Compreender as necessidades que o teletrabalho demanda e se adaptar ao fluxo de trabalho nessa modalidade, à primeira vista, pode parecer complicado. Encarar com seriedade o home office é um passo de grande importância para a adaptação ocorrer […]
Estabelecer e organizar a rotina de teletrabalho facilita no desempenho das funções | Foto: Bench Accounting, Unsplash
Compreender as necessidades que o teletrabalho demanda e se adaptar ao fluxo de trabalho nessa modalidade, à primeira vista, pode parecer complicado. Encarar com seriedade o home office é um passo de grande importância para a adaptação ocorrer de forma rápida e fácil. Diante desse novo cenário virtual, a equipe da Unidade de Recursos Humanos separou algumas dicas que auxiliam nesse processo.
Dentro das possibilidades da sua casa, busque transformar algum cômodo em seu espaço de trabalho fixo. Isso faz com que você reconheça o valor desse espaço, entendendo que, estando naquele lugar, você está produzindo e trabalhando.
Programar o despertador para acordar, tomar café e não perder a condução para não chegar atrasado no serviço é uma rotina comum na vida do trabalhador. No teletrabalho não é tão diferente. Sem horário fixo fica difícil estabelecer os limites entre a vida pessoal e a profissional.
Fixar um horário para dar início ao teletrabalho é tão importante quanto estabelecer um horário para encerrá-lo, pois, desconectar e descansar é crucial para retornar no dia seguinte com concentração e foco.
Se você se perde por onde começar o serviço, estabelecer prioridades ajuda a controlar aquilo em que você está depositando o seu tempo. Portanto, moderar sua disponibilidade para o trabalho e estabelecer o que precisa ser feito agora e o que pode ser feito mais tarde ajuda a reduzir a ociosidade e torna o dia mais produtivo, distinguindo as prioridades das distrações, mais comuns no teletrabalho.