Filtro de Daltonismo

Café com Líderes discute liderança pública e trajetória profissional

Encontro reuniu as professoras Laura Laganá e Emilena Bianco, diretora e vice-diretora-superintendente do CPS, e a gerente global de vendas Jackie Yates para um bate-papo com os gestores da Administração Central

20 de agosto de 2021 2:52 pm Desenvolvimento de Pessoas

O encontro aconteceu remotamente nesta sexta-feira (20) | Foto: Divulgação

A Unidade de Recursos Humanos (URH) recebeu hoje (20), para o Café com Líderes, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), professora Laura Laganá, para um acolhimento dos servidores que exercem funções de comando na Administração Central da instituição.

Na ocasião, a professora Laura Laganá narrou a sua trajetória profissional, destacando as habilidades que considera essenciais para o exercício da liderança, como a naturalidade no trato com as pessoas, a escuta e o diálogo com as equipes de trabalho. “Não existe organização de sucesso sem bons líderes”, frisou. Segundo ela, os servidores do CPS reconhecem e se inspiram nas competências de seus gestores e são movidos por uma paixão pela instituição. “Às vezes perguntam o que o Centro Paula Souza tem de tão diferente e eu digo que é uma coisa simples: orgulho institucional, as pessoas têm muito orgulho de trabalhar aqui, e isso é fundamental”, disse.

O evento contou ainda com outras duas convidadas: a professora Emilena Lorenzon Bianco, vice-diretora-superindentente do CPS, trouxe seu olhar em relação à liderança na gestão pública aplicada à instituição; e Jacqueline Yates, gerente global de vendas da CrowdStrike, falou diretamente do Vale do Silício, nos Estados Unidos, com tradução consecutiva da equipe da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do CPS, sobre mentoria e desenvolvimento de carreira.

Em sua apresentação, Emilena Lorenzon Bianco comparou a liderança a uma bússola para as organizações. Segundo ela, liderar conscientemente no ambiente público exige valores como a integridade, competências técnicas e socioemocionais, além de práticas de gestão mais assertivas para os desafios reais. Enquanto isso, Jacqueline Yates destacou a importância de se tornar uma referência para a equipe que lidera e o papel da escuta ativa, do planejamento, do diálogo e do feedback no processo de desenvolvimento da carreira profissional.

Desenvolvimento humano e organizacional

Para o coordenador técnico da URH, Vicente Mellone Junior, desenvolver as lideranças é fundamental em qualquer instituição. “Quando os líderes se desenvolvem, vemos o reflexo disso em equipes de trabalho melhor preparadas e motivadas para também se desenvolverem pessoal e profissionalmente”, destacou. “O Café com Líderes é uma ação inédita da Unidade de Recursos Humanos em busca da construção de ambientes de trabalho mais humanizados e comprometidos com resultados.”

Karen Teixeira, coordenadora do projeto Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da URH, ressalta os esforços na construção de um RH mais atento às pessoas. “Temos tido, desde 2019, diversas ações para acolher, instrumentalizar e desenvolver nossos servidores da URH, Administração Central e unidades de ensino. Olhar para quem lidera a construção da maior instituição de educação profissional da América Latina também faz parte do escopo de uma área de Recursos Humanos mais alinhada aos objetivos estratégicos”, contou.

Perfis

Laura Laganá entrou no Centro Paula Souza (CPS) em 1982 como professora de Etec. Foi coordenadora de Ciências e Matemática, diretora de unidade, coordenadora de Ensino Técnico, chefe de gabinete. Desde 2004 é diretora-superintendente da instituição. Integra o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite) e diversos outros colegiados.

Emilena Lorenzon Bianco possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é Vice Diretora Superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, inteligência de dados e educação profissional.

Jacqueline Yates é formada em Psicologia na Oregon State University. Foi estudante oficial da Phi Beta Kappa National Honor’s Society e atuou no laboratório de pesquisas da School of Psychological Sciences, estudando os impactos sociais do convívio com deficiência. Trabalhou como representante de desenvolvimento de vendas e assumiu posição de liderança em uma startup de tecnologia chamada Electric Cloud. Nos dois últimos anos, tem gerenciado o desenvolvimento de vendas globais na CrowdStrike para escritórios na Califórnia, Texas, Reino Unido, Espanha e Austrália.

Café com Líderes

Café com Líderes é uma formação destinada a quem ocupa os cargos de liderança da Administração Central da instituição, com carga de 40 horas, distribuídas em 11 encontros virtuais. Entre os objetivos da ação estão instrumentalizar estrategicamente a liderança, promover discussões reflexivas, atividades práticas e estimular os líderes do CPS a desenvolverem ações genuinamente estratégicas com suas equipes de trabalho.​ A ação é coordenada pelo projeto T&D da URH e contará com a presença de executivos do setor público e iniciativa privada.