Filtro de Daltonismo

Manual de
Admissão em Emprego Público PermanenteAdministrativo

Macroprocesso de Admissão

A admissão do candidato no emprego público permanente ocorre obrigatoriamente por meio de Concurso Público e precedida da publicação em DOE do Edital de Convocação para manifestação de interesse pela vaga, a ser realizada pelo Departamento de Gestão Estratégica e Funcional (DGEF).

Observação:
Cabe ao Diretor da unidade, no ato da entrega da documentação relativa à admissão do(s) candidato(s) convocado(s), verificar o fiel cumprimento dos requisitos estabelecidos no Edital de Abertura de Inscrições.
Ilustração: Storyset/Freepik | Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

1. Manifestação

Tendo orientado o candidato quanto às condições estabelecidas para o exercício do emprego público, a unidade deverá orientá-lo quanto ao preenchimento do termo de manifestação, onde o mesmo deverá assinalar uma das opções disponíveis na coluna “Manifestação – Aceito?” e assinar.

  • Em caso de aceite, o candidato deve assinalar a opção “Sim” na coluna “Manifestação – Aceito?”, assinar, bem como entregar/apresentar toda a documentação.
  • Em caso de desistência, o candidato deverá assinalar a opção “Não” na coluna “Manifestação – Aceito?”; assinar e elaborar de próprio punho carta de desistência, devendo a mesma ser datada e assinada.
  • Em caso de não comparecimento, ao término do período destinado à manifestação, a unidade deve preencher o Termo de Manifestação, assinalando a opção “Ausente”.

Após a manifestação do candidato, a unidade deve solicitar que o mesmo apresente/entregue TODA a documentação listada no Edital de Abertura de Inscrições para realizar a conferência e certificar que atende os requisitos.

Tendo entregue toda a documentação correta, a unidade deve orientar o candidato quanto à realização do exame médico admissional e dar iniciar os trâmites para dar início ao processo de admissão, observando as orientações contidas no tópico 3, deste Manual (vide seções abaixo).

O candidato perderá o direito à vaga, caso incorra em uma das situações abaixo especificadas: 

  • Em caso de NÃO entrega/apresentação da documentação ou entrega parcial a unidade deve preencher o “Termo de Ciência e Reconhecimento – Relação de Documentos” (modelo disponível no Manual), especificando o(s) documento(s) não entregue(s) e solicitar que o mesmo date e assine o referido documento. A unidade deve ainda preencher o Termo de Manifestação, assinalando a opção “Não entregou documento(s)”.
  • Em caso de NÃO atendimento aos requisitos a unidade deve preencher o “Termo de Ciência e Reconhecimento – Requisitos” (modelo disponível no Manual), especificando o(s) requisito(s) não comprovado(s) que e solicitar que o mesmo date e assine o referido documento. A unidade deve ainda preencher o Termo de Manifestação, assinalando a opção “Não atendeu o(s) requisito(s)”.

A unidade deve realizar a conferência do Termo de Manifestação e não havendo outras providências a serem adotadas, deverá informar a data de encerramento, bem como, apor carimbos e colher assinaturas do responsável e do Diretor da Unidade.

Tendo encerrado o Termo de Manifestação, a unidade deverá providenciar a digitalização, em arquivo único, da documentação a seguir:

  • Termo de manifestação;
  • Para os ausentes e-mails encaminhado pela unidade convocando o candidato;
  • Para as desistências documento de próprio punho do candidato;
  • Termo de ciência e reconhecimento para o não atendimento dos requisitos;
  • Termo de ciência e reconhecimento de não entrega de documentação.

Tendo digitalizado toda a documentação, em arquivo único, a unidade deverá acessar o Sistema de Gerenciamento e Execução de Certame Público – SGECP e validar o Termo informando a manifestação no referido sistema e realizar o upload da documentação em arquivo único, conforme orientação especificada no tópico “1.3. SGECP – Validação do termo de manifestação” deste Manual.

Tendo adotado os procedimentos relativos ao preenchimento do termo de manifestação, a unidade deve validar o termo por meio de acesso ao Sistema de Gerenciamento e Execução de Certame Público – SGECP.

Ao acessar a Área Unidade de Ensino, deve-se clicar no botão “CONCURSO ADMINISTRATIVO”. Será disponibilizado a lista de termos pendente dos candidatos convocados para validação. Em seguida a unidade deve selecionar “+”, para informar a escolha do candidato conforme preenchimento no termo de manifestação.

Será disponibilizado a lista de candidatos convocados para a manifestação da vaga, deve-se clicar no botão “INFORMAR” e em seguida selecionar as opções, conforme preenchimento do termo e fazer upload do arquivo.

A documentação será enviada ao Departamento de Gestão Estratégica e Funcional – DGEF para análise. Após análise do DGEF, em caso de aceite a admissão será liberada ao Sistema de Gestão Integrado – SigURH, para a unidade dar início a admissão.

A(s) vaga(s) não preenchida(s) retornarão ao DGEF para elaboração de novo edital de convocação.

2. SEI! SP – Instrução do Processo de Admissão

Na admissão em emprego público permanente administrativo, a unidade deve acessar o SEI! SP para instruir o Processo para preenchimento de função-atividade e após o exercício do candidato, deverá abrir e instruir o Prontuário funcional, observando as orientações contidas nos tópicos a seguir.

Observação:
No SEI! SP:
• para cada admissão deve ser aberto um “Processo para preenchimento de função-atividade”;
• o “Prontuário funcional” deve ser aberto uma única vez por contrato (por matrícula) e
• para situação de Acumulação Remunerada, a unidade deve proceder a abertura do “Processo de acumulação de cargo ou função-atividade”, observando as orientações contidas no item 1 do Capítulo Admissão do Manual da URH.

Este processo deverá ser aberto individualmente, para concentrar os documentos necessários para os procedimentos de cada admissão do empregado.

O Processo para Preenchimento de Função-Atividade será aberto pela Unidade de Recursos Humanos, quando estiverem finalizados os trâmites para a admissão do empregado no Sistema Integrado de Gestão da URH (SIG-URH).

Após abertura do processo, a Portaria de Admissão a ser assinada e publicada pelo Coordenador Técnico da URH será incluída e, posteriormente, o referido processo será tramitado à Unidade de Ensino (ou ao Núcleo de Administração de Pessoal da Sede, quando for o caso), para os procedimentos sequenciais.

Ao receber o Processo de Preenchimento de Função-Atividade, os documentos indicados na seção “Documentação a ser inserida” (abaixo) deverão ser incluídos, obrigatoriamente.

