Orientadores educacionais e coordenadores das Escolas Técnicas Estaduais estiveram na sede do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, para o encontro presencial do Programa Diálogos Socioemocionais
Participantes durante o encontro presencial, em São Paulo, na sede do Instituto Ayrton Senna | Foto: Judith Terreiro
Professores responsáveis pela orientação educacional de estudantes e pelas coordenações pedagógica e de curso de 80 Escolas Técnicas (Etecs) do Estado de São Paulo participaram, nos últimos dias 8 e 9 de abril, de um encontro presencial do Programa Diálogos Socioemocionais, promovido pela Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) na sede do Instituto Ayrton Senna, na Capital paulista.
A ação formativa, realizada em parceria com o Instituto, busca instrumentalizar os educadores e equipes de suporte educacional das Etecs em metodologia de desenvolvimento e acompanhamento das competências socioemocionais dos estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de integrá-las às práticas pedagógicas cotidianas e ao desenvolvimento cognitivo, conforme estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ao todo, cerca de 160 profissionais participaram da atividade. Os cursistas puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o conceito de educação integral, além de receber orientações sobre como integrar as competências socioemocionais no cotidiano escolar. O encontro também abordou a estrutura do programa, desde sua formalização até a implementação, enfatizando a importância do papel dos educadores na mediadora do desenvolvimento dos alunos.
A formação incluiu ainda a aplicação de diferentes instrumentos e metodologias para o acompanhamento do progresso dos estudantes, como rubricas e relatórios de devolutiva, fundamentais para a avaliação contínua e a personalização do ensino. Com o apoio do Diálogos Socioemocionais, a intenção é criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e consciente nas Etecs, que leve em consideração não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o emocional dos alunos.
Judith Terreiro, professora responsável pelo programa de formação, explica que a parceria com o Instituto Ayrton Senna, desde 2023, é um encontro de muitas sinergias e está em plena expansão. “Em 2025, o Programa Diálogos Socioemocionais estará em 81 unidades de ensino, com resultados desde o início muito positivos”, contou. “O modelo pedagógico proposto pelo Instituto aplica estratégias para significar, engajar e apoiar os educadores na implementação das práticas e objetivos do programa, alinhando-se às demandas da Educação Profissional e Tecnológica e do mercado de trabalho”, destacou.
Diálogos Socioemocionais
A proposta do Programa Diálogos Socioemocionais é capacitar os educadores para aplicar metodologias ativas e avaliação formativa, contribuindo para o letramento socioemocional dos alunos. A metodologia é baseada em uma matriz com cinco macrocompetências e 17 competências socioemocionais, com práticas pedagógicas sequenciais, ativas, focadas e explícitas (SAFE). Essas práticas envolvem atividades como aprendizagem colaborativa, sala de aula invertida, problematização e aprendizagem por projetos, com o intuito de tornar o ambiente escolar mais engajador e eficaz no desenvolvimento dessas competências.