Filtro de Daltonismo

URH implanta novo módulo de admissão de docentes

Com a novidade, o processo de contratação de novos professores das Escolas Técnicas Estaduais e Faculdades de Tecnologia acontecerá pelo Sistema Integrado de Gestão da URH

21 de janeiro de 2022 4:00 pm Admissão

Processo acontecerá pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG) da URH | Foto: Divulgação

Atualizado em 26/01/2022, às 15h49

A partir desta quarta-feira (26), as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza (CPS) passam a contar com um novo módulo do Sistema Integrado de Gestão (SIG) para a admissão de professores.

A novidade foi anunciada pelo Núcleo de Controle Funcional (NCF), do Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF), da Unidade de Recursos Humanos (URH). O objetivo do novo módulo é melhorar o fluxo e a integridade das informações, além de atender às exigências do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Pontos positivos

Com a remodelagem do processo, todas as informações necessárias das admissões de professores das Etecs e Fatecs deverão ser lançadas no sistema com antecedência. Assim, o empregado somente entrará em exercício após a validação das informações pelo NCF, a realização do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e a publicação da Portaria de Admissão e Ato Decisório (caso haja).

Para as unidades de ensino, não haverá mais a necessidade de aguardar a liberação de vagas pela Assistência Técnica (ATRH) para agendamento do ASO, nem a tramitação por e-mail de anexos e documentações.

Outra vantagem do novo módulo é que a data de admissão de novos professores não ficará mais limitada ao dia 15 de cada mês. Também será possível ter ciência dos vínculos anteriores dos candidatos para fins de acúmulo ou interstício, além de informações cadastrais atualizadas e geração automática de documentos como o Contrato de Trabalho, por exemplo.

Materiais de apoio

Para auxiliar as diretorias de serviço da área administrativa das unidades de ensino, o NCF disponibilizou um material com os principais pontos sobre o novo processo de admissão de docentes e um passo-a-passo com todas as orientações para a operação do novo módulo no SIG já está disponível. Dois vídeos instrucionais também foram produzidos e já estão disponíveis.

eSocial

O eSocial é um sistema desenvolvido pelo Governo Federal para a prestação de informações unificadas pelos empregadores. Nos órgãos públicos, o sistema começou a ser implantado em julho de 2021 e está dividido em quatro fases. Até julho deste ano, todas elas se tornarão obrigatórias.