Atenção: O memorando deverá estar de acordo com o modelo (Memorando Permanente Administrativo ou Memorando Auxiliar de Docente).

Observação: Documentos criados no SEI/SP, o “Tipo do Documento” deverá corresponder ao que será incluído (como memorando, ofício etc.) e, os documentos recebidos fisicamente ou extraídos de outros sistemas, deverão ser incluídos como “Documento Externo”.
Documento Criado no SEIModelo no SEI/SPDescriçãoNome na árvoreInteressadoDestinatário / Remetente
MemorandoMemorandoAdmissão <<nome do candidato>> – <<Nº do Edital do Concurso>>Admissão <<nome do candidato>>Nome do candidatoNão preencher
Documentos ExternosGerar / Incluir Documento no SEI/SPTipo do Documento no SEI/SPData do Documento¹NúmeroNome na árvoreFormato / Tipo de Conferência²InteressadoNível de Acesso
Edital Abertura de InscriçõesExternoEditalData da expedição do documentoNúmero do EditalAbertura de InscriçõesEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Público
Classificação FinalExternoEditalData da expedição do documentoNúmero do EditalClassificação FinalEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Público
HomologaçãoExternoEditalData da expedição do documentoNúmero do EditalHomologaçãoEspecificar de acordo com cada caso  <<nome do candidato>>Público
Prorrogação da homologação do Concurso Público, se houverExternoEditalData da expedição do documentoNúmero do EditalProrrogação da HomologaçãoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Público
Edital de ConvocaçãoExternoEditalData da expedição do documentoNúmero do EditalConvocação do CandidatoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Público
Termo de ManifestaçãoExternoTermoData da expedição do documentoNúmero do EditalTermo de Manifestação <ou> Ata de ManifestaçãoDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Público
Ausência, desistência ou termo de ciência e reconhecimento dos anteriormente classificados (se houver)ExternoTermoData da expedição do documentoNúmero do EditalDesistência <<nome do candidato>>Digitalizado nesta Unidade<<nome do candidato a ser admitido>>Público
Declaração de Situação FuncionalExternoDeclaraçãoData da expedição do documentoDeclaração de Situação Funcional – AdmissãoDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Público
Ato Decisório CONCLUSIVO,  referente a última decisão após a análise da acumulação de cargos (se houver)ExternoDespachoData da expedição do documentoNúmero de controle da unidadeAto Decisório <<nome do candidato>>Digitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Público
Declaração de bens ou Protocolo do Entrega da declaraçãoExternoDeclaraçãoData da expedição do documentoDeclaração de BensEspecificar de acordo com cada caso  <<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Currículo mês/anoExternoCurrículoData da expedição do documentoCurrículo ProfissionalDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Comprovante de escolaridadeExternoComprovanteData da expedição do documentoComprovante de EscolaridadeEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
RG – Carteira de identidade ou RNE – Registro Nacional de EstrangeiroExternoRegistro Geral – RG <ou> Registro nacional de estrangeiro – RNEData da expedição do documentoRG <ou> RNEEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Certidão de Nascimento ou CasamentoExternoCertidão de Nascimento <ou> CasamentoData da expedição do documentoCertidão de Nascimento <ou> CasamentoDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência SocialExternoCarteira de trabalho e previdência social – CTPSData da expedição do documentoCTPSEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
CPF – Cadastro de Pessoa FísicaExternoCadastro de Pessoa Física – CPFData da expedição do documentoCPFEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
PIS/PASEPExternoPIS/PASEPData da expedição do documentoPIS/PASEPEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Certidão de Quitação EleitoralExternoCertidão de Quitação EleitoralData da expedição do documentoCertidão de Quitação EleitoralEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Comprovante da situação militar³ExternoA depender do casoData da expedição do documentoA depender do casoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Declaração de antecedentes criminaisExternoDeclaraçãoData da expedição do documentoDeclaração de Antecedentes CriminaisDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Carteira de Vacinação dos filhos (até 06 anos deidade)ExternoComprovanteData da expedição do documentoCarteira de vacinação dos filhos menoresEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Comprovante de Escolaridade de filhos (que tenham entre 07 e 14 anos de idade completos)ExternoComprovanteData da expedição do documentoComprovante de Escolaridade FilhosDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Dados bancários (agência e conta)ExternoComprovante BancárioData da expedição do documentoDados BancáriosEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Atestado de Saúde Ocupacional – ASO referente a admissãoExternoAtestado médicoData da expedição do documentoASO – AdmissãoDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
DESISTÊNCIA DO CANDIDATO (se houver)ExternoDeclaraçãoData da DeclaraçãoDesistência do candidatoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Contrato de TrabalhoExternoContratoData do ContratoContrato de TrabalhoDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Termo de Ciência e NotificaçãoExternoTermoData da expedição do documentoTermo de Ciência e NotificaçãoDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)

¹Data do documento:
Informar a data em que o documento foi expedido (por exemplo: data da emissão do RG ou data da publicação no Diário Oficial do Estado). Caso não possua a data da expedição do documento, mencionar a data em que foi recebido na unidade.
 
²Formato/Tipo de conferência:
Nato-digital: o que for extraído diretamente de outro sistema, isto é, já tenham sido criados no formato digital e não precisou passar pelo processo manual de digitalização (como processos que nasceram no SPSP ou extraídos diretamente do site Imprensa Oficial);
Digitalizado nesta unidade: todo documento que passar pelo processo de digitalização manual (como cópias de documentos entregues de forma física, que precisam ser digitalizados para serem inseridos no sistema);
Caso selecione formato “Digitalizado nesta unidade”, deverá ser preenchido o “Tipo de Conferência” (se Cópia Autenticada Administrativamente, Cópia Autenticada por Cartório, Cópia Simples ou Documento Original).
 
³Comprovante de situação militar:
Para pessoas do sexo feminino, a apresentação deste documento é facultativa.
Para pessoas do sexo masculino, a apresentação é obrigatória para aqueles com idade entre 18 anos e aqueles que completarão 46 anos dentro do ano em questão.
 
Documentos possíveis de serem inseridos para comprovar a situação militar:
Carteira de Reservista – Tipo do Documento no SEI/SP: Carteira de reservista
Certificado Militar – Tipo do Documento no SEI/SP: Certificado
Comprovante de situação militar regular – Tipo do Documento no SEI/SP: Comprovante

Este processo deverá ser aberto somente quando a unidade de ensino constatar que o empregado/servidor possui acumulação de cargos, empregos ou funções públicas. Se tratando de empregado/servidor em situação de acumulação no próprio Centro Paula Souza, deverá ser aberto um processo para cada matrícula ativa.

