Novo aplicativo reúne diversos serviços para servidores

Plataforma do Governo de SP oferece acesso facilitado ao holerite, aos rendimentos e à carteirinha do Iamspe para servidores do CPS

27 de julho de 2023 8:20 pm Vida Funcional

SOU.SP.GOV.BR está disponível para dispositivos Android e iOS | Foto: Divulgação

Os professores e servidores administrativos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) contam, desde o último dia 13 de julho, com acesso ao novo aplicativo lançado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo – o SOU.SP.GOV.BR.

Por meio da nova plataforma, os servidores públicos da autarquia podem conferir, de modo facilitado, os demonstrativos de pagamento, os atestados de rendimentos pagos e, no caso de adesão do servidor, as carteirinhas para atendimento do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). De acordo com as informações do portal do Governo do Estado, novos serviços digitais serão incluídos no aplicativo de modo gradual. O SOU.SP.GOV.BR está disponível para dispositivos móveis Android e iOS.

Para o coordenador de recursos humanos do CPS, Vicente Mellone Junior, a novidade é muito bem-vinda. “As tecnologias da informação e comunicação conectam e, de fato, transformam a experiência dos servidores com o Estado”, disse. Apesar de possibilitar um acesso mais célere a algumas funcionalidades, a poucos cliques de distância, a nova plataforma não abrange, neste momento, todos os processos da vida funcional dos servidores da instituição. “O SIG [Sistema Integrado de Gestão] continua sendo o sistema de RH do CPS”.

Sistema Integrado de Gestão

O SIG é uma das principais ferramentas informatizadas do CPS para o gerenciamento de rotinas administrativas. Com uma interface amigável e de fácil operação, o sistema contempla funcionalidades que atendam diversas áreas do CPS, como a Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec), a Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu), a Unidade de Formação Inicial e Continuada (Ufiec) e a Unidade de Gestão Administrativa e Financeira (Ugaf), por exemplo.

Apreciado pelas diretorias de serviço da área administrativa das unidades de ensino, o SIG também possui ambiente próprio para os servidores acessarem informações sobre sua vida funcional e realizar eventuais rotinas de sua competência de forma ágil, sem necessidade de comparecimento presencial.

Com leiaute responsivo, que se adapta ao dispositivo de acesso do servidor, o SIG permite que os servidores efetuem a declaração anual de bens e a atualização cadastral, consultem períodos de férias, insiram comprovantes de votação, participem da evolução funcional, atribuição de aulas, pontuação docente, e muito mais. O SIG está disponível pelo endereço sigurh.cps.sp.gov.br e não requer instalação.