URH implanta novo módulo de férias no SIG

O novo ambiente virtual do Sistema Integrado de Gestão reúne as rotinas de elaboração de escala de férias, validação e lançamento em folha de pagamento; as funcionalidades serão disponibilizadas em três fases

25 de novembro de 2022 10:23 am Vida Funcional

Novidade chegou para as unidades na última sexta-feira (18) | Foto: Divulgação

Desde a última sexta-feira (18), as áreas administrativas das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) passaram a contar com um novo módulo no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) para a elaboração da escala de férias, validação e lançamento em folha de pagamento.

A novidade foi anunciada em conjunto pelo Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF) e pelo Departamento de Gestão de Folha de Pagamento (DGFP) da URH. O objetivo do novo módulo é melhorar o fluxo e a integridade das informações relativas às férias, além de atender às exigências do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Luciana Dedes, responsável pelo processo Férias no DGEF, destaca que a implantação do módulo busca facilitar a rotina administrativa nas unidades de ensino. “Pretende-se, assim, viabilizar o controle e o acompanhamento dos períodos de férias, relativos a período aquisitivo/exercício; período de fruição; correto fracionamento, concessão e comunicação das férias”, contou.

Para a responsável pelo Núcleo de Pagamento de Pessoal (NPP) do DGFP, Renata Lessa, o ambiente será um facilitador. “O que era realizado em planilhas manuais acontecerá de forma mais otimizada, em poucos cliques, e a unidade enviará as informações de férias para a folha de pagamento”, destacou.

Funcionamento do módulo

A partir de agora, os diretores de serviço da área administrativa das unidades irão informar o exercício e o período aquisitivo do colaborador, que deverá acessar o SIG para agendar um ou mais períodos de fruição de suas férias, se for o caso, e, após confirmação, as informações serão encaminhadas automaticamente ao superior imediato, que irá analisar e validar ou invalidar o período agendado.

Em época oportuna, por meio do SIG, a unidade de ensino enviará o Comunicado de Férias, bem como providenciará os lançamentos em folha de pagamento.

Pontos positivos

Com a remodelagem do processo e com a implantação do módulo no SIG, todos os lançamentos de férias dos servidores e empregados administrativos do CPS passam a ser informados por meio do sistema, estabelecendo, assim, um fluxo adequado das informações de férias e contribuindo com a melhoria na qualidade da informação, o desempenho organizacional e a redução do tempo das atividades, além de eliminar o retrabalho.

“O atendimento automatizado da legislação vigente, o tratamento imparcial, a prática diária da boa administração, a transparência e a melhoria dos resultados com qualidade e agilidade são benefícios que pretendemos alcançar com a remodelagem do processo de férias”, enfatiza Ogali Fukushima, diretora do DGEF.

Fases de implantação

A primeira fase da implantação do módulo é destinada ao lançamento de férias dos servidores e empregados administrativos e aos docentes que não estarão incluídos na folha de férias coletivas relativas a janeiro de 2023.

A segunda fase, que está em desenvolvimento, será relativa à solicitação de alteração do período de férias por parte do colaborador, o que irá otimizar ainda mais o processo.

Na terceira fase, serão incluídos os demais docentes, de modo que as férias previstas para janeiro de 2024 sejam informadas no SIG. Enquanto essa fase não é implementada, as férias integrais ou parciais de docentes previstas para janeiro de 2023 deverão ser informadas no formato antigo, seguindo as orientações do NPP.

“É importante ressaltar que, há inúmeras funcionalidades em fase de desenvolvimento que ainda serão disponibilizadas aos interessados, dando continuidade à implementação de melhorias que contribuem com o desenvolvimento organizacional”, pontua Claudia Quinto, diretora do DGFP.

Apoio

No que tange à orientação das unidades na adoção de procedimentos pertinentes ao planejamento, análise e concessão, o processo Férias é gerenciado pelo DGEF. Em relação às orientações para os lançamentos em folha de pagamento, a área responsável é o DGFP.

Além das orientações emitidas pelos respectivos departamentos e as disponibilizadas no manual da URH, as Diretorias de Serviço da área administrativa das unidades contam com o apoio dos coordenadores de projetos responsáveis pelas demandas da URH nos Núcleos Regionais Administrativos (NRAs), que ministraram treinamentos teórico (2021) e prático (2022) de Férias, a fim de ampliar os conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento da equipe de apoio administrativo das unidades.