Ocorrendo finalização da acumulação existente, o processo deverá ser concluído.

Caso o empregado/servidor passe a ter outra acumulação, diferente daquela que ensejou em abertura de Processo de Acumulação de Cargo ou Função-Atividade anterior, deverá ser aberto novo processo para tramitação da nova situação.

INICIAR PROCESSO E SELECIONAR O TIPO DE PROCESSO “PROCESSO DE ACUMULAÇÃO DE CARGO OU FUNÇÃO-ATIVIDADE”

Especificação: Admissão <<nome do candidato>> – << cargo administrativo>>

Classificação: Permanece o nome do “Tipo do Processo” (Processo de acumulação de cargo ou função-atividade)

Interessados: <<nome do candidato/empregado>>

Observações desta unidade: Preenchimento à critério da unidade (não obrigatório)

Nível de acesso: Restrito – Informação pessoal (Artigo 31 da Lei Federal nº 12.527/2011)

Concluir: Para finalizar a unidade deve clicar em SALVAR.

Documentos ExternosGerar / Incluir Documento no SEI/SPTipo do Documento no SEI/SPData do Documento¹NúmeroNome na árvoreFormato / Tipo de Conferência²InteressadoNível de Acesso
Declaração de Situação FuncionalExternoDeclaraçãoData da expedição do documentoDeclaração de Situação Funcional – AdmissãoDigitalizado nesta Unidade <<nome do candidato>>Público
Declaração de Horário da UnidadeExternoDeclaraçãoData da expedição do documentoDeclaração de Horário da Unidade – AdmissãoDigitalizado nesta Unidade <<nome do candidato>>Público
Declaração de Horário outro órgãoExternoDeclaraçãoData da expedição do documentoDeclaração de Horário outro órgão – AdmissãoDigitalizado nesta Unidade <<nome do candidato>>Público
Ato Decisório LegalExternoDespachoData da expedição do documentoInformar Número do Ato decisórioAto Decisório LegalEspecificar de acordo com cada caso <<nome do candidato>>Público
Ato Decisório ILegalExternoDespachoData da expedição do documentoInformar Número do Ato decisórioAto Decisório IlegalEspecificar de acordo com cada caso <<nome do candidato>>Público
Comunicação de ilegalidadeExternoComunicadoData da expedição do documentoComunicação de ilegalidadeDigitalizado nesta unidade<<nome do candidato>>Público
Pedido de ReconsideraçãoExternoRequerimentoData da expedição do documentoPedido de ReconsideraçãoDigitalizado nesta unidade<<nome do candidato>>Público
Documentos comprobatórios relativos ao pedido de reconsideraçãoExternoComprovanteData da expedição do documentoColocar nome do documento solicitadoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Público
Ato Decisório de Reconsideração DeferidoExternoDespachoData da expedição do documentoInformar Número do Ato decisórioAto Decisório de Reconsideração DeferidoEspecificar de acordo com cada caso <<nome do candidato>>Público
Ato Decisório de Reconsideração indeferidoExternoDespachoData da expedição do documentoInformar Número do Ato decisórioAto Decisório de Reconsideração indeferidoEspecificar de acordo com cada caso <<nome do candidato>>Público
Comunicação de reconsideração indeferidaExternoComunicadoData da expedição do documentoComunicação de reconsideração indeferidaDigitalizado nesta unidade<<nome do candidato>>Público
Pedido de RecursoExternoRequerimentoData da expedição do documentoPedido de RecursoDigitalizado nesta unidade<<nome do candidato>>Público
Documentos comprobatórios relativos ao pedido de recursoExternoComprovanteData da expedição do documentoColocar nome do documento solicitadoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Público
Despacho de solicitação da análise do pedido do recursoExternoDespachoData da expedição do documentoDespacho de solicitação da análise do pedido do recursoNato-Digital<<nome do candidato>>Público
Comunicação de recurso DeferidoExternoComunicadoData da expedição do documentoComunicação de recurso DeferidoDigitalizado nesta unidade<<nome do candidato>>Público
Comunicação de recurso indeferidoExternoComunicadoData da expedição do documentoComunicação de recurso indeferidoDigitalizado nesta unidade<<nome do candidato>>Público

¹Data do documento:
Informar a data em que o documento foi expedido (por exemplo: data da emissão do RG ou data da publicação no Diário Oficial do Estado). Caso não possua a data da expedição do documento, mencionar a data em que foi recebido na unidade.
 
²Formato/Tipo de conferência:
Nato-digital: o que for extraído diretamente de outro sistema, isto é, já tenham sido criados no formato digital e não precisou passar pelo processo manual de digitalização (como processos que nasceram no SPSP ou extraídos diretamente do site Imprensa Oficial);
Digitalizado nesta unidade: todo documento que passar pelo processo de digitalização manual (como cópias de documentos entregues de forma física, que precisam ser digitalizados para serem inseridos no sistema);
Caso selecione formato “Digitalizado nesta unidade”, deverá ser preenchido o “Tipo de Conferência” (se Cópia Autenticada Administrativamente, Cópia Autenticada por Cartório, Cópia Simples ou Documento Original).

Este processo será aberto individualmente quando, decorridos os passos para admissão, o empregado vier a assinar seu Contrato de Trabalho. Nele serão concentrados os documentos relativos à vida funcional do empregado, durante a vigência do contrato no Centro Paula Souza.

O prontuário deve ser aberto uma única vez por contrato (por matrícula).

INICIAR PROCESSO E SELECIONAR O TIPO DE PROCESSO “PRONTUÁRIO FUNCIONAL”

Especificação: <<nome do empregado>> – <<Matrícula>>

Classificação: Permanece o nome do “Tipo do Processo” (Prontuário Funcional)

Interessados: <<nome do empregado>>

Observações desta unidade: Preenchimento à critério da unidade (não obrigatório)

Nível de acesso: Restrito – Informação pessoal (Artigo 31 da Lei Federal nº 12.527/2011)

Concluir: Para finalizar a unidade deve clicar em SALVAR.

