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URHday 2023 discutirá as inovações na Gestão Pública de Pessoas

O evento, que acontece na véspera do Dia do Profissional de RH, receberá, neste ano, gestores da USP, Unesp, Unicamp e Secretarias de Estado

23 de maio de 2023 8:30 pm Desenvolvimento de Pessoas

Evento acontecerá presencialmente na sede do Centro Paula Souza | Foto: Divulgação

Atualizado em 30/05/2023, às 11h12

Todos os anos, desde 2019, os gestores, servidores e coordenadores de projetos da Unidade de Recursos Humanos (URH) são convidados a refletir sobre como o papel da área de administração de pessoal impacta nos objetivos institucionais do Centro Paula Souza (CPS). Essa reflexão se inicia no URHday, evento que reúne servidores da instituição e de outras organizações públicas e privadas, e permanece latente nas demais atividades propostas pela Coordenadoria.

Neste ano, no dia 2 de junho, véspera do Dia do Profissional de Recursos Humanos, o URHday pretende discutir as inovações na Gestão de Pessoas da Administração Pública paulista com gestores da administração direta e indireta do Estado.

O evento acontecerá presencialmente no Auditório Prof. Lupércio de Oliveira Terra, localizado no Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão anexo à Administração Central do CPS, no bairro da Santa Ifigênia, na capital paulista.

A novidade desta edição é que diretores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), além de diretores de serviço da área administrativa das unidades de ensino, também poderão participar. Ao todo, 70 vagas estão reservadas para esse público, que deve efetuar a inscrição até 30 de maio pelo Portal do Participante.

O evento contará com apresentações de gestores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e das Secretarias de Estado da Educação (Seduc-SP) e da Saúde (SES) de São Paulo, que irão compartilhar inovações acontecidas na administração de pessoal de suas instituições.

📧 Dúvidas e maiores informações podem ser obtidas com a coordenadora de projetos de gestão de pessoas da URH, professora Karen Teixeira, pelo e-mail karen.teixeira@cps.sp.gov.br.

Confira os nomes confirmados, por ordem alfabética:

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (CPS), Fagner é professor do eixo tecnológico de Gestão e Negócios nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) desde 2017. É formado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Catanduva e especialista em Gestão de Pessoas e RH e em Educação Profissional e Tecnológica. Também atua no Grupo Técnico de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas, na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Está na URH desde 2019.

Fagner Gustavo Fortunato de Lima

Professor Coordenador de Projetos da Unidade de Recursos Humanos do Centro Paula Souza (CPS)

Foto: Ades Torres/Divulgação

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (CPS), Fagner é professor do eixo tecnológico de Gestão e Negócios nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) desde 2017. É formado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Catanduva e especialista em Gestão de Pessoas e RH e em Educação Profissional e Tecnológica. Também atua no Grupo Técnico de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas, na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Está na URH desde 2019.

Jornalista. Formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo (2006). Especializada em História de São Paulo pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (2008). Possui experiência em assessoria de imprensa e comunicação interna. Atuou em Assessorias de Imprensa da Prefeitura de São Paulo e Câmara Municipal de São Paulo. Há nove anos atua na Intranet da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, considerada a melhor do Brasil (Prêmio 2014/2015) pelo Instituto Intranet Portal.

Franciela Fernandes

Responsável pela Intranet do Servidor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), no Gabinete do Secretário

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Jornalista. Formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo (2006). Especializada em História de São Paulo pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (2008). Possui experiência em assessoria de imprensa e comunicação interna. Atuou em Assessorias de Imprensa da Prefeitura de São Paulo e Câmara Municipal de São Paulo. Há nove anos atua na Intranet da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, considerada a melhor do Brasil (Prêmio 2014/2015) pelo Instituto Intranet Portal.

Formada em Gestão de Recursos Humanos, especialista em Neuropsicopedagogia e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. É Mestre em Ciências Humanas, Sociedade, Cultura e Linguagens. Professora do eixo tecnológico de Gestão e Negócios do Centro Paula Souza (CPS), com experiência no ensino médio, técnico e superior. Possui experiência de mais de 10 anos na área de RH, atuando na Unidade de Recursos Humanos (URH) do CPS desde 2019. Domina as competências de gestão e planejamento estratégico de RH, desenvolvimento humano, qualidade de vida, consultoria interna de RH e gestão por competências.

Karen dos Reis Fernandes Teixeira

Professora Coordenadora de Projetos da Unidade de Recursos Humanos do Centro Paula Souza (CPS)

Foto: Ades Torres/Divulgação

Formada em Gestão de Recursos Humanos, especialista em Neuropsicopedagogia e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. É Mestre em Ciências Humanas, Sociedade, Cultura e Linguagens. Professora do eixo tecnológico de Gestão e Negócios do Centro Paula Souza (CPS), com experiência no ensino médio, técnico e superior. Possui experiência de mais de 10 anos na área de RH, atuando na Unidade de Recursos Humanos (URH) do CPS desde 2019. Domina as competências de gestão e planejamento estratégico de RH, desenvolvimento humano, qualidade de vida, consultoria interna de RH e gestão por competências.

Katia é graduada em Administração de Empresas, especialista em Psicodrama níveis I e II, Administração Hospitalar e em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching. Ingressou na UNESP em 1989, onde atuou na áreas de administração de recursos humanos, treinamento e desenvolvimento e saúde ocupacional. Foi Supervisora de Seção Técnica de RH.

Katia Aparecida Biazotti

Coordenadora de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Foto e descrição: Reprodução/Unesp

Katia é graduada em Administração de Empresas, especialista em Psicodrama níveis I e II, Administração Hospitalar e em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching. Ingressou na UNESP em 1989, onde atuou na áreas de administração de recursos humanos, treinamento e desenvolvimento e saúde ocupacional. Foi Supervisora de Seção Técnica de RH.

