Filtro de Daltonismo

Visita técnica à Melitta conecta teoria e prática à educação profissional

Em Avaré, professores de Etecs e Fatecs acompanharam processos produtivos com foco em sustentabilidade, inovação e qualidade; formação fortalece a relação entre os ensinos técnico e tecnológico e a indústria

22 de abril de 2025 3:17 pm Aperfeiçoamento Pedagógico

Foto: Sirlei Rodrigues

Um grupo de 24 professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo participou, na última quarta-feira (16), de uma atividade presencial do curso Qualidade, Inovação e Sustentabilidade no Setor de Alimentos e Bebidas, realizada na unidade industrial da empresa Melitta, localizada no município de Avaré, no interior paulista.

Promovida pela Unidade de Recursos Humanos (URH), a ação formativa teve como objetivo aprofundar os conhecimentos dos professores de cursos técnicos e superiores de tecnologia dos eixos de Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Produção Alimentícia e Produção Industrial de Etecs e Fatecs sobre os processos produtivos, logísticos e de qualidade no setor de alimentos e bebidas.

O curso dividido em duas etapas: uma preparação teórica, realizada de forma on-line, e uma imersão prática, com visita técnica à planta da Melitta. Na fase teórica, os cursistas tiveram acesso a conteúdos sobre sustentabilidade, logística e processos industriais, com materiais de leitura e vídeos sobre a trajetória da empresa.

Durante a visita à fábrica — localizada na Rodovia Salim Antônio Curiati, no Parque Industrial Jurumirim — os participantes puderam acompanhar de perto o caminho do café: da seleção dos grãos, passando por torrefação e moagem, até o empacotamento e distribuição do produto. Um dos pontos altos foi a possibilidade de observar o controle de qualidade em tempo real, conduzido por especialistas da empresa.

De acordo com a professora Sirlei Rodrigues, que coordenou a atividade formativa, a ação foi exitosa. “Os professores puderam experimentar o ambiente de produção da empresa, inclusive podendo estar em um ambiente controlado, verificando cada processo de seleção da matéria-prima, desde a coleta de grãos no recebimento até a inspeção do produto final, feito por especialistas – foi o ponto alto da formação”, afirmou. Segundo ela, ações como essa promovem o fortalecimento das competências docentes e aproximam o setor produtivo das escolas, criando oportunidades reais para que os estudantes vivenciem, no futuro, experiências semelhantes.

Para conhecer outras oportunidades de aperfeiçoamento pedagógico e desenvolvimento profissional com inscrições abertas, visite o Portal do Participante – portaldoparticipante.cps.sp.gov.br.

Compartilhe


Veja também