Os documentos a serem inseridos no “Prontuário Funcional” são similares aos documentos inseridos no “Processo de Preenchimento e Função-Atividade”, portanto nesta etapa a Unidade de Ensino deverá utilizar a ferramenta “Duplicar Processo” e alterar sua nomenclatura para o tipo “Prontuário Funcional”, adotando os seguintes passos:

  1. Abrir o Processo de Preenchimento de Função-Atividade do docente interessado;
  2. Clicar na opção “Duplicar Processo”;
  3. Digitar o nome do Interessado e manter a seleção dos arquivos constantes na listagem e que serão duplicados;
  4. Clicar em “Duplicar”;
  5. O novo processo, duplicado, será aberto automaticamente pelo sistema;
  6. Clicar na opção “Consultar/Alterar Processo”;
  7. Alterar o “Tipo do Processo” para “Prontuário Funcional”;
  8. No campo “Interessado” selecionar o nome do empregado interessado;
  9. Incluir as observações a critério da unidade (não obrigatório);
  10. Selecionar o Nível de Acesso Restrito – Informação pessoal (Artigo 31 da Lei Federal nº 12.527/2011);
  11. Clicar em “Salvar”.

A documentação elencada abaixo deverá estar inserida, obrigatoriamente, ao Prontuário Funcional dos empregados.

• Portaria de Admissão
• Homologação do Concurso Público

• Prorrogação do Concurso Público
• Edital de Convocação
• Declaração de Situação Funcional preenchida no ato da admissão
• Ato Decisório CONCLUSIVO, se houver (referente a última decisão após a análise da acumulação de cargos)
• Declaração de bens – Protocolo do Entrega – Exercício ano
• Ficha Cadastral
• Currículo
• Comprovante de escolaridade
• RG – Carteira de identidade
• Certidão de Nascimento / Casamento / Averbação
• CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, se houver
• CPF – Cadastro de Pessoa Física
• PIS/PASEP
• Título de Eleitor
• Comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral
• Carteira de Reservista / Certificado Militar / Comprovante de situação militar regular
• Declaração de antecedentes criminais
• Carteira de Vacinação dos filhos mês/ano
• Dados bancários (agência e conta)
• Laudo Médico Admissional mês/ano
• Contrato de Trabalho • Termo de Ciência e Notificação
• Declaração de Opção – Contribuição Sindical mês/ano

IMPORTANTE!

Quando utilizada a ferramenta “Duplicar Processo”, os documentos assinados digitalmente no Processo para preenchimento de função atividade perderão suas assinaturas, portanto, a unidade deve fazer download desses documentos e inserir como documento externo no prontuário digital, mantendo as assinaturas e o documento na íntegra.

O Processo para Preenchimento de Função-Atividade deverá ser aberto pela Unidade de Ensino, quando houver manifestação favorável do candidato na convocação do Concurso Público Administrativo e houver posteriormente sua desistência ou for constatada a impossibilidade para a efetivação de sua admissão, o que será indicado no Sistema Integrado de Gestão da URH (SIG-URH) como “desistência”.

INICIAR PROCESSO E SELECIONAR O TIPO DE PROCESSO “PROCESSO PARA PREENCHIMENTO DE FUNÇÃO-ATIVIDADE”

Especificação: Admissão <<nome do candidato>> – <<cargo administrativo>>

Classificação: Permanece o nome do “Tipo do Processo” (Processo para Preenchimento de Função-Atividade)

Interessado: <<nome do candidato>>

Observação da unidade: Preenchimento à critério da unidade (não obrigatório)

Nível de acesso: Restrito – Informação pessoal (Artigo 31 da Lei Federal nº 12.527/2011)

Concluir: Para finalizar a unidade deve clicar em SALVAR.

Observação: Documentos criados no SEI/SP, o “Tipo do Documento” deverá corresponder ao que será incluído (como memorando, ofício etc.) e, os documentos recebidos fisicamente ou extraídos de outros sistemas, deverão ser incluídos como “Documento Externo”.

Documento Criado no SEIModelo no SEI/SPDescriçãoNome na árvoreInteressadoDestinatário / Remetente
MemorandoMemorandoAdmissão <<nome do candidato>> – <<Nº do Edital do Concurso>>Admissão <<nome do candidato>>Nome do candidatoNão preencher
Documentos ExternosGerar / Incluir Documento no SEI/SPTipo do Documento no SEI/SPData do Documento¹NúmeroNome na árvoreFormato / Tipo de Conferência²InteressadoNível de Acesso
Edital Abertura de InscriçõesExternoEditalData da expedição do documentoNúmero do EditalAbertura de InscriçõesEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Público
Classificação FinalExternoEditalData da expedição do documentoNúmero do EditalClassificação FinalEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Público
HomologaçãoExternoEditalData da expedição do documentoNúmero do EditalHomologaçãoEspecificar de acordo com cada caso  <<nome do candidato>>Público
Prorrogação da homologação do Concurso Público, se houverExternoEditalData da expedição do documentoNúmero do EditalProrrogação da HomologaçãoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Público
Edital de ConvocaçãoExternoEditalData da expedição do documentoNúmero do EditalConvocação do CandidatoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Público
Termo de ManifestaçãoExternoTermoData da expedição do documentoNúmero do EditalTermo de Manifestação <ou> Ata de ManifestaçãoDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Público
Ausência, desistência ou termo de ciência e reconhecimento dos anteriormente classificados (se houver)ExternoTermoData da expedição do documentoNúmero do EditalDesistência <<nome do candidato>>Digitalizado nesta Unidade<<nome do candidato a ser admitido>>Público
Declaração de Situação FuncionalExternoDeclaraçãoData da expedição do documentoDeclaração de Situação Funcional – AdmissãoDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Público
Ato Decisório CONCLUSIVO,  referente a última decisão após a análise da acumulação de cargos (se houver)ExternoDespachoData da expedição do documentoNúmero de controle da unidadeAto Decisório <<nome do candidato>>Digitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Público
Declaração de bens ou Protocolo do Entrega da declaraçãoExternoDeclaraçãoData da expedição do documentoDeclaração de BensEspecificar de acordo com cada caso  <<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Currículo mês/anoExternoCurrículoData da expedição do documentoCurrículo ProfissionalDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Comprovante de escolaridadeExternoComprovanteData da expedição do documentoComprovante de EscolaridadeEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
RG – Carteira de identidade ou RNE – Registro Nacional de EstrangeiroExternoRegistro Geral – RG <ou> Registro nacional de estrangeiro – RNEData da expedição do documentoRG <ou> RNEEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Certidão de Nascimento ou CasamentoExternoCertidão de Nascimento <ou> CasamentoData da expedição do documentoCertidão de Nascimento <ou> CasamentoDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência SocialExternoCarteira de trabalho e previdência social – CTPSData da expedição do documentoCTPSEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
CPF – Cadastro de Pessoa FísicaExternoCadastro de Pessoa Física – CPFData da expedição do documentoCPFEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
PIS/PASEPExternoPIS/PASEPData da expedição do documentoPIS/PASEPEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Título de EleitorExternoTítulo de eleitorData da expedição do documentoTítulo de EleitorEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Comprovante de votação ou Certidão de Quitação EleitoralExternoComprovanteData da expedição do documentoComprovante de VotaçãoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Comprovante da situação militar³ExternoA depender do casoData da expedição do documentoA depender do casoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Declaração de antecedentes criminaisExternoDeclaraçãoData da expedição do documentoDeclaração de Antecedentes CriminaisDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Carteira de Vacinação dos filhos (até 06 anos deidade)ExternoComprovanteData da expedição do documentoCarteira de vacinação dos filhos menoresEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Comprovante de Escolaridade de filhos (que tenham entre 07 e 14 anos de idade completos)ExternoComprovanteData da expedição do documentoComprovante de Escolaridade FilhosDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Dados bancários (agência e conta)ExternoComprovante BancárioData da expedição do documentoDados BancáriosEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
Atestado de Saúde Ocupacional – ASO referente a admissãoExternoAtestado médicoData da expedição do documentoASO – AdmissãoDigitalizado nesta Unidade<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)
DESISTÊNCIA DO CANDIDATO (se houver)ExternoDeclaraçãoData da DeclaraçãoDesistência do candidatoEspecificar de acordo com cada caso<<nome do candidato>>Restrito (Informação pessoal)

