Manual de
Novos Processos no SEI!

Macroprocesso de Contagem de Tempo

💡 Neste manual, o Núcleo de Contagem de Tempo (NCT), do Departamento de Administração de Pessoal e Contagem de Tempo (DAPCT) orienta as áreas administrativas das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) quanto aos novos processos iniciados diretamente no Sistema Eletrônico de Informações (SEI!).

🔍 Navegando pelas guias abaixo, as áreas administrativas encontrarão um passo-a-passo completo sobre a criação de novos processos diretamente pelo SEI! para servidores que terão o primeiro Adicional por Tempo de Serviço (ATS).

📧 Em caso de dúvida, entre em contato com o NCT pelo e-mail nct@cps.sp.gov.br.

Passo-a-passo

Acesse a mesa principal e clique à esquerda no botão INICIAR PROCESSO, em seguida clique à direita no botão “+” e escreva o nome do processo que será criado: PROCESSO DE CONCESSÃO E INCORPORAÇÃO DE VANTAGENS PECUNIÁRIAS.

Preencha os campos conforme abaixo:

Preencher somente:

ESPECIFICAÇÃO: Colocar o texto CONTAGEM DE TEMPO e o Nome completo do(a) servidor(a)

INTERESSADO: Colocar somente o nome completo do(a) servidor(a) (não informar matrícula, RG, CPF etc.)

Ao escrever o nome do(a) servidor(a) irá aparecer, logo abaixo uma tarja com o nome dele, basta clicar em cima e salvar.

Caso o nome não apareça, é porque não está cadastrado, neste caso escreva o nome do(a) servidor(a) e ao digitar a última letra (ainda com o cursor na linha) de um clique na tecla “enter” – o sistema irá informar que o nome é inexistente e se deseja cadastrar, clique no “OK” e no botão “Salvar”.

Tipo de Processo, Classificação por Assunto e Nível de Acesso já vem preenchido automaticamente – NÃO ALTERAR.

O sistema irá gerar o processo, anote o número completo – faça uma planilha!

1º) Na mesa virtual clique no nº do processo e para inserir documentos clique no botão: INCLUIR DOCUMENTO.

2º) O sistema libera a tela para a escolha do documento a ser inserido, e para inserir a CCTS-Certidão de Contagem de Tempo de Serviço, que deverá ser inserida como PDF, escolha a opção: EXTERNO.

3º) Preencha os campos conforme abaixo:

TIPO DE DOCUMENTO: escolha “CERTIDÃO”

DATA DO DOCUMENTO: data da produção do documento

NÚMERO: nº da certidão (controle da unidade)

NOME NA ARVORE: como a U.E quer que o nome do documento apareça no sistema (preferencialmente CCTS nº 00/0000)

FORMATO: Em PDF SEMPRE SERÁ “DIGITALIZADO NESTA UNIDADE

REMETENTE: nome da unidade produtora do documento (caso seja certidão de outra unidade ou de órgão externo), do contrário NÃO preencher

INTERESSADO: nome completo do(a) servidor(a) – é necessário informar – se necessário faça o cadastro

CLASSIFICAÇÃO POR ASSUNTO: preenchido automaticamente pelo sistema – não alterar

OBSERVAÇÕES DESTA UNIDADE: não preencher

NÍVEL DE ACESSO:  SEMPRE “PÚBLICO

Após preencher os campos clique em “ANEXAR ARQUIVO” e insira a CCTS salva na máquina em PDF.

Clique em Salvar.

OBSERVAÇÃO: Após inserir o arquivo em PDF, clique no botão “AUTENTICAR” (o arquivo poderá ser “autenticado” por quem está elaborando o processo).

Tendo em vista que a certidão NÃO terá assinatura digital SERÁ necessário elaborar um documento, neste caso utilize “Certidão” para VALIDAR a autenticidade do documento.

Clique no número do processo gerado pelo sistema e na sequência clique no botão INCLUIR DOCUMENTO e escolha o modelo de documento: Certidão – preencha conforme abaixo:

Esta CERTIDÃO DE VALIDAÇÃO DE ASSINATURA deverá ser assinada por quem elaborou a certidão de contagem de tempo e pelo Diretor de Serviço. Todas as certidões de contagem devem conter DUAS assinaturas, de quem elaborou o documento e do superior imediato.

Para que a “segunda” pessoa assine o documento (CERTIDÃO) basta acessar o processo, clicar no documento inserido através da árvore à esquerda, e clicar no botão que corresponde a uma caneta preta, na aba superior, conforme abaixo:

Se houver vários arquivos com números de certidões diferentes, poderá ser elaborada uma única Certidão de Validação de Assinatura informando todos os números, desde que as certidões sejam da mesma unidade de ensino.

ESTE É O TEXTO PADRÃO – NÃO INSERIR OUTRO – e SEMPRE INFORMAR O Nº DA CCTS
“CERTIFICAMOS, à vista do que consta nos autos referentes a certidão de contagem de tempo nº 00/202X, que os dados constantes se encontram corretos. O referido é verdade e dou fé.”

As certidões de contagem de tempo não podem ser carimbadas, assinadas e digitalizadas. Elas devem ser inseridas sem assinatura, em PDF e elaborada a CERTIDÃO DE VALIDAÇÃO DE ASSINATURA.

Caso o(a) servidor(a) tenha certidões de outras unidades do Centro Paula Souza para inserir na sua contagem, o processo deverá ser tramitado para as unidades respectivas para que os Diretores de Serviço incluam suas certidões e elaborem as certidões de validação de assinatura referente as certidões inseridas.

Clique no número do processo e na sequência clique no botão INCLUIR DOCUMENTO para incluir o “Comunicado de Ocorrências” informando o texto referente a qual análise será feita no processo:

Ao tramitar o PCIVP para o NCT-Núcleo de Contagem de Tempo NÃO preencher o campo referente à PRAZO PROGRAMADO.