Alta procura de servidores por ingressos de espetáculo impressiona

Para cada par de ingressos disponibilizados para o Theatro Municipal, 59,6 servidores administrativos e docentes do CPS manifestaram interesse

7 de agosto de 2023 8:33 pm Desenvolvimento de Pessoas

Apresentação de orquestra sinfônica teve 596 servidores interessados | Foto: Amanda Lima

Na última semana, exatos 596 professores e servidores administrativos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) se inscreveram para concorrer a 10 pares de ingressos para a apresentação Orquestra Sinfônica Municipal apresenta Ligeti, Jocy e Varèse, oferecidos pela Unidade de Recursos Humanos (URH) em nome do Instituto Pró-Diversidade. A atração aconteceu no último sábado (5), às 17 horas, na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo, na Capital paulista.

Para a professora Karen Teixeira, coordenadora de projetos de gestão de pessoas da URH, a quantidade de servidores interessados surpreendeu. “Abrimos as inscrições na terça-feira à noite e as encerramos já na quinta-feira pela manhã e, mesmo assim, centenas dos nossos servidores manifestaram interesse no passeio cultural”, conta. “Isso demonstra que os nossos professores e os nossos servidores administrativos querem ter acesso a atrações de lazer, entretenimento e cultura e, enquanto órgão setorial de recursos humanos, o que pudermos fazer para promover isso gratuitamente, iremos fazer”, destaca.

Os ingressos são recebidos pela URH por meio da Lei de Acesso à Cultura e disponibilizados em sorteio para todos os profissionais do CPS em atividade nas unidades de ensino e na sede da instituição. “Não importa se o servidor é temporário ou permanente, se está na região metropolitana ou no interior, queremos que todos tenham disponibilidade em aproveitar as atrações se sintam motivados a ir”, contou Karen.

Segundo o professor Fagner Lima, que também atua no projeto, a participação dos trabalhadores nas ações culturais agrega na qualidade do ensino. “Quando damos a oportunidade dos nossos administrativos e dos nossos docentes terem acesso à cultura, possibilitamos que eles conheçam novos mundos, se apropriem de outras referências e tornem mais ricas as discussões no ambiente escolar, na sala de aula”, enfatiza. “Enquanto estratégia de gestão de pessoas, essas ações ajudam na retenção de talentos e na melhoria da experiência do trabalhador com a instituição”, concluiu.

Percepções

A professora de ensino médio e técnico Amanda Lima, da Etec Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo, foi uma das contempladas pela ação. “Foi muito lindo poder participar deste espetáculo: o local é lindo, a infraestrutura é maravilhosa, uma grande riqueza de detalhes em todos os ambientes do Theatro”, disse animada. “Valeu muito a pena ter ido e ter sido contemplada com esses ingressos; obrigada, CPS!”, agradeceu.

Outra sorteada com um par de ingressos foi a docente da Fatec de Cotia, também na Grande São Paulo, Fabiana Tavares, que compareceu ao Theatro acompanhada de seu pai. Apreciadora do gênero, Fabiana destacou a qualidade do espetáculo. “As apresentações contemporâneas de Ligeti, Varèse e Oliveira foram uma experiência nova para nós, particularmente a de Varèse, com predomínio de metais numa obra que bem poderia fazer abrilhantar qualquer produção de ficção científica dramática”, comentou durante a avaliação da ação. Segundo ela, uma boa surpresa foi a execução da Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky. “O espetáculo foi ótimo, o atendimento foi muito prestativo e espero que o CPS possa continuar a estabelecer parcerias assim como forma de estimular a integração entre educação nas escolas e faculdades e a produção artística”, reforçou.

Theatro Municipal

O Theatro Municipal de São Paulo ocupa uma luxuosa construção, influenciada por teatros de ópera europeus, no centro da cidade de São Paulo. Erguido como símbolo da alta sociedade paulistana, que com a fartura do ciclo do café desejava uma casa de espetáculos à altura de suas posses e pretensões europeias para receber os grandes artistas da música lírica e do teatro, o prédio foi inaugurado em 1911 e está em atividade até os dias atuais.