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Manual de Levantamento de Faltas

Atualizado em 28/09/2021, às 11h07min

O objetivo do módulo de Levantamento de Faltas no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) é atender o cumprimento da determinação judicial do Processo nº 0002463-88.2015.5.02.0039. Para isso, todas as faltas (justificadas e injustificadas) ocorridas desde janeiro de 2010, de servidores ativos ou inativos, devem ser apontadas.

Nessa seção é possível encontrar todos os procedimentos operacionais para efetuar o levantamento de faltas no SIG-URH. O cadastro deve ser efetuado pelo Diretor de Serviço da área administrativa da respectiva Escola Técnica Estadual (Etec) ou Faculdade de Tecnologia (Fatec) sede do servidor.

Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador. Este procedimento necessita de conexão com a internet.

1. Acesse o Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos (SIGURH) em https://sigurh.cps.sp.gov.br/.

2. Insira seu CPF.

3. Digite sua senha.

Caso seja seu primeiro acesso, a senha padrão é o número do CPF. Se esqueceu a senha, clique em “Esqueceu sua senha? Clique aqui”.

Módulo de Ocorrência de Faltas

1. Acesse a Área do Diretor de Serviço;

2. No menu Folha Pgto – Lançamentos, clique em Levantamento Faltas;

Serão exibidos os servidores administrativos e docentes lotados na sua Unidade de Ensino desde 2010:

Além dos dados funcionais (matrícula, unidade sede do servidor, emprego, grau e referência), é possível visualizar: 

  • A data de admissão e encerramento (se for o caso) do contrato do servidor;
  • Em caso de afastamento, o código LACA;
  • O regime de contratação;
  • Se o contrato está ativo ou rescindido;
  • O status do apontamento das ocorrências de faltas:
    • Vermelho: Não iniciado;
    • Laranja: Pendente de faltas;
    • Verde: Lançado;
  • A barra de acompanhamento dos lançamentos.

Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador. Este procedimento necessita de conexão com a internet.


Como informar que o servidor não possui faltas

1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;

2. Responda Não e clique em Salvar. Uma mensagem Registro atualizado com sucesso será exibida.

Ao retornar à página inicial do módulo de Levantamento de Faltas, o status estará Faltas Não (Verde) e a barra de progresso terá aumentado.


Como alterar a informação

Caso queira alterar a informação:

1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;

2. Indique Sim e clique em Salvar;

3. Efetue o procedimento de inclusão de faltas justificadas ou injustificadas.

Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador. Este procedimento necessita de conexão com a internet.


Como incluir faltas justificadas

1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;

Caso o servidor possua mais de uma lotação, um sinalizador na cor verde será exibido junto ao emprego. O levantamento de faltas deverá ser feito para cada uma das lotações.

2. Responda Sim e clique em Salvar. Uma mensagem Registro atualizado com sucesso será exibida;

3. Clique em Incluir Falta;

4. Selecione Justificada;

5. Indique se houve desconto da falta em folha de pagamento.

Com desconto:

a. Informe a data da falta;

b. Indique se a falta irá impactar na contagem para fins de Adicional de Tempo de Serviço (ATS) e clique em Salvar.

Falta-dia

a. Indique Sim para informar se a falta é uma falta-dia (resultado da somatória de oito faltas-aula, conforme Deliberação Ceeteps 5/2010);

b. Informe se a falta-dia irá impactar na contagem para fins de Adicional de Tempo de Serviço (ATS);

c. Informe se a contagem da falta-dia é de 8 horas;

d. Informe o dia e a quantidade de horas-aula que o professor se ausentou e clique em Adicionar;

e. Repita o processo até se completarem 8 horas e clique em Salvar.


Outras faltas

a. No campo Deliberação 5, selecione Não;

b. Informe a quantidade de dias e as datas de início e fim do período de faltas;

c. Indique se a falta irá impactar na contagem para fins de Adicional de Tempo de Serviço (ATS) e clique em Salvar.

Sem desconto (docentes e administrativos):

a. Informe a quantidade de dias e as datas de início e fim do período de faltas;

b. Indique se a falta irá impactar na contagem para fins de Adicional de Tempo de Serviço (ATS).

c. Selecione o tipo de ocorrência e clique em Salvar.


Como alterar faltas

1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;

2. Na lista de faltas do servidor, clique no botão de opções e, a seguir, em Editar;

3. Realize as alterações desejadas e clique novamente em Salvar.


Como excluir faltas

1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;

2. Na lista de faltas do servidor, clique no botão de opções e, a seguir, em Excluir;

3. Confirme a exclusão clicando em Sim.

Para uma melhor experiência e navegabilidade, recomendamos que todo o processo seja realizado a partir de um computador. Este procedimento necessita de conexão com a internet.


Como incluir faltas injustificadas

1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;

Caso o servidor possua mais de uma lotação, um sinalizador na cor verde será exibido junto ao emprego. O levantamento de faltas deverá ser feito para cada uma das lotações.

2. Responda Sim e clique em Salvar. Uma mensagem Registro atualizado com sucesso será exibida;

3. Clique em Incluir Falta;

4. Selecione Injustificada;

Continue o preenchimento conforme a função:

a. Informe a quantidade de dias e as datas de início e fim do período de faltas;

b. Informe se a falta irá impactar na contagem para fins de Adicional de Tempo de Serviço (ATS) e clique em Salvar.

Falta-dia

a. Indique Sim para informar se a falta é uma falta-dia (resultado da somatória de oito faltas-aula, conforme Deliberação Ceeteps 5/2010);

c. Informe se a contagem da falta-dia é de 8 horas;

d. Informe os dias e a quantidade de horas-aula que o professor se ausentou e clique em Adicionar;

e. Repita o processo até se completarem 8 horas (se for o caso) e clique em Salvar.


Outras faltas

a. No campo Deliberação 5, selecione Não;

b. Informe a quantidade de dias e as datas de início e fim do período de faltas e clique em Salvar.


Como alterar faltas

1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;

2. Na lista de faltas do servidor, clique no botão de opções e, a seguir, em Editar;

3. Realize as alterações desejadas e clique novamente em Salvar.


Como excluir faltas

1. Clique na opção Gerenciar Faltas do servidor;

2. Na lista de faltas do servidor, clique no botão de opções e, a seguir, em Excluir;

3. Confirme a exclusão clicando em Sim.

As Diretorias de Serviço da área administrativa das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) podem tirar as suas eventuais dúvidas por e-mail: