Filtro de Daltonismo

Formação prática prepara professores para o ensino de automação industrial

Curso apresentou o uso de equipamentos de última geração presentes em Escolas Técnicas Estaduais; objetivo é instrumentalizar professores e auxiliares de docente para aulas práticas e atualizadas

14 de abril de 2025 5:05 pm Aperfeiçoamento Pedagógico

Foto: Luiz Tetsuharu Saito

Professores e auxiliares de docentes de Escolas Técnicas (Etecs) do Estado de São Paullo participaram, na última sexta-feira (11), de uma atividade presencial do curso IHM Vijeo Designer Basic, Inversor ATV12 e PLC Schneider, promovido pela Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) para profissionais das unidades de ensino participantes do projeto STEM Brasil/Schneider Electric. O encontro aconteceu nas dependências da Etec Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, em Pirituba, na Capital paulista.

A formação faz parte de uma parceria que beneficiou 35 Etecs com cursos no eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais com a doação de equipamentos de automação industrial da Schneider Electric. O objetivo foi preparar os educadores para utilizar, em sala de aula e laboratórios, recursos modernos como o CLP M200, o inversor de frequência ATV 320 e a interface homem-máquina HMIGXU 3500, promovendo experiências práticas e atualizadas para os estudantes.

Ministrada pelos especialistas Alexandre Cotrim e Danilo Vieira de Santana, da Schneider Electric, a formação reuniu os cursistas em uma imersão teórica e prática de 40 horas. Durante as atividades, os educadores exploraram temas como a parametrização e operação de inversores, a configuração de IHMs e o uso do software SoMove, além de estudos de caso baseados em cenários industriais reais. A metodologia incluiu também acompanhamento individual para esclarecer dúvidas e incentivar o desenvolvimento de cada participante.

A ação foi marcada não só pela qualidade técnica, mas também pelo acolhimento da equipe da STEM Brasil, que garantiu um ambiente colaborativo desde o início com a recepção dos participantes com um dejejum durante todos os dias de curso.

Luiz Tetsuharu Saito, professor que coordenou o projeto de formação, destaca que a ação proporcionou aos participantes competências e habilidades para a instalação e utilização dos equipamentos recebidos em doação. “Entendemos que os participantes proporcionarão aos discentes da área elétrica das Etecs aulas atraentes e práticas, utilizando equipamentos modernos que fazem parte da indústria 4.0, deixando assim nosso discentes melhor preparados para atuar no mercado de trabalho atual”, disse.

Para conhecer outras oportunidades de aperfeiçoamento pedagógico e desenvolvimento profissional com inscrições abertas, visite o Portal do Participante – portaldoparticipante.cps.sp.gov.br.

Compartilhe


Veja também