 ¹ Data do documento:
Informar a data em que o documento foi expedido (por exemplo: data da emissão do RG ou data da publicação no Diário Oficial do Estado). Caso não possua a data da expedição do documento, mencionar a data em que foi recebido na unidade.
 
² Formato:
Nato-digital: o que for extraído diretamente de outro sistema, isto é, já tenham sido criados no formato digital e não precisou passar pelo processo manual de digitalização (como processos que nasceram no SPSP ou extraídos diretamente do site Imprensa Oficial);
Digitalizado nesta unidade: todo documento que passar pelo processo de digitalização manual (como cópias de documentos entregues de forma física, que precisam ser digitalizados para serem inseridos no sistema);
Caso selecione formato “Digitalizado nesta unidade”, deverá ser preenchido o “Tipo de Conferência” (se Cópia Autenticada Administrativamente, Cópia Autenticada por Cartório, Cópia Simples ou Documento Original).
 
³ Comprovante de situação militar:
Para pessoas do sexo feminino, a apresentação deste documento é facultativa.
Para pessoas do sexo masculino, a apresentação é obrigatória para aqueles com idade entre 18 anos e aqueles que completarão 46 anos dentro do ano em questão.
 
Documentos possíveis de serem inseridos para comprovar a situação militar:
Carteira de Reservista – Tipo do Documento no SEI/SP: Carteira de reservista
Certificado Militar – Tipo do Documento no SEI/SP: Certificado
Comprovante de situação militar regular – Tipo do Documento no SEI/SP: Comprovante

3. SIG – Procedimentos para Admissão e Exercício

A unidade deve dar início à nova admissão por meio de acesso ao Sistema Integrado de Gestão (SIG) – sigurh.cps.sp.gov.br.

Tendo adotado os procedimentos relativos à abertura e instrução do Processo para preenchimento de função-atividade no SEI! SP, a unidade deve dar início à nova admissão por meio de acesso ao SIG.

Ao acessar a Área do Diretor de Serviço, deve-se clicar no botão “Admissão” e em seguida selecionar “Docente e Administrativo Permanente“.

São disponibilizados os registros dos candidatos que tiveram a manifestação de aceite da vaga validada e cadastrada pela unidade no SGECP. Estes registros são exibidos no tópico “Candidatos Convocados – Concurso” e por meio do botão “Iniciar Admissão – Concurso ADM”, a unidade informa os dados necessários para efetivar a admissão, conforme especificado no tópico “Etapa 2: Solicitação de Admissão” deste Manual.

Ainda nesta tela, é possível acompanhar o andamento do(s) cadastro(s) iniciado(s) e visualizar seu status, podendo ser “Pendente UE”, “Pendente – DGEF” e “Autorizados DGEF”.

Caso o candidato desista da vaga antes do início do exercício, a unidade de posse de sua desistência formal devidamente digitalizada, deverá clicar no botão “Informar desistência” (Vermelho) para fazer o upload do documento e interromper o processo de admissão. O botão “Abrir Admissão” (Azul) permite dar continuidade ao cadastro do candidato.

São exibidos os registros das matrículas que já foram geradas e autorizadas pelo DGEF. Nesta tela é possível visualizar todo o cadastro anteriormente efetuado.

São exibidos os registros em que o candidato desistiu da admissão. Nesta tela é possível visualizar o documento de desistência anteriormente inserido pela unidade.

Observações:
As tratativas de publicação em Diário Oficial de Portaria de Admissão e Ato Decisório (quando houver) serão encaminhadas automaticamente para a Assistência Técnica da URH – ATRH, assim que a matrícula for gerada, não impactando no início do exercício do empregado.
O empregado somente poderá entrar em exercício após validação do cadastro pelo Departamento de Gestão Estratégica e Funcional – DGEF; realização do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e definição da data de admissão e geração de matrícula, pela unidade.

Antes de dar início ao processo de admissão no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Recursos Humanos (URH) é importante ter os documentos abaixo relacionados individualmente digitalizados em formato PDF, o que for frente e verso deve ficar no mesmo arquivo:

  • Documento que formaliza a adoção do Nome Social (quando houver);
  • Comprovante de Endereço;
  • Comprovante de Situação Militar (quando houver);
  • Comprovante de CPF;
  • Comprovante de RG;
  • Comprovante de PIS/PASEP (quando houver);
  • Comprovante de Estado Civil (certidão de casamento, certidão de nascimento ou certidão de casamento com averbação de óbito);
  • Comprovante de Título de Eleitor;
  • Comprovante de RNE (quando houver);
  • Comprovante de Órgão de Classe (quando houver);
  • Comprovante dos Dados Bancários;
  • Comprovante de Escolaridade (certificado de conclusão ou diploma);
  • Declaração de Situação Funcional;
  • Documentos de acúmulo (quando houver);
  • Qualificação Cadastral do eSocial (captura de tela);
  • Efetuar a Consulta de Qualificação Cadastral por meio do link: https://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/qualificacao/qualificar.xhtml

Tendo acessado a Área do Diretor de Serviço, deve-se clicar no botão “Admissão” disponível em Atalhos Rápidos e em seguida selecionar “Docente e Administrativo Permanente”.

Para efetivar a admissão, a unidade deve clicar em “Iniciar Admissão – Concurso ADM” disponível no tópico “Candidatos Convocados – Concurso”.

