald Hilitanu/Unsplash

Os valores e o propósito de cada organização devem extrapolar as barreiras internas e se expandir para a comunidade como um todo, justificando sua razão de existir. É papel dos gestores a disseminação destes valores e o apoio das lideranças em suas ações. Cada líder deve se manter próximo de sua equipe, cuidando das subjetividades individuais de cada integrante. O objetivo é engajar e estimular a liberdade de pensamento, a criatividade e inovação, sem deixar de lado o compromisso e a responsabilidade.

Também é esperado que os líderes sejam capazes de proporcionar um bom ambiente de trabalho aos colaboradores, oferecendo exigibilidade, suporte emocional, motivação, boa comunicação, trabalho colaborativo. Além disso, deve buscar desenvolver outras habilidades e competências técnicas e socioemocionais de suas equipes.

Razão e emoção tornam-se fundamentais para equilibrar as ações. Ambas caminham juntas na construção de culturas organizacionais mais humanizadas e sustentáveis, direcionadas à alegria e satisfação de todos os participantes.

Vale ressaltar que os colaboradores felizes, acolhidos pela instituição e tratados com empatia e respeito são mais produtivos, orgulhosos por fazerem parte integrante da organização, e levam para as suas vidas, famílias e comunidade a empresa dentro de si.

Por isso, todo o cuidado e preocupação não só apenas com o capital humano, mas principalmente com cada indivíduo, é fundamental para estarmos à frente dos novos desafios.