Nova rotina contribui para redução de atrasados na folha de pagamento

Desde o começo deste ano, os diretores de serviço da área administrativa das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais têm vivenciado uma nova realidade para os lançamentos dos vencimentos e descontos dos […]

2 de junho de 2022 9:59 am Folha de Pagamento

Empenho dos servidores das Etecs, Fatecs e Administração Central do CPS foi determinante para os resultados | Foto: Daniel Dan/Pexels

Desde o começo deste ano, os diretores de serviço da área administrativa das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais têm vivenciado uma nova realidade para os lançamentos dos vencimentos e descontos dos servidores administrativos e docentes do Centro Paula Souza (CPS). A implantação do Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para os órgãos públicos impulsionou mudanças nos procedimentos.

Após o webinar Desmitificando o eSocial com foco na Folha de Pagamento e as alterações nos lançamentos da folha de pagamento das unidades de ensino promovidas pelo Departamento de Gestão de Folha de Pagamento (DGFP) desde janeiro deste ano, a Unidade de Recursos Humanos (URH) tem acompanhado o total de atrasados informados nas competências de fevereiro, março e abril.

De acordo com o levantamento, houve uma redução de 63,5% no total de vencimentos e descontos atrasados na folha de pagamento dos trabalhadores do CPS no trimestre analisado, em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, a estimativa de multas sobre a guia de contribuição previdenciária, por exemplo, chegou a cair 77,1% no mês de abril de um ano para o outro. Na média do período, a estimativa de multas com o recolhimento do INSS, por exemplo, chegou a diminuir 72,9%.

Para Marcos Buch, servidor do DGFP, o sucesso da ação se deve ao empenho dos servidores das próprias unidades de ensino. “Embora a alteração de procedimento possa ter gerado um certo aumento no volume de trabalho das Etecs, Fatecs e diversas áreas da Administração Central, temos muito a agradecer o comprometimento de cada um para o atingimento dos resultados observados”, declarou. “O projeto de implantação do eSocial no CPS envolve diretamente toda a instituição, pois impacta na vida funcional de todos os docentes e administrativos e só com o apoio e engajamento de todos será possível obter o máximo de êxito possível”, enfatizou Buch.

Novo levantamento

Para minimizar ainda mais as estimativas de incidência de multas com o eSocial é necessário que outros processos sejam incluídos no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da URH para deixarem de ser realizados manualmente pelos servidores das unidades de ensino e coordenadorias do CPS.

Além das Etecs e Fatecs, a sistematização dos procedimentos tende a facilitar as rotinas de trabalho da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec), da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu), da Unidade de Gestão Administrativa e Financeira (Ugaf) e de áreas da própria URH, como o Núcleo de Pagamento de Pessoal (NPP) e da Divisão de Pagamentos e Encargos (DPE), por exemplo.

Pensando nisso, a URH disponibilizou um formulário para compreender melhor as dificuldades, necessidades e sugestões dos servidores administrativos das unidades de ensino e Administração Central quanto ao novo formato de lançamento das ocorrências da folha de pagamento. O prazo para responder vai até o dia 30 de junho, pela internet. Os resultados serão compartilhados com as áreas responsáveis para subsidiar possíveis tomadas de decisão e melhorias. Para responder, o servidor precisa estar logado com um e-mail institucional @cps.sp.gov.br.

eSocial

A terceira fase de implantação do eSocial – referente aos órgãos públicos – foi prorrogada para agosto deste ano. Com o novo prazo estipulado pelo Governo Federal, é importante que as unidades de ensino estejam atentas a alguns pontos apresentados no webinar transmitido em janeiro: manutenção das cargas-horárias e horários dos docentes atualizados em sistema; regularização das inconsistências cadastrais dos servidores; apuração da frequência e lançamento dentro do mês de ocorrência; e envio de informações das unidades de ensino de ampliação às unidades sedes em tempo hábil para processamento.