Filtro de Daltonismo

Projeto oferece oficinas de Libras para servidores da Administração Central

O objetivo é fomentar a troca de saberes introdutórios sobre a Língua Brasileira de Sinais; as inscrições acontecem até 1º de outubro pelo Portal do Participante

25 de setembro de 2023 7:58 pm Desenvolvimento de Pessoas

Encontros acontecerão presencialmente às sextas-feiras, no Centro de Capacitações | Foto: Freepik

Ser um espaço de interação e troca de saberes sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o que se propõem as turmas das oficinas oferecidas pela Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) para os servidores administrativos da Administração Central da instituição. Além de conhecer as singularidades, história, cultura e direitos da comunidade surda, os participantes poderão colocar em prática o que aprenderam.

Com uma aula por semana, os servidores terão acesso a diversos conteúdos que vão desde aulas expositivas, quizes e teatro bilíngue, até alfabeto manual, cine inclusivo, dias da semana, números, quantidades e idade, dentre outros. Para participar, os servidores devem se inscrever até 1º de outubro pelo Portal do Participante – portaldoparticipante.cps.sp.gov.br.

As oficinas acontecerão presencialmente todas as sextas-feiras, no prédio de capacitações anexo à Administração Central, a partir do próximo dia 6 de outubro, das 8h20 às 10h (Turma 1) ou das 10h às 11h40 (Turma 2). Os encontros terminam no dia 15 de dezembro com a apresentação individual de cada participante em Libras e com atividades avaliativas.

Parte do conteúdo, do material de apoio e das atividades serão disponibilizados pelos instrutores no ambiente virtual de aprendizagem da URH.

Instrutores

Juliana Costa é doutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); mestre em Linguística Aplicada também pela Unicamp; graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Unorp. Atualmente, é professora das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) Barueri, São Paulo e São Caetano do Sul. Atua como docente na área de línguas e como pesquisadora sobre Libras, sujeito surdo, tecnologia assistiva, inclusão, análise do discurso e educação.

Rafael Miguel é mestre em Educação pela Unicamp e formado em Pedagogia, com habilitação em educação de surdos. É membro de grupos de pesquisa sobre educação pra surdos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como docente na Fatecde Mogi das Cruzes e como coordenador na educação bilíngue de bebês, crianças, jovens e adultos surdos na Prefeitura de Guarulhos. Tem experiência como tradutor e intérprete de Libras e Língua Portuguesa em diferentes esferas discursivas.

Oficina de Libras – Servidores da Administração Central
: 25 de setembro a 1º de outubro de 2023, pelo Portal do Participante
Datas: 27 de outubro; 3, 10 17 e 24 de novembro; 1, 8 e 15 de dezembro
Horários: 8h20 às 10h (Turma 1); 10h às 11h40 (Turma 2)