Tutorial | Validação cadastral (para unidades)

Neste tutorial, a Unidade de Recursos Humanos (URH) orienta os Diretores de Serviço da área administrativa das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Núcleo de Pessoal da Sede (NPS) do Centro Paula Souza (CPS) quanto ao passo-a-passo para a realização da validação e verificação cadastral no Sistema Integrado de Gestão (SIG).

A alteração de dados cadastrais no SIG não substitui o Recadastramento Anual no mês de aniversário (Decreto n.º 52.691/2008).
Ilustração: Storyset/Freepik

O objetivo do procedimento é atender as exigências da implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para os órgãos públicos, pelo qual os dados cadastrais de todos os servidores administrativos e docentes em exercício do CPS precisam estar atualizados para serem informados ao Governo Federal.

Os procedimentos abaixo exigem uma conexão com a internet. Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador.

1.1. Acesse o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) pelo endereço sigurh.cps.sp.gov.br.
1.2. Efetue o login com seu CPF e senha.
1.3. Clique em Área do Diretor de Serviço.

1.4. Clique em Vida Funcional e, a seguir, em Alteração Cadastral.

2.1. Após acessar o ambiente de Alteração Cadastral, selecione as alterações com status Enviada para análise e clique em Pesquisar.

2.2. Na relação de servidores listados, clique em Analisar para verificar os documentos inseridos.

2.3. Abra o anexo e confira a informação.

2.4.1. Em caso de divergência entre a informação e o anexo, retorne ao topo da página e no campo Situação, selecione Correções solicitadas. Nos comentários, aponte o erro e clique em Registrar.

2.4.2. Porém, caso as informações e o anexo estejam de acordo, no topo da página, altere a Situação para Validada.

O Diretor de Serviço deve acompanhar no sistema, periodicamente, se constam solicitações de alteração de cadastro, a fim de mantê-los atualizados.