Atualizado em 28/09/2021, às 11h07min
O objetivo do módulo de Levantamento de Faltas no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) é atender o cumprimento da determinação judicial do Processo nº 0002463-88.2015.5.02.0039. Para isso, todas as faltas (justificadas e injustificadas) ocorridas desde janeiro de 2010, de servidores ativos ou inativos, devem ser apontadas.
Nessa seção é possível encontrar todos os procedimentos operacionais para efetuar o levantamento de faltas no SIG-URH. O cadastro deve ser efetuado pelo Diretor de Serviço da área administrativa da respectiva Escola Técnica Estadual (Etec) ou Faculdade de Tecnologia (Fatec) sede do servidor.
Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador. Este procedimento necessita de conexão com a internet.
1. Acesse o Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SIGURH) em https://sigurh.cps.sp.gov.br/.
2. Insira seu CPF.
3. Digite sua senha.
Caso seja seu primeiro acesso, a senha padrão é o número do CPF. Se esqueceu a senha, clique em “Esqueceu sua senha? Clique aqui”.
1. Acesse a Área do Diretor de Serviço;
2. No menu Folha Pgto – Lançamentos, clique em Levantamento Faltas;
Serão exibidos os servidores administrativos e docentes lotados na sua Unidade de Ensino desde 2010:
Além dos dados funcionais (matrícula, unidade sede do servidor, emprego, grau e referência), é possível visualizar:
Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador. Este procedimento necessita de conexão com a internet.
1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;
2. Responda Não e clique em Salvar. Uma mensagem Registro atualizado com sucesso será exibida.
Ao retornar à página inicial do módulo de Levantamento de Faltas, o status estará Faltas Não (Verde) e a barra de progresso terá aumentado.
Caso queira alterar a informação:
1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;
2. Indique Sim e clique em Salvar;
3. Efetue o procedimento de inclusão de faltas justificadas ou injustificadas.
Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador. Este procedimento necessita de conexão com a internet.
1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;
Caso o servidor possua mais de uma lotação, um sinalizador na cor verde será exibido junto ao emprego. O levantamento de faltas deverá ser feito para cada uma das lotações.
2. Responda Sim e clique em Salvar. Uma mensagem Registro atualizado com sucesso será exibida;
3. Clique em Incluir Falta;
4. Selecione Justificada;
5. Indique se houve desconto da falta em folha de pagamento.
Com desconto:
a. Informe a data da falta;
b. Indique se a falta irá impactar na contagem para fins de Adicional de Tempo de Serviço (ATS) e clique em Salvar.
Falta-dia
a. Indique Sim para informar se a falta é uma falta-dia (resultado da somatória de oito faltas-aula, conforme Deliberação Ceeteps 5/2010);
b. Informe se a falta-dia irá impactar na contagem para fins de Adicional de Tempo de Serviço (ATS);
c. Informe se a contagem da falta-dia é de 8 horas;
d. Informe o dia e a quantidade de horas-aula que o professor se ausentou e clique em Adicionar;
e. Repita o processo até se completarem 8 horas e clique em Salvar.
Outras faltas
a. No campo Deliberação 5, selecione Não;
b. Informe a quantidade de dias e as datas de início e fim do período de faltas;
c. Indique se a falta irá impactar na contagem para fins de Adicional de Tempo de Serviço (ATS) e clique em Salvar.
Sem desconto (docentes e administrativos):
a. Informe a quantidade de dias e as datas de início e fim do período de faltas;
b. Indique se a falta irá impactar na contagem para fins de Adicional de Tempo de Serviço (ATS).
c. Selecione o tipo de ocorrência e clique em Salvar.
1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;
2. Na lista de faltas do servidor, clique no botão de opções e, a seguir, em Editar;
3. Realize as alterações desejadas e clique novamente em Salvar.
1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;
2. Na lista de faltas do servidor, clique no botão de opções e, a seguir, em Excluir;
3. Confirme a exclusão clicando em Sim.
Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador. Este procedimento necessita de conexão com a internet.
1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;
Caso o servidor possua mais de uma lotação, um sinalizador na cor verde será exibido junto ao emprego. O levantamento de faltas deverá ser feito para cada uma das lotações.
2. Responda Sim e clique em Salvar. Uma mensagem Registro atualizado com sucesso será exibida;
3. Clique em Incluir Falta;
4. Selecione Injustificada;
Continue o preenchimento conforme a função:
a. Informe a quantidade de dias e as datas de início e fim do período de faltas;
b. Informe se a falta irá impactar na contagem para fins de Adicional de Tempo de Serviço (ATS) e clique em Salvar.
Falta-dia
a. Indique Sim para informar se a falta é uma falta-dia (resultado da somatória de oito faltas-aula, conforme Deliberação Ceeteps 5/2010);
c. Informe se a contagem da falta-dia é de 8 horas;
d. Informe os dias e a quantidade de horas-aula que o professor se ausentou e clique em Adicionar;
e. Repita o processo até se completarem 8 horas (se for o caso) e clique em Salvar.
Outras faltas
a. No campo Deliberação 5, selecione Não;
b. Informe a quantidade de dias e as datas de início e fim do período de faltas e clique em Salvar.
1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;
2. Na lista de faltas do servidor, clique no botão de opções e, a seguir, em Editar;
3. Realize as alterações desejadas e clique novamente em Salvar.
1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;
2. Na lista de faltas do servidor, clique no botão de opções e, a seguir, em Excluir;
3. Confirme a exclusão clicando em Sim.
As Diretorias de Serviço da área administrativa das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) podem tirar as suas eventuais dúvidas por e-mail: