Guia de Aleitamento Materno
Qualidade de Vida
/governosp
Qualidade de Vida
🤰🏾 A notícia de uma gravidez vem acompanhada de diversas sensações, sentimentos, dúvidas e incertezas. Um dos assuntos que tira o sono das gestantes é a amamentação.
🤱🏾 Ao mesmo tempo que o ato de amamentar reforça o vínculo de afeto e cuidado entre a mãe e o bebê, gera diversos questionamentos como: “Será que vou conseguir? O meu leite será suficiente para meu bebê? O meu bebê não vai sentir sede?…”
💡 Este guia tem por objetivo orientar, de maneira prática, gestantes e mulheres que se tornaram mães, a fim de prepará-las para o momento da amamentação de forma consciente e sem grandes sofrimentos.
O material é uma iniciativa de Qualidade de Vida do projeto Desenvolvimento de Pessoas, da Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS).
A Organização Mundial da Saúde recomenda aleitamento materno exclusivo nos 6 primeiros meses de vida e amamentação continuada até os 2 anos ou mais.
O leite materno é a fonte ideal de nutrição no início da vida para o bebê porque é:
Apesar de parecer natural, ninguém nasce sabendo sobre a amamentação, como o leite materno é produzido ou o que é necessário para amamentar. Por isso, é muito importante buscar informações durante a gestação para que o processo de amamentação ocorra da melhor maneira.
Durante a gestação ocorrem mudanças no corpo da mulher a fim de: abrigar o bebê, preparar para o momento do parto, assim como para a amamentação após o nascimento. As mamas aumentam de volume, são mais vascularizadas e a pigmentação da aréola e do mamilo escurecem durante estas mudanças.
Os hormônios da lactação estão presentes em todas estas modificações e muito ativos durante a amamentação, após o nascimento do bebê. Quando o bebê suga a mama há estímulo do hormônio prolactina que vai favorecer a produção de mais leite. Ao mesmo tempo, ainda enquanto o bebê suga a mama, há estímulo de outro hormônio chamado ocitocina que favorecerá a descida do leite para a mama.
Todo esse trabalho hormonal tem melhor performance se associado a fatores como:
A alimentação da mãe também é muito importante para a produção e qualidade do leite oferecido ao bebê. É importante ingerir muito líquido (exceto bebida alcoólica), comer frutas, verduras, carnes, legumes, um pouco de todos os grupos de alimentos e não fazer prática de fumo, drogas e medicamentos sem orientação médica.
O leite materno se adapta ao longo do tempo conforme as necessidades do bebê, passando por 3 fases:
O leite de cada mãe tem características únicas conforme sua alimentação, fisiologia do seu corpo, fluxo de mamadas, horário do dia etc., atendendo perfeitamente as necessidades nutricionais e de defesa do bebê, sem a necessidade de complemento com água, chás ou qualquer outro alimento.
À medida que o bebê mama, ocorre o aumento da quantidade de gordura no leite aos poucos, tornando o leite cada vez mais gorduroso conforme a mama é esvaziada completamente. Entende-se assim, que no início da mamada o leite é mais líquido e ao término da mamada é mais espesso.
Cada mulher tem um tipo de mamilo e nenhum deles é empecilho para a amamentação acontecer, pois o bebê utiliza a língua para pressionar o mamilo contra o céu da boca e assim fazer o leite ser extraído.
Durante o pré-natal nenhuma manipulação deverá ser realizada no mamilo. No nascimento (ainda na sala de parto) é importante que o bebê abocanhe a mama de maneira correta pegando toda aréola, pois a mama estará mais flexível neste momento.
Não ofereça chupeta, bicos de transição ou mamadeiras, pois o bebê não sentirá segurança quando levado ao seio após sugar de outras formas.
Tradicional
Sentada, a mãe posiciona o bebê no colo (barriga com barriga).
Deitada
O bebê é colocado deitado de lado, com o apoio de um travesseiro.
Cavalinho
A mãe apoia a cabeça do bebê com uma mão e, com a outra, posiciona a mama.
Invertida
A mãe segura o bebê, posicionando os pés em direção à cabeceira da cama ou do sofá.
Tradicional (Gêmeos)
Um bebê no colo da mãe (barriga na direção da barriga da mãe) e o outro bebê com as pernas debaixo de um dos braços da mãe.
Invertida (Gêmeos)
Cada bebê é posicionado com os corpos e as pernas debaixo de um dos braços da mãe. Almofadas e travesseiros ajudam bastante.
Fonte: Hospital e Maternidade Santa Maria
Mito | Fato |
---|---|
Leite fraco ou que não sustenta | O leite humano contém todos os nutrientes de que a criança necessita até os seus seis meses de vida, é de fácil digestão, e seu aspecto aguado é uma característica normal. O leite de vaca contém as características que um bezerro necessita. Quando ofertado ao bebê, possui difícil digestão (o que leva o bebê dormir mais tempo), quantidade de nutrientes em desequilíbrio em relação ao que o bebê necessita e não fornece a proteção ao organismo e os mecanismos de defesa que o leite humano contém, além de ser um fator de risco para alergias alimentares. |
Pouco leite ou insuficiente | A produção e descida do leite são fortemente influenciados pelas emoções da mulher. Estresse e ansiedade interferem na quantidade de leite produzido reduzindo ou mesmo bloqueando a produção de leite. |
Bebê não pegou a mama | Nos primeiros dias de vida, é comum o bebê não conseguir mamar visto a situação nova ao qual ele se encontra. Aplicar a técnica correta da pega da mama, a posição adequada e o envolvimento da mãe com o bebê no momento da amamentação facilita este processo. |
Leite materno não mata sede | O leite materno contém toda a água de que uma criança necessita, mesmo se ela residir em locais de clima quente. A oferta do leite materno em livre demanda, sem quantidade de leite ou tempo de mamada limitados, contribui para que a sede do bebê seja suprida. |
Amamentação é dever materno | Sabe-se que existe uma cobrança social, familiar, de profissionais da saúde e, muitas vezes, da própria mãe sobre a maneira de como fazer para alimentar seu bebê, não lhe sendo conferido o direito de errar quando o assunto é aleitamento materno. As mães, que por algum motivo não puderem, não conseguirem ou optarem por não amamentar seus filhos, não devem de forma alguma se sentir inferiores e nem com sentimento de culpa. O amor sempre será o mesmo com ou sem amamentação, pois amor não se mede. Nesses casos, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a fórmula láctea seja utilizada, ao invés de leites comuns, sempre orientado pelo pediatra e nutricionista. |
Complicação | Descrição |
---|---|
Dor e machucado nos mamilos | Dor e machucados nos mamilos são frequentemente causados pela pega incorreta e pela ordenha inadequada das mamas com equipamentos. Auxilia na melhora junto à recomendação médica expor os mamilos ao sol; não passar óleos ou cremes; amamentar por livre demanda; retirar o excesso de leite antes da amamentação; evitar o uso de mamilos intermediários e não interromper a amamentação! |
Ingurgitamento mamário | O ingurgitamento ocorre quando há uma produção excessiva de leite, resultando no bloqueio dos canais de passagem e saída. Isso causa inchaço, vermelhidão, dor e aumento da temperatura na região afetada. Para aliviar os sintomas é preciso evitar a demora no esvaziamento da mama; não usar bomba elétrica ou manual; antes do bebê sugar, massagear as mamas e deixar escorrer um pouco do leite. |
Mastite | Trata-se de uma inflamação das mamas. É necessário tratar com medicamento, segundo recomendação médica e, manter a amamentação de acordo com as orientações pediátricas. |
O retorno ao trabalho conciliado com a amamentação é possível. Para isso, é necessário iniciar a retirada do leite com 15 dias de antecedência.
A ordenha manual é a forma mais eficaz de extrair o leite e torna-se mais simples com a prática. Pode ser realizada sempre que necessário, sem a necessidade de equipamentos adicionais.
Preparo do frasco para guardar o leite:
Higiene pessoal antes de iniciar a coleta:
Local para retirar o leite:
Encontrar uma posição confortável, com os ombros relaxados e um pouco inclinados para frente.
Massagear as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da aréola (parte escura da mama) para o corpo.
Posicionar o polegar acima da linha onde acaba a aréola e os dedos indicador e médio abaixo da aréola.
Firmar os dedos e empurrar para trás em direção ao corpo, apertando o polegar contra os outros dedos até sair o leite.
Leite materno pode ser guardado no freezer por um período máximo de 15 dias a partir da data da coleta, na temperatura máxima de -3°C.
Leite materno pode ser guardado na geladeira por um período máximo de 12 horas, na temperatura máxima de 5°C.
Para descongelar o leite: levar ao fogo um recipiente com água até ferver. Desligar o fogo, a temperatura da água deve estar em torno dos 40 ºC, ou seja, deve ser possível tocar a água sem se queimar. Colocar o frasco de leite fechado na água aquecida e permanecer até descongelar completamente.
ALVES, C.H.S. Nutrição em pediatria: manual prático para profissionais de saúde. 2. ed. rev. atual. – Salvador: EDUNEB, 2022. 333 p.
GIUGLIANI, E. R. J. Problemas comuns na lactação e seu manejo. Jornal de Pediatria: Rio Janeiro, 2004. 147-154p.
MARQUES, E.S.; COTTA, R.M.M.; PRIORE, S.E. Mitos e crenças sobre o aleitamento materno. Universidade Federal de Viçosa – Departamento de Nutrição e Saúde. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 16(5):2461-2468, 2011
MARTINS, FRAN. Ministério da Saúde. Leite materno passa por transformações de acordo com cada etapa de desenvolvimento do bebê. 05 ago 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/agosto/leite-materno-passa-por-transformacoes-de-acordo-com-cada-etapa-de-desenvolvimento-do-bebe. Acesso em: 10 abr 2024.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Amamentação. Disponível em: Aleitamento Materno — Ministério da Saúde (www.gov.br). Acesso em: 10 abr 2024.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamento Científico de Aleitamento Materno. Mamilos diferentes podem interferir na amamentação? Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/mamilos-diferentes-podem-interferir-na-amamentacao/ Acesso em: 17 abr 2024.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamento Científico de Aleitamento Materno. O que o leite materno tem que a fórmula não tem? Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/o-que-o-leite-materno-tem-que-a-formula-nao-tem/. Acesso em: 17 abr 2024.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamento Científico de Aleitamento Materno. EBOOK – Pais, tirem suas dúvidas sobre aleitamento materno. Disponível em: ebook_agosto_dourado_sbp.pdf. Acesso em: 10 abr 2024.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamento Científico de Aleitamento Materno. Leite anterior e posterior. Lenda ou realidade? Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/leite-anterior-e-leite-posterior-lenda-ou-realidade/. Acesso em: 10 abr 2024.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamento Científico de Aleitamento Materno. Como colher e estocar o leite materno. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/como-colher-e-estocar-o-leite-materno/. Acesso em: 10 abr 2024.
UACUIDA. Universidade Amiga das Famílias Cuidadoras. Amamentação: Produção de leite. Disponível em: https://www.uacuida.com/blog/amamentacao-producao-leite. Acesso em: 23 abr 2024.
UNICEF BRASIL. Família Brasileira Fortalecida. Álbum 1 – Pré-natal, parto e pós-parto. 02 dez 2013. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/kit-familia-brasileira-fortalecida. Acesso em: 27 mar 2024.
UNICEF BRASIL. Família Brasileira Fortalecida. Álbum 2 – O primeiro mês de vida. 02 dez 2013. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/kit-familia-brasileira-fortalecida. Acesso em: 27 mar 2024.
UNICEF BRASIL. Família Brasileira Fortalecida. Álbum 3 – A criança do 2° ao 12° mês. 02 dez 2013. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/kit-familia-brasileira-fortalecida. Acesso em: 27 mar 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA; EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES. Unidade de Atenção a Saúde da Mulher. Aleitamento Materno. Santa Maria. Disponível em: cartilha-aleitamento-materno.pdf (www.gov.br). Acesso em: 27 mar 2024.
VAUCHER, A.L.I.; DURMAN, S. Amamentação: crenças e mitos. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2005. V 07, n.02, 207-214p.
REFERÊNCIA DAS IMAGENS
ANDRADE, DANIELE. Como armazenar leite materno em casa. 14 fev 2023. Disponível em: https://alimentandocomamor.com.br/como-armazenar-leite-materno/. Acesso em: 25 abr 2024. (armazenamento ordenha)
CABRAL, Débora Dias. Como enfrentar as principais dificuldades da amamentação? 13 ago 2019. Disponível em: Como enfrentar as principais dificuldades da amamentação? 6 soluções! (energienutricao.com.br). Acesso em: 17 abr 2024.
Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/56769465/tipos-de-mamilo. Acesso em: 17 abr 2024.
FLATICON. Icones grátis de amamentação. Disponível em: https://www.flaticon.com/br/icone-gratis/amamentacao_1957971?term=amamenta%C3%A7%C3%A3o&page=2&position=35&origin=search&related_id=1957971. Acesso em: 23 abr 2024.
FREEPIK. Ilustração de leite materno desenhado a mão. Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-leite-materno-desenhada-a-mao_21077161.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=f494aa7e-dbda-4b15-ab0d-a00e6334ea3f. Acesso em: 23 abr 24.
FREEPIK. Ilustração de leite materno desenhado a mão. Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-leite-materno-desenhada-a-mao_21077176.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=f494aa7e-dbda-4b15-ab0d-a00e6334ea3f. Acesso em: 23 abr 24.
FREEPIK. Ilustração de leite materno desenhado a mão. Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-leite-materno-desenhada-a-mao_20827185.htm#fromView=search&page=1&position=6&uuid=47647869-eb56-47ce-9f83-f718d4c06a3f. Acesso em: 23 abr 24.
FREEPIK. Pare o sinal de proibição de bactérias e vírus. Disponível em:https://br.freepik.com/vetores-gratis/pare-o-sinal-de-proibicao-de-bacterias-e-virus_39326127.htm#fromView=search&page=1&position=43&uuid=54e652a8-8a98-46cd-9e3f-a20744869d52. Acesso em: 23 abr 2024.
HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA MARIA. Tudo o que você precisa saber sobre amamentação. Disponível em: https://maternidadesantamaria.com.br/servicos/amamentacao/. Acesso em: 23 abr 2024.
PNG MART. Pic de amamentação. 31 jul 2020.Disponível em: https://www.pngmart.com/pt/image/185099/png/185098. Acesso em 23 abr 2024. (perfil apresentação)
PREFEITURA DE GUAÇUÍ. Doação de leite materno pode ser feita em Guaçuí. 29 out 2018. Disponível em: https://guacui.es.gov.br/noticia/2018/10/doacao-de-leite-materno-pode-ser-feita-em-guacui.html. Acesso em: 25 abr 2024. (retorno ao trabalho)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Pró-Reitoria de Açoes Afirmativas. Dicas da Nutri: Você também tem dúvida sobre quais nutrientes seu corpo precisa? 09 jan 2023. Disponível em: https://ufsb.edu.br/proaf/proaf/dace/cqv/setor-de-promocao-a-saude-estudantil/acao-bem-estar/acao-de-nutricao/promovendo-alimentacao-saudavel/dicas-da-nutri-voce-tambem-tem-duvidas-sobre-quais-nutrientes-seu-corpo-precisa. Acesso em: 23 abr 2024.
Professora Coordenadora de Projetos
Nutricionista, especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Docência em Educação Profissional de Nível Médio pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Paulo. Possui ampla experiência em Garantia da Qualidade e Segurança de Alimentos, com atuação em várias esferas do setor de alimentação como indústria de alimentos, serviços de alimentação comercial e industrial, consultoria e merenda escolar. É docente no curso técnico em Nutrição e Dietética desde 2011, com atuação em projetos de coordenação de curso, coordenação de laboratórios e coordenação do projeto de Nutrição para a Qualidade de Vida dos servidores do Centro Paula Souza (CPS), na Unidade de Recursos Humanos (URH).