Maria tem experiência na área de gestão de pessoas, no segmento saúde da administração pública e na docência de cursos de especialização em saúde.
Formada em Serviço Social e Pedagogia, Mestre em Saúde Coletiva, em curso no MBA de Liderança e Gestão Pública. Atualmente responde pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde. Uma das autoras do livro “Gestão de Pessoas em Saúde”.

Maria Aparecida Novaes

Coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Foto: Acervo pessoal/Divulgação

Maria tem experiência na área de gestão de pessoas, no segmento saúde da administração pública e na docência de cursos de especialização em saúde.
Formada em Serviço Social e Pedagogia, Mestre em Saúde Coletiva, em curso no MBA de Liderança e Gestão Pública. Atualmente responde pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde. Uma das autoras do livro “Gestão de Pessoas em Saúde”.

Maria é psicóloga organizacional, ingressou na Unicamp em 1987. Atuou como Assessora de Gestão de Pessoas na Diretoria Geral de Administração – DGA, gerenciou a Área de Planejamento da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento – DPD / DGRH, foi Coordenadora da DGRH de 2013 a 2017 e integrou a equipe do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho – CESIT / Instituto de Economia e agora retorna à direção do principal órgão de gestão de pessoas da Unicamp.

Maria Aparecida Quina de Souza

Diretora Geral de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Foto e descrição: Reprodução/Unicamp

Maria é psicóloga organizacional, ingressou na Unicamp em 1987. Atuou como Assessora de Gestão de Pessoas na Diretoria Geral de Administração – DGA, gerenciou a Área de Planejamento da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento – DPD / DGRH, foi Coordenadora da DGRH de 2013 a 2017 e integrou a equipe do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho – CESIT / Instituto de Economia e agora retorna à direção do principal órgão de gestão de pessoas da Unicamp.

Jornalista. Formado pela UNIFATEA (Centro Universitário Teresa D´Ávila). Curso de extensão na Cásper Líbero em Gestão de Conteúdo em Mídias Sociais. Possui experiência em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e relações públicas. Atuou como coordenador de jornalismo de agência de 2013 a 2016. Trabalhou como redator, produzindo artigos e posts para redes sociais. Foi repórter web de um portal Geek, realizando entrevistas e cobertura de eventos. Atua desde 2019 na Intranet da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Maurício Moura

Responsável pela Intranet do Servidor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), no Gabinete do Secretário

Jornalista. Formado pela UNIFATEA (Centro Universitário Teresa D´Ávila). Curso de extensão na Cásper Líbero em Gestão de Conteúdo em Mídias Sociais. Possui experiência em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e relações públicas. Atuou como coordenador de jornalismo de agência de 2013 a 2016. Trabalhou como redator, produzindo artigos e posts para redes sociais. Foi repórter web de um portal Geek, realizando entrevistas e cobertura de eventos. Atua desde 2019 na Intranet da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Pós-Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP e Doutora em Direito pela PUC/SP, Renata é advogada e professora universitária há mais de duas décadas, com experiência em cursos de graduação e de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), além de atuação em seleção de candidatos, orientação de mestrandos e composição de bancas avaliadoras. Consultora do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e membro de diversos órgãos ligados à educação e meio ambiente. Com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUC/RS, é Professora de Ensino Superior nas Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) desde 2008 e Diretora da Fatec Barueri desde 2017.

Renata Giovanoni Di Mauro

Diretora da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Barueri

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Pós-Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP e Doutora em Direito pela PUC/SP, Renata é advogada e professora universitária há mais de duas décadas, com experiência em cursos de graduação e de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), além de atuação em seleção de candidatos, orientação de mestrandos e composição de bancas avaliadoras. Consultora do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e membro de diversos órgãos ligados à educação e meio ambiente. Com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUC/RS, é Professora de Ensino Superior nas Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) desde 2008 e Diretora da Fatec Barueri desde 2017.

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1984), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutor em Administração (2007, concentração em Recursos Humanos) na FEA-USP. Sua tese de doutorado investigou processos de aprendizagem organizacional em entidades de pesquisa e apoio ao movimento sindical brasileiro. Atualmente leciona na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e atua em projeto de pesquisa (financiamento CNPq) com pesquisadores da FEA USP, Fundação João Pinheiro (MG) e Fundação Pedro Leopoldo (MG).Também é avaliador (blind review) de periódicos Qualis e eventos acadêmicos. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração (Recursos Humanos), com ênfase em Sindicatos, Relações de Trabalho e Emprego, atuando principalmente nos seguintes temas: sindicalismo, emprego, conjuntura econômica, clima organizacional, ética, aprendizagem organizacional e gestão de equipes técnicas.

Wilson Aparecido Costa de Amorim

Diretor Geral de Recursos Humanos da Universidade de São Paulo (USP)

Foto e descrição: Reprodução

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1984), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutor em Administração (2007, concentração em Recursos Humanos) na FEA-USP. Sua tese de doutorado investigou processos de aprendizagem organizacional em entidades de pesquisa e apoio ao movimento sindical brasileiro. Atualmente leciona na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e atua em projeto de pesquisa (financiamento CNPq) com pesquisadores da FEA USP, Fundação João Pinheiro (MG) e Fundação Pedro Leopoldo (MG).Também é avaliador (blind review) de periódicos Qualis e eventos acadêmicos. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração (Recursos Humanos), com ênfase em Sindicatos, Relações de Trabalho e Emprego, atuando principalmente nos seguintes temas: sindicalismo, emprego, conjuntura econômica, clima organizacional, ética, aprendizagem organizacional e gestão de equipes técnicas.

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