Abril é o mês dedicado à conscientização e à prevenção de acidentes do trabalho. Considerando o cenário de teletrabalho, URH dá dicas de ergonomia e incentiva servidores a praticarem atividades físicas.
Atividades físicas colaboram para a prevenção de doenças ocupacionais típicas do teletrabalho | Foto: Divulgação/Catherine Heath
Abril é o mês dedicado à conscientização e à prevenção de acidentes do trabalho, também chamado de Abril Verde. O objetivo da iniciativa é promover a segurança ocupacional para reduzir os acidentes e agravos à saúde de trabalhadores no home office e buscar sensibilizar órgãos públicos e empresas privadas sobre o assunto. Até maio, todas as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) realizarão as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipats), nas quais poderão abordar a temática.
A Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) conta com um Núcleo da Promoção de Saúde Ocupacional (NPSO) vinculado ao Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB), que disponibiliza regularmente informações para que os servidores da instituição possam estar atentos a sua saúde física e mental.
Elsa Simões, responsável pelo NPSO, ressalta que falar sobre saúde e segurança do trabalho é sempre importante. “Geralmente, quando falamos em trabalho remoto, precisamos estar atentos aos problemas causados pela má postura decorrente da falta de ergonomia”. A Norma Regulamentadora n.º 17 (NR-17), expedida pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia, traz uma série de orientações e parâmetros para a realização do trabalho de forma segura, confortável e eficiente, respeitando as condições físicas de cada trabalhador.
Dicas de ergonomia
As pausas periódicas durante a jornada são de extrema importância para o equilíbrio físico e emocional, devendo ser aproveitado esse tempo para um alongamento através da realização de ginástica laboral, assim como ao final da jornada reservar um horário para a prática de atividades físicas. “Para isso, todos os servidores do CPS podem ter acesso ao ambiente virtual com aulas guiadas de academia e ginástica laboral para evitar dores, traumas e lesões”, destaca Elsa.
Segurança do trabalho no home office
Em outubro do ano passado, a segunda edição do Bate-papo #FiqueBem trouxe os aspectos da segurança do trabalho no home office híbrido para a discussão. Professores e servidores administrativos podem assistir ou relembrar a conversa na gravação abaixo.
Comissões internas
Cada uma das Etecs e Fatecs contam com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que podem orientar os trabalhadores sobre as melhores práticas de ergonomia no teletrabalho.