Filtro de Daltonismo

Novo ambiente do SIG permite servidores alterarem seus dados cadastrais

Tudo digital: a partir de agora, toda alteração cadastral acontece pelo próprio servidor diretamente no Sistema Integrado de Gestão; as unidades de ensino são responsáveis pela validação das informações

10 de novembro de 2022 10:00 am Vida Funcional

Documentos a serem inseridos precisam estar digitalizados e com boa qualidade de visualização e leitura | Foto: anyaberkut/Getty Images

Atualizado em 10/11/2022 – às 20h02

Os professores e servidores administrativos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e da Administração Central contam, a partir de hoje (10), com um ambiente exclusivo para a alteração de seus dados cadastrais junto ao Centro Paula Souza (CPS). O novo módulo está disponível no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH).

Com a novidade, os dados recentemente atualizados podem ser alterados a qualquer momento, diretamente pelos próprios servidores, em poucos cliques, sempre que houver mudanças em seus dados de identificação, estado civil, endereço, bancários e de deficiência, se houver. “O processo confere muita agilidade e confiabilidade, porque além do próprio servidor inserir as informações, a unidade de ensino valida cada dado, cada documento”, conta Thiago Augusto, diretor da Divisão de Movimentação de Controle Funcional (DMCF), do Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF) da URH.

A diretora do Núcleo de Movimentação de Pessoal (NMP), Ester Oliveira, o novo ambiente é um marco para a manutenção das informações dos quase 20 mil servidores do CPS. “Agora, a Administração Central consegue gerir esse fluxo de informações ao mesmo tempo em que são inseridas e validadas pelas nossas mais de 300 unidades de ensino, o que é incrível”, destaca.

Sempre que um servidor administrativo ou docente precisar alterar suas informações cadastrais, elas deverão acontecer obrigatoriamente pelo SIG. “Trata-se de mais uma entrega de melhoria dos processos da URH, sendo que nesse caso está voltado para a qualidade das informações dos dados cadastrais, visando atender demanda do eSocial”, revela a diretora do DGEF, Ogali Fukushima.

Para orientar os servidores nesse processo, a equipe do NMP preparou um tutorial com o passo-a-passo completo de como acessar o sistema e alterar o cadastro. Para as unidades de ensino, as orientações estão disponíveis em página própria. Um vídeo de orientação também está disponível no YouTube: