Filtro de Daltonismo

Ação formativa de professores discute desafios demográficos e urbanos

Encontros presenciais do curso “Envelhecer na Cidade: Espaços Urbanos e a Transição Demográfica” aconteceram no final de março, no câmpus da Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo

8 de abril de 2025 7:32 pm Aperfeiçoamento Pedagógico

Professores participantes da ação formativa promovida pelo CPS | Foto: Davi Gutierrez

Professores de diversas unidades de ensino do Centro Paula Souza (CPS) participaram, nos últimos dias 27, 28 e 29 de março, de uma atividade formativa presencial em um dos câmpus da Universidade Federal do ABC (UFABC), na cidade de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. A ação integra a formação de aperfeiçoamento pedagógico Envelhecer na Cidade: Espaços Urbanos e a Transição Demográfica, promovida pela Unidade de Recursos Humanos (URH) do CPS.

Com o objetivo de instrumentalizar professores para compreender e refletir sobre os desafios e oportunidades da transição demográfica nas cidades, promovendo práticas educativas que incentivem a reflexão sobre ambientes urbanos inclusivos e acolhedores para todas as idades, os encontros presenciais reuniram cerca de 30 docentes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo.

Na imersão de 20 horas em atividades presenciais, os cursistas participaram de palestras, painéis e discussões conduzidas por professores da própria UFABC, além de outros docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Pontifícia Universidade Católica (PUC), da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Superior de Lisboa (Portugal), da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), bem como representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na oportunidade, os participantes também realizaram atividades em grupos e pesquisas de campo a fim de investigar o envelhecimento populacional no Estado de São Paulo e os espaços de envelhecimento do município de São Bernardo do Campo. Outras 20 horas de formação estão previstas para acontecer em atividades pela internet.

Para o professor Davi Gutierrez, responsável pela ação formativa, organizar o curso foi uma oportunidade única de promover reflexões fundamentais sobre os desafios demográficos e urbanos que marcam o Brasil e outros contextos internacionais. “Reunimos pesquisadores de referência em temas como migrações, transição demográfica, envelhecimento populacional e transformações urbanas, proporcionando um espaço de diálogo interdisciplinar entre universidade, pesquisa e políticas públicas”, contou. “A diversidade dos painéis e a qualidade das discussões e as práticas de campo demonstram a relevância do tema e o comprometimento dos participantes”, revelou.

Foto: Davi Gutierrez
Foto: Davi Gutierrez
Foto: Davi Gutierrez

Compartilhe


Veja também