Nesta tela, a unidade deve preencher os dados solicitados em cada aba:

Importante:
A unidade possui autonomia para transitar em qualquer parte do processo de admissão. No entanto, para gerar matrícula e definir data de admissão (para posterior publicação de portaria em Diário Oficial), é necessário ter o exame médico admissional informando que o candidato está apto e a autorização do Departamento de Gestão Estratégia Funcional – DGEF.

Nesta aba são exibidas algumas informações do candidato e do Concurso Público para visualização. Ao final da página, constam os Arquivos do Edital desse Concurso:

Para informar os dados cadastrais, a unidade deve clicar em “Ir para cadastro”.

A unidade deve informar o CPF e clicar em “Próximo”, para dar continuidade ao cadastro.

Caso o candidato já tenha cadastro no CEETEPS, o sistema irá exibir resumo dos dados correspondentes a esse registro, possibilitando que a unidade efetue alteração nas informações ou faça a validação, clicando em “Confirmar”.

A unidade deve dar continuidade no registro, informando os dados solicitados nas abas Dados Pessoais, Endereço, Documentos, Dados Bancários e Escolaridade.

IMPORTANTE: Os campos que possuem asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

Nesta aba devem ser informados dados relativos à Identificação, Nacionalidade/Naturalidade e Filiação.

Em Identificação são informados:

  • Nome Completo: deve ser preenchido o nome completo do candidato, sem abreviações.
  • Sexo: selecionar Feminino ou Masculino.
  • Nome Social: para travesti ou transexual.
Conforme contido no Decreto nº 8.727, de 28 de abril de 2016, Art. 1º, parágrafo único: “Entende-se por nome social aquele adotado pela pessoa, por meio do qual se identifica e é reconhecida na sociedade, e por ela declarado.” Anexar documento formalizando adoção de Nome Social, digitalizado frente e verso (se houver), no mesmo arquivo.
  • Raça/Cor: verificar a raça/cor informada na Certidão de Nascimento do candidato, devendo selecionar uma opção (amarela, branca, indígena, não informado, parda ou preta).
  • Possui Deficiência?: informar Sim ou Não. Em caso positivo, deve selecionar o tipo (física, visual, auditiva, mental e/ou intelectual), podendo selecionar quantas forem necessárias.
  • Estado Civil: selecionar a situação atual do candidato (casado, separado, divorciado, solteiro ou viúvo).

Anexar documento comprobatório, conforme a opção selecionada:

  • Casado: certidão de casamento frente e verso (se houver) digitalizada no mesmo arquivo.
  • Solteiro: certidão de nascimento frente e verso (se houver) digitalizada no mesmo arquivo.
  • Separado ou divorciado: certidão de casamento averbada frente e verso (se houver) digitalizada no mesmo arquivo.
  • Viúvo: certidão de casamento com averbação de óbito frente e verso (se houver) digitalizada no mesmo arquivo.

Ao selecionar Casado ou Viúvo, abre-se o campo Nome Completo Cônjuge, sendo opcional o preenchimento para Viúvo.

Em Nacionalidade/Naturalidade são informados:

  • Data de Nascimento: informar a data de nascimento do candidato.
  • País de Nascimento: informar o país de nascimento do candidato.
  • Nacionalidade: é preenchido automaticamente pelo sistema, de acordo com o informado no campo “País de Nascimento”.

Quando constatado que o campo Nacionalidade é diferente de Brasileira, o sistema abre os campos Tempo de Residência e Condição de Ingresso, devendo ser informada situação atual do estrangeiro no Brasil.

  • Tempo de Residência: deve ser observado se o servidor é naturalizado ou está em processo de naturalização no Brasil, devendo selecionar “Prazo Indeterminado” ou “Prazo Determinado”.
A opção Prazo Indeterminado deve ser selecionada quando a situação do candidato no Brasil já estiver regularizada, com a aprovação de sua naturalização ou pelo tratado de amizade verificado. A opção Prazo Determinado deve ser selecionada quando identificado ocorrências no pedido de naturalização ou no tratado de amizade. Ambas ficarão sob análise, devendo a unidade acompanhar essa situação.
  • Condição de Ingresso: selecionar a opção (beneficiado pelo tratado de amizade; em processo de naturalização ou naturalizado) que se aplica à condição atual do candidato no Brasil.
Anexar documento comprovando condição de ingresso, digitalizado frente e verso (se houver), no mesmo arquivo.

Em Filiação são informados:

  • Nome da Mãe/Nome do Pai: deve ser preenchido o nome completo da mãe e do pai candidato, sem abreviações. Nos casos em que essa informação não constar no documento, deve ser selecionado campo “Não informado”.

Tendo finalizado o preenchimento dos campos dispostos na aba Dados Pessoais, a unidade deve clicar em “Salvar e ir para próxima ABA”.

Nesta aba devem ser informados dados relativos à Residencial, Contato Telefônico e Eletrônico.

Em Residencial são informados:

  • País de Residência: se informar “Brasil”, a unidade deve informar: CEP; tipo, descrição, número, bairro e complemento do logradouro; UF e município.

Se o país selecionado for diferente de Brasil, a unidade deve informar: país de residência; descrição, número, complemento e bairro do logradouro; nome da cidade e código postal.

Anexar comprovante de endereço, que contenha nome e endereço completos do(a) interessado(a), incluindo CEP, cidade e bairro: a) Contas de energia elétrica, água, gás e telefone: original e cópia simples ou segunda via emitida pela internet. b) Carnês do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), do ITR (Imposto Territorial Rural) e de condomínio: original e cópia simples. c) Correspondências recebidas de instituições financeiras públicas e privadas ou de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, da administração direta ou autárquica: original e cópia simples. d) Qualquer correspondência enviada pelos Correios: original e cópia simples. e) Contrato de locação de imóvel em vigência: original e cópia simples. f) Boletos emitidos pela internet (lojas on-line, vestibulares, mensalidades de cursos): são aceitos se contiverem endereço completo do cidadão.

Em Contato Telefônico são informados:

  • A unidade deve informar Telefone Principal (com DDD) e Telefone Alternativo (com DDD), se houver.

Em Eletrônico são informados:

  • E-mail Alternativo/Pessoal: a unidade deve inserir o e-mail pessoal do candidato.
  • E-mail Institucional SIG e E-mail Institucional Sysmail: são gerados automaticamente após a criação da matrícula para o interessado.

Tendo finalizado o preenchimento dos campos dispostos na aba Endereço, a unidade deve clicar em “Salvar e ir para próxima ABA”.

