Novas eleições para formação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes serão realizadas somente a partir de agosto de 2021 para exercer em 2021/2022. Até lá, membros eleitos e designados para 2019/2020 continuarão atuando em 2020/2021.
Processos de renovação das Cipas deverão acontecer apenas em agosto de 2021. | Foto: Kelly Sikkema/Unsplash
As composições das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das Unidades de Ensino e Administração Central do Centro Paula Souza (CPS), eleitas e em atividade atualmente, foram mantidas por mais um ano. A medida excepcional se deu devido à impossibilidade de realização de novas eleições durante a pandemia do novo coronavírus.
Em julho, Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) receberam orientações da Unidade de Recursos Humanos (URH) a respeito da manutenção das Cipas de 2019/2020 também para 2020/2021, por meio do Memorando Circular n.º 018/2020. Pelo documento, o processo de renovação para a gestão 2021/2022 deverá ser iniciado apenas em agosto de 2021.
Os membros eleitos de cada Cipa, titulares e suplentes, também terão suas estabilidades estendidas pelo período e até um ano após a renovação.
Colaboração
Apesar das dificuldades ocasionadas pela pandemia, o CPS conta com a colaboração dos membros eleitos e designados das Cipas. O Núcleo da Promoção de Saúde Ocupacional (NPSO), do Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB) da URH, salienta que a compreensão dos servidores é fundamental para o momento de exceção que estamos vivendo e solicita que os servidores se mantenham nas comissões por mais este período.