Aulas acontecem pela internet gratuitamente e são disponibilizadas para professores e servidores administrativos do CPS; a ação é uma iniciativa do Núcleo da Promoção de Saúde Ocupacional
Novo guia disponível para download dá orientações atualizadas sobre funcionamento da sala de ginástica laboral e academia | Foto: Divulgação/Pixeden/Illustration by Freepik Storyset
Atualizado em 22/04/2021, às 12h53min
Professores e servidores administrativos do Centro Paula Souza (CPS) podem realizar atividades físicas guiadas gratuitamente pela internet, com aulas disponibilizadas diariamente pela equipe do Núcleo da Promoção de Saúde Ocupacional (NPSO), do Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB) da Unidade de Recursos Humanos (URH), pelo Teams. Para participar, os interessados devem ingressar na equipe, clicando nos botões abaixo, com sua conta de e-mail institucional e seguir as instruções do novo Guia de Orientações.
O ambiente virtual foi implementado no início da pandemia, em 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas. “Precisávamos proporcionar uma forma segura de nossos servidores se manterem fisicamente ativos”, explica a professora Karen dos Reis Fernandes Teixeira, coordenadora de projetos que auxiliou na idealização e manutenção da sala. As atividades estão à disposição de todos os quase 20 mil profissionais das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Administração Central do CPS.
As aulas são gravadas por professores de educação física da instituição e têm duração média de 10 minutos. Além de ginástica laboral, aulas de combat, capoeira, abdominal, forró, gafieira, jump, glúteos, treinos funcionais e zumba ficam disponíveis para acesso.
Saúde é o que interessa
“A prática de ginástica laboral influencia a qualidade de vida do servidor, uma vez que propicia muitos benefícios fisiológicos e psicológicos, como a melhoria da postura, a prevenção de doenças provocadas por esforços repetitivos, a sensação de bem-estar e o aumento da concentração”, conta o professor Bruno Santoro Fernandes, que coordena o projeto com outro docente, Valério José da Silva. Para Valério, a disponibilização da sala virtual é importante para a saúde física e mental dos profissionais do CPS. “Além de desenvolver as valências físicas, as atividades melhoram a condição aeróbica e atenuam os efeitos de problemas psicossomáticos”, complementou.
É bom para todos
A implantação de programas de qualidade de vida no ambiente de trabalho gera ganho de energia, melhora a concentração e produtividade, e reduz os impactos ocasionados por doenças. Incentivar a prática de exercícios físicos faz a diferença na vida dos trabalhadores.
“Promover essas práticas ajuda a construir uma boa relação entre o empregador e empregado, a unir os trabalhadores e a manter a saúde e segurança do trabalho de todos”, declara a servidora Elsa dos Anjos Simões, responsável pelo NPSO. “Os exercícios durante o expediente, ou nos intervalos dele, acabam sendo fundamentais para a prevenção de doenças ocupacionais, aliados a outras ações de saúde e segurança do trabalho, também implantadas na instituição.”