Nesta aba devem ser informados dados relativos à Situação Militar e Documentos.

Em Situação Militar são informados:

  • Situação Militar: obrigatório informar a situação para servidores do sexo Masculino com idade entre 18 e 45 anos e para Estrangeiros Naturalizados. É opcional para o sexo Feminino.
  • Número do Certificado: informar o número que consta no documento apresentado pelo candidato.
Anexar o documento digitalizado frente e verso (se houver) no mesmo arquivo: 1.ª Categoria: Exército – Certificado de Reservista de 1ª categoria, para quem serviu em Organização Militar da Ativa e atingiu um grau de instrução que permite o desempenho de determinadas funções; 2.ª Categoria: Tiro de Guerra – Certificado de Reservista de 2ª categoria, para quem recebeu instruções para funções gerais, ou que tenham servido em Tiro-de-Guerra com aproveitamento satisfatório; 3.ª Categoria: Dispensado – Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que comprova que o cidadão foi dispensado do Serviço Militar;
Alistamento Militar: Certificado de Alistamento Militar (CAM), que comprova a apresentação do jovem à Junta de Serviço Militar. Tem prazo de validade, com prorrogação em determinados casos; Não se alistou: Certificado de Isenção (CI), para os conscritos com incapacidade física definitiva e os licenciados por razões disciplinares).

Em Documentos são informados:

  • RNE: quando estrangeiro, deve ser apresentado Número do RNE, Órgão Emissor e Data de Expedição.
Anexar documento dentro da validade, digitalizado frente e verso no mesmo arquivo.
  • CPF: é preenchido de forma automática pelo sistema de acordo com o CPF informado no registro inicial do candidato.
Anexar documento digitalizado frente e verso (se houver) no mesmo arquivo: a) Documento próprio da Receita Federal; ou b) Comprovante de situação cadastral, que pode ser obtido na página da Receita federal do Brasil na Internet; ou c) Carteira de Identidade Nacional; ou d) RG (desde que contenha a respectiva informação no documento); ou e) Carteira Nacional de Habilitação – CNH.
  • RG: é necessário informar número do RG; dígito, se houver; órgão emissor; estado emissor; UF e data de expedição.
Anexar RG ou Carteira de Identidade Nacional, digitalizado frente e verso no mesmo arquivo.
  • PIS/PASEP: é necessário informar número do PIS/PASEP e data de expedição, sendo os campos FOPAG e data do FOPAG preenchidos automaticamente.

Nos casos dos candidatos que ainda não possuem inscrição, a unidade deve clicar em “Solicitar PIS/PASEP” para iniciar a solicitação.

Anexar documento digitalizado frente e verso (se houver) no mesmo arquivo. Pode ser substituído pelo Extrato do PIS/PASEP (Ativo) ou Extrato do FGTS, não sendo necessário constar as movimentações financeiras.

Empregos: é necessário informar Ano do primeiro emprego (informar o ano do primeiro emprego do servidor) e Data Ingresso no Serviço Público (informar a data de ingresso no Serviço Público, quando houver).

Se o candidato nunca ingressou no serviço público, clicar:

Título de Eleitor: é necessário informar número do título; zona; seção; estado emissor; UF; cidade e data de emissão.

Para Estrangeiro Naturalizado este campo também é obrigatório.

Anexar documento digitalizado frente e verso (se houver) no mesmo arquivo ou print do e-Título, ou Certidão de Quitação Eleitoral.

Órgão de Classe: observada a necessidade do preenchimento, são informados número do órgão de classe; órgão emissor; estado emissor e data de expedição.

Anexar documento digitalizado frente e verso no mesmo arquivo.

Tendo finalizado o preenchimento dos campos dispostos na aba Documentos, a unidade deve clicar em “Salvar e ir para próxima ABA”.

Em Dados Bancários são informados: banco; agência; dígito da agência; tipo de conta; número da conta e dígito da conta.

Anexar documento digitalizado que contenha apenas os dados de identificação do Banco, agência e conta.

Tendo finalizado o preenchimento dos campos dispostos na aba Dados Bancários, a unidade deve clicar em “Salvar e ir para próxima ABA”.

Em Escolaridade são inseridas as titulações concluídas, considerando a escolaridade mínima exigida para o emprego público, devendo informar tipo do curso; data da conclusão; realizar o upload do documento e clicar em “Inclui certificado”.

O curso inserido é apresentado no campo “Certificados incluídos”.

Anexar documento digitalizado frente e verso no mesmo arquivo, conforme o tipo de curso informado:
Fundamental: certificado de conclusão. Caso não possua a dia e mês de conclusão, deverá ser informado 31/12 do ano da conclusão.
Médio: certificado de conclusão. Caso não possua a dia e mês de conclusão, deverá ser informado 31/12 do ano da conclusão. Técnico: certificado de conclusão.
Superior: diploma. Caso ainda não possua o diploma, anexar o certificado/declaração que contenha a data da colação de grau. O(a) candidato(a) deverá providenciar a emissão do diploma.
Especialização: certificado de conclusão.
Mestrado: diploma. Caso ainda não possua o diploma, anexar o certificado/declaração que contenha a data da conclusão. O(a) candidato(a) deverá providenciar a emissão do diploma.
Doutorado: diploma. Caso ainda não possua o diploma, anexar o certificado/declaração que contenha a data da conclusão. O(a) candidato(a) deverá providenciar a emissão do diploma.

Tendo finalizado o envio das informações referente à aba “Dados Cadastrais” (Dados Pessoais, Endereço, Documentos, Dados Bancários e Escolaridade), a unidade deve clicar em “Salvar e Finalizar” e dar continuidade aos lançamentos acessando a aba “Dados Acúmulo”.

Situação Funcional: a unidade deve realizar o upload da Declaração de Situação Funcional e clicar em Enviar:

Vínculos com o CPS: quando verificado que o CPF já possui vínculo anterior no Centro Paula Souza, as ocorrências são demonstradas como ATIVO e/ou INATIVO.

INATIVO(S): possibilita visualizar vínculos anteriores.
ATIVO(S): possibilita identificar situações de acúmulo interno. Se houver, a unidade deve anexar declaração de horário do outro vínculo.

Se houver vínculo ATIVO, a unidade deve informar no campo “Situação” o que será feito com este vínculo (afastar, com remuneração; afastar, sem remuneração; dispensar e acumular) e realizar upload em arquivo único de toda a documentação comprobatória de cada vínculo (declaração de horário, documentação de afastamento, entre outros).

Vínculos com outros órgãos/aposentadoria (regime próprio): a unidade de ensino deve informar se o candidato possui situação de acúmulo ou recebe proventos decorrentes de aposentadoria (regime próprio), selecionando SIM ou NÃO.

