Professores participam de capacitação sobre a plataforma Wokwi; formação promove o uso de simuladores no ensino de automação, reforçando práticas pedagógicas inovadoras nas Etecs e Fatecs
Foto: Luiz Tetsuharu Saito
No último sábado (26), a Escola Técnica Estadual (Etec) Júlio de Mesquita, em Santo André, na região metropolitana de São Paulo, recebeu professores de diversas unidades de ensino do Centro Paula Souza (CPS) para a ação de aperfeiçoamento pedagógico Utilização do Aplicativo Wokwi, voltada a docentes que lecionam componentes curriculares em cursos técnicos e superiores tecnológicos da área elétrica na instituição.
Com a participação de 11 professores de Etecs e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, o curso buscou instrumentalizar os profissionais no uso da plataforma Wokwi.com para simulações de projetos de automação, com foco na utilização de placas Arduino e ESP32 no ambiente Arduino IDE. A ação formativa, realizada de forma semipresencial, combinou encontros presenciais e atividades práticas para serem replicadas nas unidades de ensino.
Durante a formação, conduzida pelo convidado Juliano Koichi Tanabe, os participantes exploraram o ambiente de montagem de circuitos, programação e simulação on-line, realizando experimentos práticos em tempo real. Os temas abordados incluíram a montagem de circuitos básicos e avançados, programação para conexão sem fio e simulações diversas utilizando as plataformas gratuitas do Wokwi.
De acordo com o organizador do curso, professor Luiz Tetsuharu Saito, “com essa capacitação os participantes estarão aptos a utilizar simuladores alternativos para transmitir o conteúdo das bases tecnológicas, proporcionando um melhor aprendizado de programação de projetos de automação com plataformas Arduino e ESP32.”
Para conhecer outras oportunidades de aperfeiçoamento pedagógico e desenvolvimento profissional com inscrições abertas, visite o Portal do Participante – portaldoparticipante.cps.sp.gov.br.