Filtro de Daltonismo

URH anuncia Processo Seletivo Simplificado para Auxiliar de Docente

A abertura do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Auxiliar Docente irá contribuir na constante melhoria do desempenho das Escolas Técnicas e Estaduais e Faculdades de Tecnologia de todo o estado de São Paulo.

19 de outubro de 2023 8:19 am Seleção

Processo Seletivo Simplificado para contratação de Auxiliar Docente | Foto: Getty Images Signature

O sistema educacional é um pilar fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer sociedade. Nas últimas décadas, a educação técnica e tecnológica ganhou destaque, especialmente em um cenário de avanço tecnológico rápido e demanda por profissionais especializados. Nesse contexto, o papel de Auxiliar Docente nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza (CPS) no estado de São Paulo, tornou-se ainda mais relevante e estratégico. 

Segundo o Coordenador Técnico Vicente Mellone Junior, o processo seletivo simplificado para a função de Auxiliar de Docente é disciplinado pela Deliberação Ceeteps nº 84/2022. Ele objetiva a contratação por prazo determinado para a função de Auxiliar de Docente, nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, não sendo utilizado como cadastro reserva.

“O Auxiliar Docente desempenha um papel fundamental nas escolas técnicas estaduais e faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza, contribuindo de maneira significativa para a qualidade do ensino e formação dos alunos. Sua presença e atuação são essenciais para o funcionamento adequado das Unidades de Ensino”, conclui Vicente Mellone.  

Uma das principais responsabilidades desse profissional é auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem. Eles oferecem suporte aos docentes de Etecs e Fatecs, melhorando o fluxo de atividades nos laboratórios das unidades, além disso, o Auxiliar Docente, desempenha um papel importante na realização de atividades práticas e experimentos em laboratórios, em especial nas áreas técnicas e tecnológicas. Eles auxiliam os alunos na execução correta dos procedimentos, garantindo a segurança e o bom aproveitamento das práticas.  

Presença necessária

O diretor da Etec de Sapopemba Wagner Pereira Tito, localizada na Zona Leste de São Paulo afirma que a presença do Auxiliar Docente nas unidades de ensino é de suma importância, pois, acredita que a atuação dele é fundamental dentro da unidade de ensino.  Wagner Tito cita como exemplo, o curso de técnico em alimentos, que exige laboratórios específicos para o seu funcionamento adequado e muitas vezes não há profissionais nas unidades para darem o suporte necessário aos docentes e alunos, quanto a sua manutenção e utilização adequada.

Ainda segundo o diretor da Etec de Sapopemba “Os docentes chegam para ministrar os seus componentes curriculares e precisam que os laboratórios estejam organizados para que a aula aconteça da melhor forma possível e, sem a presença do Auxiliar Docente, muitas vezes, os professores acabam por comprometer parte do tempo de aula, para realizar a atividade que os auxiliares poderiam desempenhar”.  

O Auxiliar Docente Antônio da Rocha Cavalcante Junior, nos conta sobre a sua experiência na função na Etec de Sapopemba e afirma que se sente muito valorizado e requisitado, no que diz respeito as suas funções nos mais de 12 anos de atuação e, complementa dizendo que “as oportunidades que são dadas também são imensas para que eu possa me desenvolver pessoal e profissionalmente nessa profissão”. Antônio também nos conta que a sua relação com os demais departamentos da unidade é uma via de mão dupla, ou seja, ele tem contato direto com as coordenações, docentes e alunos, para que a sua atuação seja muito eficiente de percebida como fundamental na escola.  

As experiências relatadas pelo Diretor da Unidade da Etec de Sapopemba Wagner Pereira Tito e o seu Auxiliar Docente Antonio Cavalcante Junior ilustram uma realidade que ainda não é experenciada por todas as Unidades de Ensino do Centro Paula Souza, por isso, o Processo Seletivo Simplificado para Auxiliar Docente é de grande relevância no cenário da Educação Profissional no estado de São Paulo.

Ganhos pedagógicos

A professora Eliete Galdino Gomes da Etec Paulistano nos conta que nos últimos seis anos, teve o privilégio de atuar na coordenação pedagógica de uma Unidade de Ensino, com laboratórios dedicados aos cursos de Informática e Eletrotécnica. Com ajustes na organização e remanejamento de equipamentos foi possível suprir as demandas de aulas práticas ofertadas, contudo, um profissional dedicado ao apoio nestes ambientes, o Auxiliar Docente, era necessário nesse processo, pois, algumas HAEs de projeto não eram suficientes para manutenção do espaço e ao requerido auxílio ao corpo docente.

Eliete Gomes afirma que “Muitas vezes, o tempo dedicado do docente na preparação do ambiente, checagem dos equipamentos e organização dos laboratórios toma parte da hora aula dedicada ao ensino, o que em muitas vezes era incluído no planejamento e desenvolvimento da aula, já que o currículo possibilitava tais complementos e, era o meio para que as aulas práticas fossem realizadas”. Além disso, ela ainda complementa dizendo que as composições de organização dos laboratórios de modo geral, os equipamentos utilizados por professores e alunos, necessitam de constante verificação quanto ao seu devido funcionamento e em relação a sua manutenção, para que as atividades possam acontecer de forma correta, “Se houvesse um Auxiliar Docente dedicado nestas atividades, o ganho seria certeiro!” conclui.

Avanços na educação 

Os Auxiliares Docentes desempenham um papel multifacetado e fundamental nas unidades de ensino das Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza em São Paulo. Sua presença contribui para a excelência educacional, para o desenvolvimento integral dos alunos e para a eficiência das atividades acadêmicas, tornando-se peças-chave na construção de um ambiente de aprendizado de qualidade.

Cada Etec e Fatec é responsável pela publicação dos editais. Os interessados podem consultar os cronogramas e os requisitos de titulação de cada oportunidade na página do Departamento de Gestão de Seleção de Docentes e Auxiliares de Docente (DGSDAD) da Unidade de Recursos Humanos (URH) – clique aqui. O contrato de trabalho decorrente da admissão nesses processos será celebrado pelo prazo máximo de até 1 ano, prorrogável por igual período, se necessário.

Compartilhe


Veja também