Encontro aconteceu na sede da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, na Capital paulista; objetivo da ação foi instrumentalizar os docentes na operação de robôs para experiências de aprendizagem ativas e dinâmicas
Ação foi conduzida pelos professores Helio Hiroshi Imagawa e Carlos Rodolfo Zoboli | Foto: Evanildo Brandão Batista
Professores dos ensinos técnico e superior tecnológico que lecionam componentes curriculares do eixo de Controle e Processos Industriais em Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo participaram, no último sábado (26), na Etec Getúlio Vargas, localizada no bairro do Ipiranga, na Capital paulista, de um encontro presencial da formação Operação Básica do conjunto de aplicações de robótica Kuka.
Com a participação de 12 docentes, a formação teve como objetivo instrumentalizar os profissionais para a operação básica dos robôs KUKA, aliando conceitos teóricos a práticas reais e simulações no software KUKA KRL3. A programação contemplou temas como introdução à programação on-line e off-line, sub-rotinas e instruções específicas, oferecendo uma experiência de aprendizagem dinâmica e eficiente.
Durante a atividade, os participantes se revezaram entre a operação dos robôs físicos e exercícios de simulação virtual, promovendo uma imersão completa nos princípios da robótica industrial. A integração foi favorecida ainda pela recepção organizada com o apoio do Supermercado Hirota, que contribuiu para um ambiente acolhedor e colaborativo.
Para o professor Evanildo Brandão Batista, organizador da formação, organizar e acompanhar essa ação formativa foi algo extremamente gratificante. “Evidenciei o grande interesse e envolvimento dos professores durante as atividades práticas e nas simulações, o que demonstra o quanto a robótica industrial desperta curiosidade e entusiasmo”, contou. “A troca de experiências e o engajamento de todos os participantes tornaram o ambiente ainda mais dinâmico e produtivo”, disse o professor. Segundo ele, iniciativas como esta fortalecem a formação docente e impulsionam a inovação nas práticas pedagógicas.