Se SIM, deve-se registrar todas as situações mencionadas pelo candidato em sua Declaração de Situação Funcional, informando município; nome da secretaria; nome do órgão”; nome do cargo; situação do cargo e carga horária.

Tendo finalizado, a unidade deve clicar em “Salvar” e realizar upload em arquivo único de toda a documentação comprobatória de cada vínculo (Declaração de Horário emitida pelo outro órgão ou Documentação de Aposentadoria).

Admissões em andamento no CPS: em caso de acumulação de cargo, a unidade deve realizar upload da Declaração de Horário do vínculo em que o candidato será admitido.

Análise Final do Acúmulo: a unidade deve informar a situação no campo “Legalidade do Acúmulo” selecionando “Sem Acúmulo”; “Legal” ou “Ilegal”.

Se SEM ACÚMULO ou LEGAL, a unidade pode prosseguir com o cadastro sem impedimentos quanto a acumulação.
Se ILEGAL, é necessário informar o motivo da ilegalidade, e, após informado, aguardar a validação da informação pelo Departamento de Gestão Estratégica Funcional (DGEF). Quando validado, a informação vai automaticamente para o ambiente da ATRH para realizar a publicação em Diário Oficial. A unidade deverá manter o DGEF atualizado quanto a situação da ilegalidade (reconsideração).

Sendo acúmulo legal ou ilegal, a unidade deverá informar o número do Ato Decisório que será utilizado na publicação:

O número a ser informado é controlado por cada unidade. Ex: Se é o 2º acúmulo a ser publicado o número a ser informado é 002/ano.

Para realizar a qualificação cadastral do candidato no site do e-Social a unidade deve acessar http://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml e proceder conforme a seguir especificado. Tendo realizado a consulta, a unidade deve printar a tela; salvar o documento; realizar upload e informar se possui inconsistências.

Em caso de inconsistência, quando a situação for regularizada, a unidade deve realizar upload de nova captura de tela; alterar o campo “Possui inconsistências” para “Não” e comunicar a alteração ao DGEF.

Tendo acessado o site do eSocial http://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml, a unidade deve:

Tela 1 – site e-Social: clicar em “Consulta on-line”.

Tela 2 – site e-Social: informar os dados solicitados (nome, data de nascimento, CPF e NIS) e clicar em “Adicionar” e em seguida em “Consultar”.

Tendo informado o conjunto de caracteres exibido, deve clicar em “Consultar”.

Tela 3 – site e-Social: observar o campo “Mensagem” e capturar a tela para realizar o upload no SigURH.

Se constar “Os dados estão corretos”, a unidade pode dar andamento na admissão.

Caso a mensagem exibida indique inconsistência, a unidade deve se certificar que não houve erro de digitação dos dados e atentar-se ao contido no campo “Orientação” para direcionar o candidato a adotar os procedimentos necessários para sanar as inconsistências e somente após, dar continuidade ao processo de admissão.

IMPORTANTE: Para os casos que contenham inconsistências não será possível dar continuidade à admissão até que a mesma seja sanada, portanto, o registro ficará pendente aguardando a unidade informar a regularização ou a desistência do candidato.

Tendo finalizado o preenchimento da aba “Dados Cadastrais”, a unidade pode dar início à solicitação de agendamento do laudo médico admissional clicando em “Agendar Exame Admissional” e informar os dados solicitados, seguindo as orientações disponibilizadas pelo Núcleo de Promoção da Saúde Ocupacional – NPSO, disponíveis em urh.cps.sp.gov.br/manuais/exame-admissional-adm-permanente.

O exame admissional tem validade de 30 dias. Caso a admissão não seja finalizada dentro desse prazo, um novo exame deverá ser realizado.

Nesta tela a unidade poderá visualizar o resumo de todos os lançamentos efetuados e poderá melhor identificar as pendências, considerando que o sistema reconhece todos os campos de caráter obrigatório não preenchidos antes de liberar a solicitação de admissão para análise do Departamento de Gestão Estratégica Funcional – DGEF.

Quando todas as abas “Dados Cadastrais”, “Dados Acúmulo” e “E-social” estiverem ”OK” (Verde), a unidade deve clicar em “Solicitar Autorização ao DGEF” e aguardar retorno do DGEF e o recebimento do exame médico admissional (Apto) para prosseguir.

Se houver alguma inconsistência no cadastro do candidato, o DGEF irá restituir o cadastro à unidade para que adote as providências necessárias para regularizar a situação e encaminhar novamente ao DGEF, clicando em “Solicitar Admissão ao DGEF”.

IMPORTANTE: Após o DGEF autorizar a unidade a dar continuidade no processo de admissão, não será possível efetuar alteração no cadastro, devendo em caso de necessidade, informar o DGEF.

Em “Pré Admissão” se faz necessário constar “OK” (Verde) em “Liberação DGEF” e “Apto” em “ASO”. Após, em “Admissão” a unidade deve determinar a “Data da Admissão” (exercício), observando o cronograma da folha de pagamento disponibilizado no calendário após 120 horas (5dias) e em seguida deverá clicar em “Gerar matrícula”.

O prazo de 120 horas relógio passa a contar a partir do momento em que a unidade seleciona a data de admissão no calendário.

IMPORTANTE:  Caso haja mais de um candidato convocado, a unidade deve definir a data de exercício, respeitando a ordem de classificação.

Tendo gerado a matrícula, em “Pós Admissão” a unidade deve dar andamento gerando o contrato de trabalho e o BDP, bem como cadastrando os dependentes. A unidade deverá acessar o Contrato de Trabalho e efetuar o download do arquivo para colher as devidas assinaturas.

É de extrema importância que a unidade informe a data correta da admissão, pois interfere diretamente nos itens abaixo relacionados:
– Contrato;
– BDP;
– Portaria de Admissão;
– Termo de Ciência e notificação.

IMPORTANTE: As tratativas de publicação em Diário Oficial relativas à Portaria de Admissão e Ato Decisório (quando houver) serão encaminhadas automaticamente via SIG para a ATRH, assim que a matrícula for gerada.

A Portaria de Admissão e o Termo de Ciência e Notificação serão tramitados para a unidade por meio do SEI.

Nesta tela a unidade deve realizar o upload dos documentos assinados em “Contrato”; “Termo de Ciência” e “Ato Decisório de Acúmulo” (quando houver).

A unidade deve ainda, informar os números do Prontuário Funcional e do Processo para preenchimento de função atividade gerados no SEI.