Professores do Centro Paula Souza participaram de formação prática com robôs KUKA; ação promoveu atualização técnica e aplicação pedagógica em sala de aula
Foto: Evanildo Brandão Batista
Nos últimos dias 9 e 10 de maio, a Escola Técnica Estadual (Etec) Getúlio Vargas, em São Paulo, sediou a ação formativa Operação Básica do Conjunto de Aplicações de Robótica KUKA – Turma B, oferecida pela Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS) para professores do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais. O objetivo da formação foi ampliar suas competências técnicas e pedagógicas no uso do braço robótico em componentes curriculares relacionados à robótica.
Durante os dois dias de atividades, os participantes foram conduzidos pelos professores Helio Hiroshi Imagawa e Carlos Rodolfo Zoboli, que aliaram teoria e prática em um ambiente dinâmico e colaborativo. A programação incluiu desde introduções à programação on-line e off-line, passando pelo uso do software KUKA KRL3, até a aplicação de sub-rotinas e instruções condicionais no ambiente de simulação.
A metodologia adotada privilegiou atividades práticas com o conjunto didático da KUKA e o uso intensivo do software, proporcionando uma imersão completa no universo da automação industrial. Esse enfoque contribui diretamente para a qualificação docente e favorece a atualização dos conteúdos trabalhados com os estudantes.
“A realização da formação representou mais um marco importante no fortalecimento da educação profissional em nossa rede de ensino”, contou o professor Evanildo Brandão Batista, responsável pela ação. “Ao reunir professores dedicados em aprimorar seus conhecimentos técnicos, conseguimos promover um ambiente de construção de saberes que certamente será refletido em sala de aula”, avaliou.