Dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher O início da comemoração de uma das datas mais importantes e significativas do ano, teve seu advento no início do século XX. O movimento pelos direitos […]
Dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher
O início da comemoração de uma das datas mais importantes e significativas do ano, teve seu advento no início do século XX. O movimento pelos direitos das mulheres tornou-se tão importante que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que o instituiu como um evento anual.
Em meados de 1908 cerca de 15 mil mulheres saíram marchando pelas ruas de Nova York nos Estados Unidos em protesto pela redução das longas e duras jornadas de trabalho, melhores salários e o tão desejado direito ao voto. Após esta marcha, o dia passou a ser institucionalizado pela proposta de uma mulher chamada Clara Zetkin, que era uma importante ativista e defensora dos direitos das mulheres.
A data foi celebrada pela primeira vez em 1911 em alguns países europeus, como a Suíça, Alemanha, Dinamarca e Áustria. Há mais de cem anos esta data está nos calendários por todo o mundo, no entanto, a ONU oficializou a data apenas em 1975. O Dia Internacional da Mulher é uma data que celebra todos os avanços e conquistas das mulheres na sociedade, na economia e em especial, na política, sempre lutando contra a desigualdade de gênero.
Existem quase 300 unidades entre Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) no Estado de São Paulo, dentre as quais, 18 delas tem mulheres como suas patronas.
Algumas unidades não estão com as suas histórias contadas, seja porque os relatos se perderam ao longo do tempo ou até mesmo porque não há os registro oficiais sobre as nomeações das escolas com os nomes de suas homenageadas. Pensando em fazer uma digna homenagem a todas as mulheres que ajudam o Centro Paula Souza (CPS) a ser grande, forte e referência em educação profissional, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher listamos algumas das unidades que tem a sua história contadas. As mulheres no Centro Paula Souza somam cerca de 45% do quadro de servidores.
As mulheres que inspiram o Centro Paula Souza vão além daquelas que emprestam seus nomes as unidades de ensino, são as professoras, coordenadoras, diretoras, secretárias e tantas outras servidoras que fazem a nossa história mais bonita.
Unidades de ensino do Centro Paula Souza que carregam nomes de mulheres: