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CPS reúne agentes públicos em painel sobre Cultura Ética e Integridade

Evento mobilizou representantes de departamentos da Administração Central para discutir boas práticas de integridade no serviço público

4 de junho de 2024 11:56 am Desenvolvimento de Pessoas

Emilena Lorenzon Bianco, vice-diretora-superintendente do CPS, foi a responsável pelas boas-vindas aos participantes | Foto: Roberto Sungi

No último dia 22 de maio, gestores e representantes de todas as coordenadorias e assessorias técnicas da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) participaram da primeira edição do Painel de Cultura Ética e Integridade promovido pela Unidade de Recursos Humanos (URH), Controladoria Interna (CI) e Ouvidoria da instituição. O encontro aconteceu no Centro de Capacitações do CPS, na Capital paulista.

As boas-vindas ao evento foram dadas pela vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco. “A integridade é a espinha dorsal de qualquer instituição que se preze e que busque servir ao público de maneira eficaz e ética”, disse. Segundo ela, o compromisso da autarquia com a construção de uma cultura ética e, mais recentemente, com o lançamento de um Programa de Integridade institucional, gera um senso de honestidade e responsabilidade em todas as ações.

O chefe de gabinete do CPS, Armando Natal Maurício, também destacou a importância de os agentes públicos estarem atentos ao enfrentamento de desvios éticos. “Devemos sempre estar em busca de tornar as ações desse Programa uma realidade cada vez mais tangível à nossa instituição”, reforçou. Na sequência, o procurador do Estado, José Procópio da Silva de Souza, que atua na Consultoria Jurídica do CPS, também teve a oportunidade de conversar com os participantes sobre a relevância dos painéis.

Painéis

O evento foi composto pela apresentação de quatro painéis. O primeiro foi apresentado pelo controlador interno do CPS, Ricardo Sardella de Carvalho, que destacou as principais ações e as metas do Programa da Integridade. No segundo painel, o ouvidor Adriano Di Gregório enfatizou o papel da Ouvidoria do CPS, demonstrando em números os atendimentos e encaminhamentos dados pela área para a tratativa transparente das queixas e denúncias recebidas; Adriano também apresentou o Fala SP, novo canal de comunicação com o Governo do Estado.

Vicente Mellone Junior, coordenador de recursos humanos da autarquia, durante o terceiro painel, deu ênfase ao papel estratégico da URH para a construção da cultura ética na instituição. “No CPS, as pessoas estão em primeiro lugar e no centro das tomadas de decisão; por isso, gerir pessoas nesse contexto exige senso ético e responsabilidade”, disse. Das 12 metas propostas no Programa de Integridade, 9 envolvem medidas a serem adotadas pela área.

O último painel ficou por conta da coordenadora de transparência e promoção de integridade da Controladoria Geral do Estado (CGE), Fabiana Ribeiro Nogueira. De maneira bastante didática, Fabiana explorou a construção do radar anticorrupção do Estado de São Paulo e como os agentes públicos são responsáveis na adoção de medidas para impedir o desvio de recursos públicos.

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