Filtro de Daltonismo

Etecs e Fatecs têm editais abertos para professores temporários

Interessados em dar aulas nas Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia estaduais podem se inscrever pela internet; cada unidade de ensino tem editais próprios

9 de setembro de 2021 11:34 am Admissão

Para efetuar a inscrição, os interessados em dar aulas nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) devem buscar os editais abertos na página do Departamento de Gestão de Seleção de Docentes e Auxiliares de Docente (DGSDAD) da Unidade de Recursos Humanos (URH), preencher o formulário disponível e realizar, no mesmo ambiente, a inclusão de memorial circunstanciado e respectiva documentação comprobatória. Para quem pretende lecionar nas Fatecs, o procedimento é o mesmo, mas a página com os editais abertos é outra.

Candidatos pretos, pardos e indígenas podem fazer uso do sistema de pontuação diferenciada (Lei Complementar nº 1.259, de 15/01/2015 e do Decreto nº 63.979, de 19/12/2018), com aferição fenotípica através de foto encaminhada no ato da inscrição. 

Em caso de contratação (por prazo determinado), Professores de Ensino Médio e Técnico selecionados para as Etecs contam com o valor de R$ 18,35 por hora-aula prestada, acrescido de 30% de hora-atividade. Já para os Professores de Ensino Superior, das Fatecs, o valor é de R$ 31,03, com acréscimo de 50% de hora-atividade.

Ampla divulgação

Para o diretor do DGSDAD, Luiz Faria, é fundamental que as Unidades de Ensino estejam empenhadas em dar ampla divulgação aos seus editais abertos. “Quanto mais pudermos disseminar, mais facilmente conseguimos candidatos”, disse. Ele também contou que, em algumas localidades, há baixo número de inscritos nos PSS abertos e, por isso, deixou algumas dicas:

“Além de divulgar amplamente no site e nas redes sociais da unidade, os gestores das Etecs e Fatecs têm liberdade para firmar parcerias e divulgar os editais abertos na imprensa local, como emissoras de rádio, jornais e revistas, por exemplo. Também podem ser afixadas faixas para chamar a atenção da comunidade escolar e utilizar listas de transmissão de e-mails autorizados”, comentou.

Para Luiz, professores e servidores administrativos também podem auxiliar neste processo. “O professor e o funcionário da escola são a ponte direta com a comunidade. Buscar motivar esses profissionais na divulgação dos editais traz resultados”, disse.

Alerta e cuidados

O DGSDAD, no entanto, também faz algumas ponderações importantes sobre o processo de divulgação dos editais. Os gestores, coordenadores, professores e funcionários precisam estar atentos a veicular apenas as informações que constam nos editais, sem fazer estimativas de ganhos para os candidatos ou, até mesmo, dar a entender que as contratações são por prazo indeterminado. As contratações oriundas de Processos Seletivos Simplificados têm caráter temporário.

Compartilhe


Veja também