Filtro de Daltonismo

Ingressos disponíveis para servidores prestigiarem ‘O Guarani’ no Theatro Municipal

Ópera de Carlos Gomes, com libreto de Antonio Scalvini e Carlo D’Ormeville, acontece dia 25 de fevereiro; prazo para servidores do CPS manifestarem interesse nos 20 pares de ingressos vai até dia 18, às 12h

12 de fevereiro de 2025 7:30 pm Qualidade de Vida

Foto: Theatro Municipal/Reprodução

Professores e servidores administrativos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo e da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) podem se inscrever no sorteio promovido pela Unidade de Recursos Humanos (URH) para o total de 40 ingressos para a ópera Il Guarany (O Guarani), no Theatro Municipal da Capital paulista.

Os ingressos gratuitos garantem a entrada para a apresentação da ópera no dia 25 de fevereiro, às 20 horas. O prazo para que os servidores do CPS interessados se inscrevam no sorteio dos ingressos vai até o dia 18 de fevereiro, às 12 horas, por meio de formulário eletrônico disponibilizado abaixo. A atração tem duração de 180 minutos e a classificação indicativa é para maiores de 12 anos.

Sobre a atraçãocom informações do Theatro Municipal

Após o sucesso em 2023, o Theatro Municipal de São Paulo traz novamente para sua programação, abrindo a temporada de 2025, a já icônica montagem da ópera Il Guarany (O Guarani), de Carlos Gomes, com libreto de Antonio Scalvini e Carlo D’Ormeville. Nesta montagem, a emblemática ópera, inspirada no romance indianista de José de Alencar, ganha uma nova leitura sob a concepção de Ailton Krenak e direção cênica de Cibele Forjaz. A presença em cena de um coro formado por indígenas da etnia Guarani do estado de São Paulo e da atriz Zahy Tentehar adiciona uma nova dimensão à produção.

O Guarani foi a primeira ópera brasileira a atingir reconhecimento internacional e uma das poucas a permanecer no repertório canônico. A trama explora a história de amor entre Cecília, filha de um nobre português, e o indígena Peri, pano de fundo para a tentativa, típica da literatura nacionalista, de criar um mito fundador da nação brasileira, em que o processo de colonização se daria pelo encontro amoroso entre colonizado e colonizador. Esse encontro é pontuado pela antítese entre o “bom selvagem,” submisso aos valores religiosos e civilizatórios dos colonos, e o selvagem indomado, defensor intransigente de sua terra.

Nesta leitura premiada pelo público da Revista Concerto e pela associação espanhola Ópera XXI, a narrativa e a música de O Guarani se entrelaçam com as sonoridades e presenças indígenas, dos mitos aos corpos e às vozes. A direção de arte e a cenografia, assinadas por Simone Mina e Denilson Baniwa, criam um diálogo dinâmico entre imagens tradicionais e contemporâneas. Além disso, teremos a oportunidade de acompanhar a estreia, neste teatro, da renomada soprano Maria Carla Pino Cury, que vem impressionando o público europeu com seu talento e intensidade interpretativa.

Regras

Os ingressos serão distribuídos por meio de sorteio dos servidores devidamente cadastrados no formulário disponibilizado pela equipe da URH. O sorteio irá prever a composição de lista de espera, em caso de desistências. Todos os inscritos receberão contato por e-mail sobre o resultado; os contemplados também receberão as orientações de como resgatar os bilhetes.

Cada servidor poderá se candidatar uma vez para cada data das atrações. Identificados mais de um cadastro para a mesma data, o servidor poderá ser eliminado do sorteio. Os servidores que forem contemplados e não comparecerem ficarão impedidos de obter novos ingressos em outros espetáculos.

Importante

O Centro Paula Souza não arcará com as despesas para deslocamento de servidores contemplados. Os ingressos incluem unicamente a entrada do servidor à atração, sendo demais custos como alimentação e souvenirs, por exemplo, de responsabilidade do servidor. Ao final, o sorteado se compromete em avaliar a iniciativa e a atração, em formulário a ser disponibilizado pela URH.

Compartilhe


Veja também