CIPA da Administração Central do CPS promove primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho online para servidores

De 28 a 30 de setembro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) irá transmitir ao vivo a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do […]

28 de agosto de 2020 2:18 pm Saúde e Segurança do Trabalho

De 28 a 30 de setembro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) irá transmitir ao vivo a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) para todos os servidores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Administração Central.

O evento acontecerá pelo Microsoft Teams e terá como objetivo orientar e conscientizar os servidores administrativos e docentes de toda a instituição sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais relacionadas.

Data e horário do eventoTemas e palestrantesLink do evento
28 de setembro (Segunda-feira)
Das 14h30min às 15h30min
Segurança do trabalho no home office – A partir das 14h30min
Caio Araujo Conceição – Bombeiro

IST e AIDS – A partir das 15h
Rodrigo Eduardo Borges Félix – Professor de Enfermagem
Clique aqui
29 de setembro (Terça-feira)
Das 14h30min às 15h30min
Protocolo Sanitário Institucional CPS – A partir das 14h30min
Luciana Santos – Gestora Pedagógica da Cesu

Zumba – A partir das 15h
Bruna Pires Lorena – Dançarina
Clique aqui
30 de setembro (Quarta-feira)
Das 14h30min às 15h30min
Saúde emocional – A partir das 14h30min
Euder Quintino de Oliveira – Médico cardiologista

Importância dos exames ocupacionais – A partir 15h
Marianne Peixoto Sobral Giroldo Badessa – Médica do trabalho
Clique aqui

Evento

A iniciativa contou com a participação do Núcleo de Promoção da Saúde Ocupacional (NPSO) do Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB) da Unidade de Recursos Humanos (URH), área responsável pela formação e controle das CIPAs das quase 300 Unidades de Ensino, e de integrantes CIPA da Administração Central do CPS. “A ideia da equipe técnica do NPSO é auxiliar, principalmente, as CIPAs das Etecs e Fatecs, que devem direcionar seus professores e servidores administrativos para acompanharem a transmissão unificada neste momento de pandemia”, disse Elsa dos Anjos Simões, diretora do núcleo.

“A SIPAT desse ano terá um formato diferente, diante do que temos enfrentado com o distanciamento social e o teletrabalho. Sabemos que, hoje, os riscos no nosso novo ambiente de trabalho são diferentes e, por isso, a proposta é trazer este contexto para fazer parte da nossa programação”, contou Bruna Aparecida Vieira Rosa, presidente da CIPA da Administração Central do CPS.

Conhecendo

Instituída pela Norma Regulamentadora n.º 5 (NR-5) da Secretraria de Inspeção do Trabalho, as CIPAs são comissões compostas por representantes dos empregados e dos empregadores de cada organização e são responsáveis, dentre outras atribuições, por prevenir os acidentes do trabalho e promover a SIPAT para abordar assuntos de saúde e segurança do trabalho para toda a empresa.

No Centro Paula Souza, cada Unidade de Ensino possui sua respectiva CIPA, com membros eleitos e designados dentre os servidores administrativos e docentes.

Compartilhe


Veja também