Filtro de Daltonismo

Unidades de Ensino começam a receber atendimento de empresa especializada em saúde e segurança do trabalho

Contratada pelo Centro Paula Souza em novembro de 2019, a empresa Aclimed, responsável por realizar os serviços de engenharia de segurança e medicina do trabalho, realizou em dezembro, visitas técnicas aos ambientes de trabalho e, […]

4 de fevereiro de 2020 1:17 pm Saúde e Segurança do Trabalho

Imagem ilustrativa. | Foto: Marcelo Leal/Unsplash

Contratada pelo Centro Paula Souza em novembro de 2019, a empresa Aclimed, responsável por realizar os serviços de engenharia de segurança e medicina do trabalho, realizou em dezembro, visitas técnicas aos ambientes de trabalho e, mais recentemente, em janeiro, os exames ocupacionais na Administração Central da instituição.

Todas as Unidades de Ensino (Etecs e Fatecs), incluindo suas respectivas extensões (Classes Descentralizadas), passarão pela avaliação de risco, gradativamente, seguindo cronograma estabelecido pelo Núcleo da Promoção de Saúde Ocupacional (NPSO) do Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB) da Unidade de Recursos Humanos (URH). Em fevereiro será a vez das Unidades de Ensino da capital e região metropolitana, que fazem parte do Polo I do cronograma, as quais receberão as visitas técnicas nos postos de trabalho. As orientações foram encaminhadas pelo NPSO às Unidades envolvidas, através do Memorando Circular 01/2020 – NPSO de 28/01/2020.

Serviços a serem prestados

Os serviços realizados pela Aclimed Clínica Médica Aclimação Ltda. envolvem o mapeamento da saúde e segurança do trabalhador no exercício de suas atividades, com a realização de laudos técnicos e periciais, além da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho. A lista completa e detalhada dos serviços prestados e o contrato assinado pode ser conferidas acessando o site do Centro Paula Souza, neste link.

Novas orientações às Unidades de Ensino

Em relação aos procedimentos decorrentes da prestação de serviços da empresa de engenharia de segurança e medicina no trabalho, o Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF) da Unidade de Recursos Humanos orienta às Unidades de Ensino que o laudo médico admissional deve ser realizado obrigatoriamente pela Aclimed, em todos os tipos de admissão (docentes por prazo determinado ou indeterminado, auxiliares de docente, servidores administrativos permanentes, servidores em confiança e estagiários).

As orientações quanto aos procedimentos administrativos para liberação de vaga junto ao Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SigURH) já foram encaminhadas a todas as Diretorias e Diretorias de Serviço da área administrativa das Etecs e Fatecs. Todas as orientações podem ser conferidas no Memorando Circular nº 001/2020 – DGEF.