Tutorial | Ambiente de retorno da Folha Teste

Considerando o volume de Boletins de Dados para Pagamento (BDPs) avulsos enviados durante as folhas testes de cada competência, realizado manualmente pelas unidades de ensino e assessores de folha do Centro Paula Souza (CPS), foi desenvolvido o Ambiente de Retorno da Folha Teste.

Fica extinta a utilização do BDP avulso em qualquer etapa da Folha de Pagamento. O Ambiente de Anexos permanecerá ativo para envio de outras informações, exceto para BDP Avulso.

O procedimento de Folha de Pagamento das unidades de ensino será executado em 3 etapas, conforme cronograma, sendo elas:

  • Período de lançamento da Folha normal.
  • Período de retorno da Folha Teste 1.
  • Período de retorno da Folha Teste 2.

Ilustração: Storyset/Freepik
Ficha técnica
Área responsável: Núcleo de Pagamento de Pessoal (NPP)
Conteúdo e revisão: Renata Costa Lessa
Projeto gráfico: Fagner G. Fortunato de Lima Vídeo: Sérgio R. Alves Trova / Ades Torres

Tutorial atualizado em 17/05/2022, às 9h13

Este procedimento exige uma conexão com a internet. Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador.

No período normal da Folha, conforme estabelecido em cronograma, a unidade de ensino deve acessar normalmente o ambiente de Arquivo de Folha.

1. Acesse o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) pelo endereço sigurh.cps.sp.gov.br.
2. Efetue o login com seu CPF e senha.
3. Nos atalhos rápidos, clique em Área do Diretor de Serviço.

4. Depois, clique em Arquivo de Folha.

Selecione o servidor para o qual deseja efetuar os lançamentos e clique em Fazer acertos ou no ícone Digitar BDP.

Este procedimento exige uma conexão com a internet. Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador.

Quando o período de Folha Teste estiver no prazo estipulado em cronograma, a unidade de ensino irá acessar o Arquivo de Folha novamente. O sistema irá apontar em qual etapa da elaboração da Folha estará.

A unidade de ensino irá selecionar o servidor que deseja realizar os lançamentos da Folha Teste. O sistema apresentará o histórico de lançamentos já realizados, se houver.

Se tiver realizado algum lançamento em etapa anterior que deseja excluir o lançamento da Folha, clique no ícone vermelho com a figura de uma tesoura.

Se houver uma alteração no Vencimento/Desconto (V/D) lançado na etapa anterior, clique no ícone alaranjado para alterar.

Com isso, o ambiente irá exibir, abaixo do V/D que foi selecionado, os campos para correção e justificativa para a unidade de ensino informar o motivo da alteração. Os campos permitidos para alteração serão: Operação, Natureza, Valor, Período, Quantidade e Percentual.

Se houver acertos de carga horária para corrigir, clique, obrigatoriamente, em Fazer acertos. A atribuição de aulas e a grade horária deverão estar corretas para efetivar o lançamento.

Para incluir novos lançamentos:

Se V/D eventual, como Adicional Noturno (V/D 4051) ou Falta hora-aula Etec(V/D 71725), por exemplo, a unidade de ensino deverá lançar no campo de Inserir VD e clicar em Incluir.

Se for um V/D de alteração de carga horária, como Hora-aula Etec (V/D 2723) ou Hora-aula Fatec (V/D 2728), por exemplo, a unidade de ensino deverá clicar em Fazer acertos, onde a atribuição de aulas e a grade horária deverão estar corretas para efetivar o lançamento.

A unidade de ensino deverá se atentar se o V/D que deseja incluir para determinado servidor já não foi lançado em etapas anteriores, pois o sistema trará o registro dos lançamentos realizados na matricula, a fim de evitar duplicidade nos lançamentos. Caso tenha verificado a existência do mesmo V/D, a unidade deverá seguir as orientações de alteração de lançamento.
Este procedimento exige uma conexão com a internet. Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador.

No segundo período de Folha Teste previsto em cronograma, a etapa do retorno da Folha Teste 1 se repetirá, mantendo-se as mesmas orientações para inclusão, exclusão e alteração de lançamentos. O sistema irá indicar que os lançamentos se referem à etapa de Folha Teste 2.

Em todas as etapas da elaboração da Folha de Pagamento, a unidade de ensino conseguirá acompanhar as validações realizadas pelos assessores, através de relatório, conforme citado na Instrução nº 003/2022 NPP.

A partir da vigência de agora, não é mais obrigatório o envio do e-mail pela Unidade de Ensino para o Assessor de Folha confirmando a conferência da Folha Teste, ficando sob responsabilidade exclusiva da Unidade a conferência de todos seus servidores.

Com intuito de minimizar a quantidade de lançamentos em duplicidade das situações eventuais de Folha, assim como informar a quantidade real uma única vez durante a elaboração da Folha, serão permitidos os lançamentos dos V/Ds abaixo no período do Retorno da Folha Teste 2 de cada mês:

V/D –  vencimentos / descontosDescrição
4.051ADICIONAL NOTURNO
4.013GTN-GRAT.TRABALHO NOTURNO-10%
4.042GTN-GRAT.TRABALHO NOTURNO-20%
12.700AUXILIO CRIANÇA
95.022AUSENCIO AUXILIO ALIMENTAÇÃO
71.711FALTA DIA ADMINISTRATIVO CLT
71.712FALTA INJUSTIFICADA – ADMIN AUT
71.713FALTA JUSTIFICADA – ADMIN AUTAR
71.714ATRASOS-ADMINISTRATIVO AUTARQUICO
71.722FALTA H.A.E.C. – ETEC
71.723FALTA AULA DOCENTE – FATEC
71.725FALTA AULA DOCENTE – ETEC
71.726FALTA H.A.E.O
71.727FALTA HORA AULA JORNADA – FATEC
71.730ATRASOS – CLT ADMINISTRATIVO
71.732ATRASOS CLT-DOCENTE ETEC DIURNO
71.733ATRASOS CLT-DOCENTE ETEC NOTURN
71.734ATRASOS CLT-DOCENTE FATEC DIURN
71.735ATRASOS CLT-DOCENTE FATEC NOTUR
71.736FALTAS SOBRE INSALUBRIDADE CLT
73.715PERDA DSR DOCENTE
73.716PERDA REPOUSO SEMAN REMUN – ADM

Demais lançamentos deverão ser lançados no período de Folha normal (Arquivo de Folha), conforme consta no cronograma vigente.