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Como organizar a rotina de teletrabalho? URH dá dicas aos servidores

Compreender as necessidades que o teletrabalho demanda e se adaptar ao fluxo de trabalho nessa modalidade, à primeira vista, pode parecer complicado. Encarar com seriedade o home office é um passo de grande importância para a adaptação ocorrer […]

30 de abril de 2020 2:43 pm Vida Funcional

Estabelecer e organizar a rotina de teletrabalho facilita no desempenho das funções | Foto: Bench Accounting, Unsplash

Compreender as necessidades que o teletrabalho demanda e se adaptar ao fluxo de trabalho nessa modalidade, à primeira vista, pode parecer complicado. Encarar com seriedade o home office é um passo de grande importância para a adaptação ocorrer de forma rápida e fácil. Diante desse novo cenário virtual, a equipe da Unidade de Recursos Humanos separou algumas dicas que auxiliam nesse processo.

A importância de transformar o ambiente domiciliar em seu local de trabalho 

Dentro das possibilidades da sua casa, busque transformar algum cômodo em seu espaço de trabalho fixo. Isso faz com que você reconheça o valor desse espaço, entendendo que, estando naquele lugar, você está produzindo e trabalhando.

  • Lugares com pouco ruído ajudam a manter o foco e a manter a qualidade do serviço realizado; 
  • Deixar o local arejado e com boa iluminação também facilita o processo e traz maior conforto e bem-estar;
  • É extremamente útil deixar sempre à mão todas ferramentas que forem necessárias, para evitar que ocorra a troca constante de ambiente.

Criando uma rotina e se adaptando ao teletrabalho 

Programar o despertador para acordar, tomar café e não perder a condução para não chegar atrasado no serviço é uma rotina comum na vida do trabalhador. No teletrabalho não é tão diferente. Sem horário fixo fica difícil estabelecer os limites entre a vida pessoal e a profissional.

Fixar um horário para dar início ao teletrabalho é tão importante quanto estabelecer um horário para encerrá-lo, pois, desconectar e descansar é crucial para retornar no dia seguinte com concentração e foco. 

Como gerenciar o seu tempo 

Se você se perde por onde começar o serviço, estabelecer prioridades ajuda a controlar aquilo em que você está depositando o seu tempo. Portanto, moderar sua disponibilidade para o trabalho e estabelecer o que precisa ser feito agora e o que pode ser feito mais tarde ajuda a reduzir a ociosidade e torna o dia mais produtivo, distinguindo as prioridades das distrações, mais comuns no teletrabalho. 

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