A comunicação interna desenvolvida pela URH

A comunicação interna desenvolvida pela Unidade de Recursos Humanos para os docentes e servidores administrativos do Centro Paula Souza desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho saudável e eficaz.

29 de setembro de 2023 9:34 am Desenvolvimento de Pessoas

A importância da comunicação interna no CPS | Imagem: Fizkes de Getty Images

A comunicação interna promovida pela Unidade de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental no Centro Paula Souza, especialmente quando se trata de cultivar o hábito da leitura dos informativos enviados pela URH para servidores e docentes do CPS.

Em tempos de mudanças significativas, como as que ocorreram desde o início da pandemia da Covid-19, a forma como as comunicações são concebidas e entregues passaram por uma transformação notável. Um dos aspectos mais relevantes dessa transformação é o cuidado na organização das informações.

A Unidade de Recursos Humanos (URH), atendendo à necessidade de manter todos os seus colaboradores informados, tem se esforçado para apresentar informações de maneira clara, acessível e relevante. Isso envolve uma seleção de cuidados de tópicos, uma estruturação de mensagens de forma atraente e a adoção de uma linguagem que seja compreensível para todos.

A periodicidade das comunicações também é um fator fundamental, pois, durante a pandemia, houve uma necessidade crescente de manter os servidores atualizados sobre as políticas e procedimentos em constante evolução. A URH respondeu a essa demanda aumentando a frequência de envio de informativos. Isso permitiu que os colaboradores permanecessem sempre conscientes das mudanças e pudessem se adaptar rapidamente às novas diretrizes.

Além disso, é importante destacar a quantidade e a qualidade do conteúdo produzido pela equipe da área de Desenvolvimento de Pessoas. A pandemia trouxe desafios sem precedentes, como a transição para o ensino à distância e o trabalho remoto, e isso causou uma grande quantidade de recursos de treinamento e orientações a toda a comunidade do CPS.

Olhando para o futuro

A URH respondeu a essa necessidade com uma ampla gama de materiais educativos, webinars e recursos online e isso não apenas ajudou os colaboradores a se adaptarem às novas estatísticas, mas também promoveu o desenvolvimento profissional contínuo. A comunicação interna teve papel fundamental durante a pandemia, garantindo que todos os servidores do Centro Paula Souza estivessem informados sobre as últimas notícias e oportunidades dentro da instituição. Isso não apenas ajudou a manter a coesão e o senso de comunidade dentro da organização, mas também permitiu que os colaboradores se sentissem apoiados e capacitados para enfrentar os desafios que surgiram.

O Professor Coordenador de Projetos Fagner Fortunato, que atua como docente em Unidades de Ensino da capital, no eixo de gestão e negócios afirma que a comunicação interna pode melhorar a transparência, com uma comunicação clara e aberta, o que é fundamental para garantir e fortalecer a confiança entre os servidores e o CPS. Ele ainda acrescenta que “a comunicação interna feita do como correto, promove ao servidor mais conhecimento sobre as oportunidades de treinamento e desenvolvimento, atualizações sobre políticas da instituição e conhecimento sobre oportunidades de lazer e cultura que agora fazem parte dessa nova fase do Centro Paula Souza”.

Mudanças significativas na comunicação interna do CPS | Imagem: Canva

Para a Professora Coordenadora de Projetos Ariana Nascimento que atua como docente nos cursos de comunicação e marketing em algumas unidades do Centro Paula Souza, pontua que, uma boa comunicação interna é capaz de alinhar os objetivos da instituição, garantindo assim, uma boa compreensão da cultura do CPS, pois, “o envio de informações regulares e relevantes aumenta o engajamento dos servidores com o CPS, fazendo a construção e manutenção do senso de pertencimento”.  Os servidores precisam desenvolver o hábito de consumir as informações que chegam regularmente pelos seus e-mails institucionais.

Portanto, a importância da comunicação interna, especialmente por meio dos informativos da URH, não pode ser subestimada. Ela não apenas mantém todos os colaboradores informados, mas também desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento e na adaptação contínua em um ambiente em constante evolução. É um recurso valioso que fortalece a unidade e o comprometimento de todos os servidores com a missão do Centro Paula Souza.